quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FLAMENGO x Corinthians

Campeonato Brasileiro-2007
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31/10/2007
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

FLAMENGO
Bruno
Leonardo Moura
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Juan
Jaílton
Cristian
Ibson
Toró
Maxi
Souza
Técnico: Joel Santana

Corinthians
Felipe
Betão
Zelão
Fábio Ferreira
Iran
Moradei
Carlos Alberto
Lulinha
Gustavo Nery
Bruno Bonfim
Finazzi
Técnico: Nelsinho Baptista


Comentem o jogo aqui!!!

Joey Ramone e o IBAMA informam:
Tá Liberado! Tá Tudo Liberado!

A preocupação do seu Sóstenes, do Recife, era procedente. Com essa modinha de valorizar a diversidade das espécies, meio ambiente, proteção às minorias e outras viadagens ecologicamente corretas, atropelar gambás indefesos pode ser considerado crime, sim. Mas os juristas rubro negros fazem questão de tranqüilizar a imensa torcida rubro-negra (4 x maior do que a gambazada, em cálculos conservadores). A Lei é clara!

Para ser tipificado como crime, o atropelamento deve se dar enquanto o mal cheiroso mamífero ainda esteja vivo. Como esse gambá que o Mengão vai passar por cima com as 4 rodas hoje à noite já morreu faz tempo, não tem problema nenhum. Podemos atropelar à vontade. Pode passar por cima geral!

Pena que a torcidinha regional deles não teve coragem de botar a cara. A tal invasão dos mano era mais fajuta que o título do Campeonato Brasileiro de 2005. Prestem atenção ao borderô do jogo, hoje no Maraca vai ter mais gente que entrou sem pagar do que sofredores curintianus. E chega de papo, vamos ao jogo logo, que esse negócio de cerimônia fúnebre quanto mais curta melhor. Como dizia aquele próspero dono de casa funerária, parente do Capitão Nascimento:

- Despacha logo esse presunto num caixão simples. E põe na conta do Papa.





Mengão Sempre

Dúvida Jurídica

Como já dissemos anteriormente, foi só o Mengão voltar a ocupar seu lugar de direito na pirâmide alimentar do futebol brasileiro (predador supremo, come todo mundo e ninguém come ele) para que uma súcia de chicaneiros, rábulas de porta de xadrez e várias subespécies de ladrõezinhos tentassem obter o brilho fátuo da advocacia de má fé através do desgastado recurso da falsa acusação contra uma instituição ilustre e acima de qualquer suspeita. Mas, felizmente, nós já estamos acostumados com isso, desde 1895 que tem muito fanfarrão querendo ficar famoso na aba do Flamengo. Até hoje nenhum conseguiu fama duradoura e o Mengão continua a ser o time mais importante da América do Sul. E do Norte, claro!

Por isso mesmo time e torcida tem o dever de ficar de olhos bem abertos nessa reta final do Brasileiro, onde várias cascas de banana tem sido deixadas no nosso caminho. Aos débeis mentais que fazem questão de acompanhar o time nos estádios fazemos um pedido especial: não arremessem nenhum tipo de objeto que não seja dinheiro, cheque ou cartão na direção dos árbitros dos próximos 6 jogos do Mengão, já está mais do que claro que eles não aceitam pagamento em mercadorias. Pensando bem, melhor não tacar nada neles, seja dinheiro ou mercadoria, é desperdício. Eles já foram todos comprados.

Em função dessa conjuntura suspeita, onde clubes sabidamente favorecidos por árbitros venais pagos com recursos não contabilizados de origens escusas, continuam desfrutando do privilégio de conviver no seio da sociedade futebolística nacional como se nada tivesse acontecido, vamos ficar especialmente ischpertos amanhã no Maior do Mundo. Um leitor do Urublog enviou um email comentando que o Edson Campos, o novo e bom blogueiro dos gambás lá no Globo Esporte tava tirando uma ondinha errada com o Mengão, perguntando retoricamente há quanto tempo não ganhávamos o Brasileirão. Reconheço que o cara escreve bem, mas pergunta mal pra caralho. A questão, nos dias de hoje, é: há quanto tempo o curinguinha não ganha um título (qualquer um) que não fosse roubado?

Pra que se veja como a torcida está afinadinha e de olho em tudo, um amigo meu, um grande rubro-negro de Recife, seu Sóstenes, pai do sangue-bom Nuno, comentou que está confiante e tranqüilo pro jogo de amanhã. Sabe perfeitamente dos incontáveis anos-luz de distância entre os dois times e prevê com muita clareza o resultado do embate vindouro. Mas que andava preocupado com a criatividade dos sem vergonha na hora de tentar atrapalhar o caminho do Mengão rumo à Libertadores, o que tinha gerado uma dúvida jurídica das mais refinadas:

– Do jeito que andam inventando leis pra proteger algumas espécies em perigo de extinção eu ando preocupado com o seguinte: atropelar gambá agora é crime?

Mengão Sempre

terça-feira, 30 de outubro de 2007

TSUNAMI


Foi uma coisa sem nenhum planejamento, foi expontâneo. De repente, como se acordando de um longo e desconfortável sono, as pessoas começaram a se sentir com o poder de insuflar a vida. A imagem que me vem à mente é a de um afogado, que tem suas funções vitais em suspenso até que vêm o sopro salvador e, a cuspir a água que lhe entope os pulmões, ele, redivivo, tosse e respira. Não está mais engasgado. Não está mais moribundo. Vive e se sente feliz. Diz-se "nasci de novo" em situações como essa. Por que tantos tiveram a mesma idéia e resolveram, só agora, tantos anos passados, tantas tristezas depois, irem se juntando nas arquibancadas, inventando novos cânticos, esquecendo velhas rixas, sorrindo e se divertindo com seu amor correspondido? Do nada. De um dia para o outro. Não havia essa perspectiva de renascimento, essa avalanche. A troca foi imediata. Empatia. Os jogadores desabrocharam, ainda mais que é primavera. Quem não corria, correu. Quem não suava, suou. Quem não vibrava, vibrou. E isso se espalhou pelo país, a fé, o orgulho, a raça, o grito. Há um momento especial flutuando no ar. Um sonho de renascimento se espalha por cada canto. Há a Timemania, há o Maracanã, há a revitalização da Gávea, qualquer que seja ela, há o Ninho do Urubú, há tantas possibilidades bem ali, ao alcance das mãos. Vamos deixar passar mais uma vez? Talvez, se não soubermos pressionar, como não vínhamos pressionando. Não o suficiente. Mas agora parece que aprendemos como se faz. A pressão pela organização, pela direito ao nosso posto de maiores e melhores. Sempre. E aprendemos como se faz para ganhar nesse sistema novo, diferente do que fez nossa história. Quem nos segura? Só nós mesmos, se deixarmos a oportunidade passar. Ouso dizer que esse renascimento vai como uma onda, um tsunami, e leva os demais clubes junto, num crescendo, e o futebol brasileiro tem a oportunidade de se redimir de tantos anos de incompetência. Mais uma vez, quem pode fazer isso acontecer é o Flamengo. Quem tiver boca para falar, que fale, grite, exija. Queremos o nosso Flamengo de volta. Nunca estivemos tão perto. Nunca foi tão possível.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A futilidade do pensamento bambístico

Eis que o Flamengo chegou perto do G-4. E consequentemente, vai lotar o Maraca na quarta, contra um combalido Corínthians que quer, a qualquer custo, sair da ZR.

Enquanto isso, os bambis estão preocupados, a menos de um ponto do título....com o Flamengo?!?!? Sim, eles estão preocupados com a gente. Com a maior torcida do país. Com a Nação Rubro-Negra.

Tal qual uma criança mimada, ou um bambizinho chorão, reclamaram, bateram pé no chão, puxaram os cabelos, desmunhecaram, deram gritinhos histéricos, e conseguiram: a diretoria aumentou a carga em 5 mil. Assim, eles pretendem lotar o estádio, e terem o maior público do Brasileirão 2007.

Como eu sempre digo, o que esses caras esquecem é que aqui, do lado de cá, está a maior torcida do país. Se temos 79000 ingressos, que cada um compre 2, 3 e distribua na rua. Que se lote o Maraca na quarta, e que se coloque, no seu devido lugar, essa torcida que, segundo consta, não torce, mas tem uma euforia que se manifesta por uma parte estranha do corpo (conforme relato de amigos meus, palmeirenses e corintianos).

Enfim, vamos dar mais motivos pra eles jogarem os batons e potes de maquiagem no chão, raivosos. Vamos lotar o Maracanã, e vamos mostrar pra eles quem manda quando se trata de torcida.

E nada mais digo.


TORÓ = ROGER


O problema do Roger no Flamengo, se assemelha ao vivido pelo Toró, tempos atrás e a solução, tem que ser a mesma. É preciso "desembambizá-lo".


Toró chegou à Gávea, vindo das laranjeiras (úúúúúúiiii) , o nome já diz tudo.


Lá, onde foi criado, o garoto jogava como atacante, camisa 10 e fazia chover, uma chuva de gols, que acabou lhe rendendo o conhecido e merecido apelido de "Toró".


Belo dia, manhã primaveril, ao som do cantar dos pássaros, o time tricolor termina sua sessão de treino físico. Toró, cansada, exausta, eu diria......moooortaaaa,......arrasaaaada,...um caco.....um liiiixo, de tantos polichinelos e dos seguidos exercícios no bambolê, entra no vestiário,......digo,.....entra no closet da sede social e encontra uma colega sua de time, mexendo em sua nessesaire, usando seu batom "Lip-Gloss", importado, seu blush, seu pó compacto e vestido com sua Victória Secret predileta, que ganhara de presente da esposa do presidente da Unimed.


"_Que iiiissooo....Mona ????...Que audácia da pilombeta !!!"


Indignada, inconformada, aos prantos, Toró tenta acalmar-se. Sossega a franga, cessa o escarcéu, mas, decidida, junta suas coisas e abandona o lar, deixando os filhos entregues à mãe de criação.


Eis que surge o Flamengo, time de Macho, fedegoso como ele só, catinguento e o contrata, sob a condição de não mais realizar sua tão sonhada operação nos EUA e a não ir à apresentação na Gávea trajando Linjerie vert blanc rouge.


Primeiros dias, primeiras semanas, primeiros treinos, primeiros jogos, primeiros meses, primeiro ano, ....o tempo vai passando e Toró não consegue se adaptar aquele ambiente desprovido de qualquer finess e àquelas pessoas tão rudes nos modos, sem glamour, sem o visual fashion ao qual se acostumara nas laranjeiras (úúúúúiiiii).


Toró não marca um golzinho, sequer. Toró não consegue mais ser aquele atacante eficiente e matador, que fora em seu tão recente e tricolorido passado. Toró não conseguia fazer chover, nem uma garoazinha, nem um sereno. Toró não era mais o 10. Toró não era de nada !!

Toró cai no esquecimento e passa a amargar uma merecida reserva quase que eterna.


Um dia, chega, também, à Gávea, um treineiro, com jeito grosseiro e papo de boleiro, colocando a moçada pra correr e, esse sujeito, também sem modos e sem respeitar as etiquetas do high society, vai buscá-lo nas sombras do esquecimento e o coloca em campo, com uma outra função, um outro número de camisa e o faz abandonar aquela velha posição em que ele, Toró, se acostumara a ficar no Florminenc, que era a posição de frango assado.

O treineiro sem nenhuma etiqueta, o proíbe de continuar abaixando para apanhar o sabonete no chão, nos banhos no vestiário da Gávea.


Toró renasce para o futebol. Toró, enfim, é "desembambizado", por completo. Mas, isto se deu ao final que quase dois anos de muita luta e transformação. Por fim, Toró rasga seu contrato de patrocínio com a "Maiôs Catalina" e se vê preparado para envergar o "MANTO SAGRADO" e hoje, ele, Toró, é este jogador raçudo, macho e fedegoso, que sem nenhuma etiqueta ou modos, parte pra cima do adversário e disputa a bola como um prato de comida, espondo as canelas, sem medo de ser homem e feliz. Toró não é mais atacante e sim, volante.


E o mesmo, há de ser feito com o Roger.


Será preciso que se faça uma limpeza, no excesso de limpeza que possui o Roger.

Será preciso deixarmos crescer suas bem aparadas e pintadas unhas do pé, até que furem o couro das chuteiras e, por baixo delas, enxermos da mais suja caraca que encontrarmos, para que tenham a aparência mais tétrica possível. Será preciso sujarmos seus lindos, bem cuidados e cheirosos pèzinhos, cheios de "tênis pé baruel" e "vodol", até que comecem a exalar a catinga e o chulé, próprios dos pés dos jogadores do Flamengo, acostumados a correr e suar em campo.

Será preciso despejar no vaso seus vidros de fragrâncias francesas e faze-lo cheirar a cecê, como todo Flamenguista sua, tanto no campo quanto nas arquibancadas.


Por fim, será preciso "desembambizá-lo", por completo, para que traga sempre consigo o mau cheiro e a catinga de Urubú, dos Rubro-Negros, que, como diz a arco-íris, fede como carniça.

Mas, é que eles, do arco-íris, não sabem diferenciar o cheiro da carniça, do cheiro do esforço, da raça, da força de vontade e do suor que escorre pelos rostos e corpos dos religiosos da Nação Rubro-Negra e faz com que o Mengão vença do Florminenc, com apenas 9 em campo.

Aliás, naquele jogo, pra ser mais exato, nós não ganhamos com 9 e sim com 10 jogadores em campo, pois nós estávamos lá, com a camisa 12, jogando.


Gosto demais, do futebol do Roger. Poucos conseguem dar à bola, o tratamento dispensado pelo nosso querido "Galisteu", ou "Secco", mas, vejo que ele ainda não atinou para o fato de que mudou de clube e está, agora, jogando no Maior de todos, o Flamengo.


Assim que se completar o processo de "desembambização" do nosso "Night-Man" e ele juntar toda sua categoria à raça, disposição e dedicação ao Mais Querido, teremos, enfim, o grande Camisa 10, que precisaremos, em nossa próxima e, se Deus quiser, bem sucedida campanha na Libertadores 2008.

Pensando bem, o Roger ainda vai precisar sofrer um outro processo de desigiene pessoal: Precisaremos, também, "Desgambazá-lo".

O Maraca é nosso!





GUERRA É GUERRA - "O patriotismo é o ovo das guerras." (Guy de Maupassant)


Alô, nação rubro-negra!!!! Começaram a mexer com os nossos brios, espalhando que poderiam invadir o Rio... Piada!!!!

O jogo mais importante de todos que iremos fazer nesse Brasileirão é o de quarta-feira próxima. Por dois motivos básicos:

1. Todos os demais adversários diretos na luta pelo G-4 enfrentam pedreiras na rodada e assim, poderemos efetiva e definitivamente estar entre os 4 primeiros colocados ao término dos 90 minutos de jogo;

2. Acabaremos de vez com essa palhaçada de ficarem comparando tamanho de torcida, principalmente quando o cenário é o Maraca, a nossa casa e o nosso terreiro (que história é essa de “invadir o Rio”, que essa gambazada está propagando por aí?)


Recordo-me de uma semifinal de Campeonato Brasileiro, no dia 5 de dezembro de 1976, quando o Cúrintias jogou contra o Flôrminense e a torcida deles afirma que mandou 70 mil cabeças para a Cidade Maravilhosa. Não perceberam ainda que os atores dessa cena são outros...

Isso aqui é Flamengo, porra!!! O buraco é bem mais embaixo!!!!

Tá valendo tudo para darmos um sacode definitivo nessa marginália e mandá-los de forma irreversível para a segunda divisão, lugar que ajusta-se melhor à sua empáfia!

Diretoria do CRF, a regra que vale para os mandantes de campo, não vale quando o Flamengo joga no Maracanã? Aqui no Paraná, espremem a gente num cantinho, cobram ingressos majorados estúpidamente para Visitantes e reservam somente 10% do estádio para a gente... Como vai ser aí???? A pressão começa é nas arquibancadas!

Torcida do Mengão, esse jogo é uma guerra! Vamos mostrar porque somos a melhor, a maior e a mais vibrante torcida do Brasil, transmitindo isso em cadeia nacional pela telinha da TV do Dr. Roberto, para que não paire a menor dúvida de que em qualquer estádio do país e , ESPECIALMENTE NO MARACANÃ, “ quem manda nessa porra é a torcida do Urubu!”

Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ

domingo, 28 de outubro de 2007

Campeonato Brasileiro: a tabela que interessa

PRÓXIMOS JOGOS DO SANTOS (2º colocado, 55 pontos, 17 vitorias, 11 gols de saldo)

31Out Qua Náutico x Santos
04Nov Dom Santos x Atlético-MG
11Nov Dom Flamengo x Santos
25Nov Dom Paraná x Santos
02Dez Dom Santos x Fluminense

PRÓXIMOS JOGOS DO PALMEIRAS (3º colocado, 55 pontos, 15 vitórias, 6 gols de saldo)

31Out Qua Palmeiras x Juventude
04Nov Dom Sport x Palmeiras
11Nov Dom Palmeiras x Fluminense
25Nov Dom Inter x Palmeiras
02Dez Dom Palmeiras x Atlético-MG

PRÓXIMOS JOGOS DO CRUZEIRO (4º colocado, 54 pontos, 16 vitórias, 16 gols de saldo)

31Out Qua Botafogo x Cruzeiro
04Nov Dom Cruzeiro x Flamengo
11Nov Dom Inter x Cruzeiro
25Nov Dom Sport x Cruzeiro
02Dez Dom Cruzeiro x América-RN

PRÓXIMOS JOGOS DO GRÊMIO (5º colocado, 54 pontos, 16 vitórias, 2 gol de saldo)

31Out Qua Atlético-PR x Grêmio
04Nov Dom Grêmio x Figueirense
11Nov Dom São Paulo x Grêmio
25Nov Dom América-RN x Grêmio
02Dez Dom Grêmio x Corinthians

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO (6º colocado, 52 pontos, 14 vitórias, 5 gols de saldo)

31Out Qua Flamengo x Corinthians
04Nov Dom Cruzeiro x Flamengo
11Nov Dom Flamengo x Santos
25Nov Dom Flamengo x Atlético-PR
02Dez Dom Náutico x Flamengo


Extra! Extra!


Conte comigo, Mengón!


Essa quem me contou foi o grande rubro-negro Pablo Duarte Cardoso, exilado em Buenos Aires, saiu do Clarin, o principal jornal da Argentina. A notícia estava na página sobre o dia das eleições dos hermanos sob o título Cordobazo en Cordoba. Um garotão cordobês de extraordinária inteligência e bom gosto resolveu madrugar para votar bem cedinho. Vestiu seu Manto sagrado e chegou à seção eleitoral onde foi surpreendido pela convocação oficial para que assumisse a presidência da mesa, em virtude da ausência de vários mesários. O flamenguista alegou "motivos personales"e recusou a incumbência. Ao tentar ir embora foi informado pelos policiais que deveria cumprir seu dever cívico ou iria em cana. O cara preferiu ir preso. Fontes oficiosas revelam que ele preferiu ir até a delegacia, pagar a fiança de 10 pesos (menos de 4 reais) e voltar correndo pra casa pra esperar o jogo do Mengão na Globo Internacional. Isso é Flamengo.


Mengão Sempre

Dever (fora) de casa cumprido

O Flamengo cumpriu sua parte, que era o mais importante.

É verdade que poderíamos ter saído de campo vencendo de goleada ou até mesmo poderíamos estar aqui chorando um empate.

Enfim, o jogo foi "estranho", mas nessa reta final o que vale são os três pontos, isso é óbvio.

Era muito difícil Grêmio e Santos não vencerem.

Os empates nas partidas de Cruzeiro e Palmeiras foram ótimos para as nossas pretensões. De pontinho em pontinho estamos chegando.

Quarta-feira teremos mais uma batalha.

Jogaremos no nosso coliseu.

O adversário vem de vitória.

É só o time mostrar o jogo que sabe que sai de campo com a vitória.

Estamos na briga.

Libertadores, eu acredito!

Flamengo x américa rn

Comente aqui o jogo.

Que São Judas Tadeu nos abençoe.

FAITH!!!!

sábado, 27 de outubro de 2007



Valei-me São Judas Tadeu!

Nesse domingo, comemora-se na cidade do Rio de Janeiro, em virtude de uma Lei Municipal , o Dia do Torcedor Flamenguista.

Para os desconhecedores da história, nessa data é homenageado São Judas Tadeu, padroeiro da Nação Rubro-Negra. Através da proposta de um vereador carioca o Prefeito César Maia sancionou a Lei criando essa data comemorativa.

Sugiro aos flamenguistas residentes em qualquer lugar do Brasil que procurem um vereador na sua cidade e proponham ao parlamentar que também apresente na Câmara Municipal do seu Município um projeto similar. Assim, teríamos o dia 28 de outubro, comemorado e constando no calendário oficial de inúmeras cidades espalhadas pelo país afora.

Pela dimensão do Flamengo , num futuro próximo, acabaria também fazendo parte do calendário nacional devido às inúmeras manifestações que iriam pipocar em todos os cantos do país.

Uma bela vitória contra o América RN, com goleada, é o melhor presente que o time pode dar ao seu maior patrimônio: o torcedor.

Em tempo: neste post faço uma homenagem ao grande MORAES, torcedor-símbolo do Mengão, representando o amor e a paixão de todos nós pelo mais querido.

Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ

Fatos da Vida

Quem é rubro-negro com certeza tem um amigo, melhor dizendo, tem um conhecido, que insiste em não admitir, por mais irrefutáveis e cabais que sejam as provas apresentadas, a superioridade natural do Flamengo sobre todas as outras coisas (nem vou falar clube ou time porque aí é sacanagem) desse mundo. Esses cegos vocacionais, que escolheram por livre arbítrio não enxergar, morrem tesos, mas não admitem a retumbância das nossas conquistas, contestam a dimensão galáctica da nossa torcida, tentam rebater os fatos históricos que compõe nossa cosmogonia com argumentos pueris que só os afundam cada vez mais na mediocridade de sua apostasia. Enfim são uns malas sem alça, mas quem é que nunca teve um amigo, um parente, um vizinho anti-flamenguista? Eles estão por aí em todos os cantos, brotam como capim e sua conversa possui a originalidade e a profundidade de uma poça d’água no chão da área de serviço.

Por isso mesmo é bom, sempre que a chance se apresenta, doutrinar esses pobres de espírito com bons e legítimos causos flamengos. Não falo do desfiar interminável de nossos títulos e conquistas, provavelmente por inveja os anti-flamenguistas são imunes aos nossos incomparáveis lauréis esportivos, mas sim das estórias edificantes que acontecem cotidianamente com os membros da Nação. Estórias comuns, protagonizadas por gente comum e que por isso mesmo, comprovam a sacralidade da nossa crença e atestam o nível superior em que o ato de ser Flamengo se encontra em relação a tudo que seja terreno e material.

Esse causo que relato agora é verídico e se deu com um imenso, um gigantesco, torcedor rubro-negro chamado Eduardo Vinícius de Souza. Além de sócio emérito do Flamengo, Edu é uma referência nacional quando o assunto é o Patrimônio Histórico Rubro-Negro. Por amor à causa e paixão incontida pelo Flamengo, Edu, às suas expensas, organizou a maior coleção de artigos, Mantos Sagrados, publicações e memorabilia Flamenga que se tem notícia. Enquanto o Clube claudica na fundação de um Museu do Flamengo, o Edu vem paciente e criteriosamente montando esse acervo há mais de 40 anos. Um trabalho memorável, de extremo capricho e dedicação que merece todo o apoio do torcedor do Flamengo. Esse causo protagonizado pelo Edu ilustra muito bem a diferença entre o real valor das coisas e as coisas de real valor. Ele mesmo que conta:

A IMPORTÂNCIA DO MANTO SAGRADO

Sexta-feira, à noite, e lá fui eu ver o Flamengo enfrentar o América, no ginásio da Rua Campos Sales, pelo campeonato de futsal. Depois de assistir à vitória do Mengão por 3x1, me encaminhei à Rua Martins Pena, ali pertinho e... Cadê meu carro? Inacreditável! Levaram meu bólido, um Escort XR3 1989, velho de guerra. Na esquina, encontrei um amigo rubro-negro, tranqüilo e de poucas palavras, por coincidência morador da rua. Perguntei onde era a delegacia, contei o ocorrido e ele disse, sem se abalar:

- É, naquele pedaço é assim mesmo, de vez em quando levam um carro.

Desanimado, comentei ainda que o carro, por ser muito antigo, dificilmente
apareceria e ele concordou:

- É, também acho, eles vão desmontar o carro.

Aí lembrei que, na mala, tinha deixado uma camisa do Flamengo e ele reagiu:

- PUTA MERDA!! QUE AZAR!!

Para quem ficou preocupado se a camisa roubada junto com o carro era um Manto histórico daqueles insubstituíveis, não há motivo para alarmes. Edu me disse que era apenas (apenas?) uma Nike moderna, corrente e comum. Ufa! Agora na moral, essa estória do Edu é daquelas que diminuem os anti-flamengos às reais proporções da sua insignificância e elevam os rubro-negros à estatura de gigantes. Como diz o meu amigo Eric Boer, ainda bem que foi um carro velho e uma camisa nova. Se fosse o contrário seria um desastre!

Mengão Sempre

sexta-feira, 26 de outubro de 2007




MENGÃO GLOBALIZADO

Vivemos num mundo cada vez mais integrado através da comunicação, da interatividade e dos sinais de satélite.

A torcida OFF-RIO do Mengão representa mais de 80% do seu contingente de torcedores, sendo gigantesca e não obstante, a torcida mais numerosa em diversos estados do Brasil... Em inúmeros lugares do Nordeste, em Brasília e em Santa Catarina , chega a ser desproporcional e humilhante a supremacia!

Hoje, as Embaixadas Rubro-Negras em várias capitais (FLASAMPA, FLABH, FLANATAL, FLAPARANÁ) reúnem e confraternizam os cariocas exilados e todos os torcedores locais que são rubro-negros de coração.

A Diretoria de Planejamento do CRF teve a brilhante idéia de contemplar essas torcidas OFF-RIO integrando-as no cenário do Maraca. Foram pedidos filmes das comemorações dos nossos filiados nos seus pontos de encontro regionais, para serem exibidos no telão do Maracanã, durante os jogos do Flamengo!

Parabéns pela idéia, palmas para a Diretoria, a nação rubro-negra torna-se cada vez mais integrada de norte a sul, tanto real como virtualmente!

Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ
vinicius.nagem@gmail.com

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Nordeste, onde o Brasil é mais Flamengo

Para profundo e incurável emputecimento de todas as outras torcidas do Brasil, é de conhecimento geral que o único time nacional do país é mesmo o Flamengo. Realmente, quando o assunto é torcida não temos com quem rivalizar nem no Brasil, nem na América do Sul ou na Europa. Nossos adversários nesse quesito são a Seleção da China ou o Combinado Muçulmano, o resto não dá nem pra saída. Além de ser o clube de maior torcida do Rio de Janeiro, o que não é pouca coisa, o Flamengo ainda é capaz da façanha de alinhar 80% do total de seus torcedores (algum número gigantesco representando algo em torno de 30 milhões de pessoas) fora do seu estado natal.

E por falar em Natal, é lá mesmo, na capital mais oriental do país, que a Nação Rubro-Negra dará mais uma prova incontestável da sua força, pujança, multietnia e sobrenaturalidade. Natal, que na antiguidade foi conhecida como a Capital Vermelha, durante a Intentona Comunista de 1935, é hoje um enclave rubro-negro no Nordeste, onde a torcida do Mengão tem a absoluta hegemonia, mesmo entre as pequenas equipes locais. Natal é muito vermelha e preta, como poucas cidades do mundo podem se orgulhar de ser. Quando o Flamengo chega por lá é feriado informal e o povão rubro-negro recebe o Mais Querido com honras de chefe de estado, com flores no aeroporto, bandinha de música e correria atrás do ônibus. Jogar lá pra nós é como jogar na Gávea ou no Maracanã, com apoio total e irrestrito da população.

Ainda assim esse jogo é dos mais perigosos que o Flamengo tem pela frente. Pai Joel já chamou a atenção dos guerreiros, e proibiu a palhaçadinha: o América merece respeito. Mesmo sendo obrigado a enfrentar a esdrúxula situação de jogar em casa sem o apoio da própria torcida, o Dragão vai jogar sem compromisso, em seu campo e com o único objetivo de atrapalhar o Mengão em sua triunfante ressurreição no Campeonato Brasileiro. E ainda tem mais uma, sinistra: em função do ditatorial Horário de Verão, a partida de domingo será disputada sob pleno sol incandescente das 15: 00 hs potiguares. Quem já teve a oportunidade de torrar sob o sol natalense nesse horário sabe que o astro-rei se manifesta na forma de maçarico inclemente. Não sei como permitem que se dispute um jogo de futebol profissional nessas condições saarianas, mas sei que não vai ser mole, não.

Mas a paixão da torcida nordestina do Flamengo, que vai inevitavelmente lotar o Machadão, promete esquentar ainda mais o ambiente. A ruma de rubro-negros setentrionais está preparada para mostrar pros rubro-negros cariocas que são capazes de fazer uma festa tão bonita quanto as do Maraca. Eu quanto a isso fico tranqüilo. Sei que enquanto estiverem no Rio Grande do Norte, os jogadores do Flamengo, o Manto Sagrado e o título informal de TORCIDA MAIS DECISIVA DO BRASIL estarão em boas mãos.

Mengão Sempre

terça-feira, 23 de outubro de 2007


Pega ladrão!

A inveja desse povo da arco-íris não conhece limites. Bastou o Flamengo ocupar seu lugar natural na tabela do Brasileiro para que, descuidistas, ventanistas, 157s e larápios de todos os buracos do Brasil tentassem meter a mão no patrimônio do Flamengo. Mas se a única idéia brilhante que ocorreu a esse povo sem mãe para prejudicar o Mengão foi tentar cassar o direito da Maior Torcida do Mundo de acompanhar o Mais Querido em sua casa, podemos dormir tranquilos. JAMAIS CONSEGUIRÃO!

Como são ladrões devem ser tratados com o rigor que se recomenda a essa laia de infratores desde o Código de Hamurabbi, rigor que vem apenas recrudescendo à medida que os tempos avançam em sua inexorável marcha. Como diria o legislador Sivuca, “Bandido bom é bandido morto”. E a essa lei da natureza o ponderado Luiz Carlos Alborghetti acrescentaria o corolário: “Morto e enterrado de pé, para economizar terreno nos cemitérios.”

O Maraca é nosso! Todo mundo com mais de um neurônio conhece e atesta a veracidade desse slogan rubro-negro (roubado criminosamente da torcida do Flamengo pela ímpia Suderj). Se os podres poderes que dirigem o nosso futebol estão mesmo decididos a salvar a pele de quem não foi capaz de se manter na Primeira Divisão por méritos próprios é melhor buscar outra solução. Aposto com qualquer um que o Flamengo e sua torcida, a sensação desse Brasileiro, não deixarão de fazer sequer um jogo no Maior do Mundo. Quem se garantir que pague pra ver.

Mengão Sempre

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Olha o Ladrilheiro aí, gente!!!

Eis que meu amigo Roberto me escreveu novamente.

"Alex, enviei um texto para um site deles por eles. Se você não se incomodar, pode passar adiante?
abs,
Roberto"

Caro Roberto, você tem passe livre aqui. Segue o texto:

"Cavalheiros,

Li não sem certa apreensão a notícia de que o Dr. Eurico Miranda acaba de nomear o ex-atleta-em-atividade Romário para técnico do Vasco. Por favor, não me entendam mal: não se trata de receio de que o Vasco possa entrar em queda livre depois de mais essa decisão extravagante. No que depender de mim, os senhores sabem, eu quero mais é que o Vasco vá para a casa do caralho (que, segundo fui informado, deve ficar perto de São Januário).

Trata-se, isto sim, de preocupação quanto ao ganha-pão dos senhores, membros deste site. Eu tenho dito e sustentado que os senhores são os melhores humoristas do Brasil, no gênero humorismo involuntário. Como ficam os senhores, agora, quando o próprio cartola que os remunera resolveu competir com tal site nesse nicho de mercado? Trata-se de uma estratégia deliberada da sapiente diretoria vascaína, para conquistar pelo riso os torcedores que vocês não param de perder a cada nova chacota e a cada novo vice-campeonato?

Se a estratégia for mesmo essa, e se os senhores ainda tiverem alguma capacidade de ingerência nos hilariantes assuntos internos vascaínos, sugiro que façam o possível por uma reaproximação entre o Dr. Eurico Miranda e o Chico Anysio, seu desafeto. Acho que, com essa nova estratégia de marketing, o Vasco tem muito a ganhar se escalar o Coalhada no ataque, ao lado do novo player-manager do time.

Sem mais para o momento, colho-me do ensejo para renovar meus protestos de mais elevada estima e comiseração.

Roberto Passos, o Ladrilheiro
Campeão do Mundo"

Sandália de Couro Morreu no Samba

Tamanco no samba não morre, não


Sandália de couro furou sambando

Tamanco no samba não fura, não


Tamanco no samba nasceu malandro

Sandália de couro não nasceu, não!


No corpo a mente é mais forte

no jogo quem ganha é melhor

na luta quem perde é fraco

no samba tamanco é o bom


Bebeto


No domingo no Maracanã, o Flamengo passou em alta velocidade com as quatro rodas por cima do fraco time do Grêmio, que além das vergonhosas e mal sucedidas simulações de seus limitados jogadores, sequer esboçou algum resquício de resistência. Apanharam calados, com visível medo de provocar surra maior. O Flamengo, jogando em perfeito entrosamento com a Torcida Mais Afinada do Brasil, dominou amplamente a partida e poderia tranquilamente ter feito mais 2 ou 3 gols. Como sempre, pecamos demais nas finalizações e desperdiçamos uma excelente oportunidade de melhorarmos nosso saldo de gols.

Ainda que o Egrégio Clube de Regatas do Flamengo tenha imposto ao adversário fanfarrão, que apelou para os mais primitivos métodos de promoção para motivar seus atletas, uma violenta reprimenda de caráter moral e cívico, a falta de substância da almôndega sulina apenas comprovou que a tão auto-propalada imortalidade só tem validade na atmosfera pesada da Segunda Divisão. Para quem assistiu à débâcle do bi-rebaixado gaúcho em pleno gramado do Maior do Mundo (mui justamente Casa da Maior do Mundo), ficou mais que evidente que para o greminho, jogar em um grande centro, com os olhos de todo país voltados sobre eles, é tão letal quanto Kriptonita para o Superman.

Durante quase 30 rodadas a diversão numero 1 da ridícula e recalcada torcida arco-íris foi enganar alguns poucos otários ao vender entradas para um suposto enterro do Flamengo, que, segundo eles: "desse ano não passa". Como toda ação de vigaristas movida pela má fé é punida pelo Altíssimo, os únicos a caírem nesse 171-forjado foram eles mesmos, que como todos os otários, estão sempre buscando auferir vantagens pessoais com as desgraças do povo rubro-negro. Esses imprudentes estelionatários foram obrigados a mudar a sua rotina, e agora a cada semana assistem embasbacados, a mais uma etapa da vertiginosa subida do Flamengo na tabela e a mais um recorde de público sendo quebrado pela INDESCRITÍVEL TORCIDA DO FLAMENGO.

Entre as hordas de torcedores de agremiações exóticas que tenham caído nesse golpe, ao qual se junta agora a torcida gremista, aqueles que estiverem se sentindo lesados e com cara de bobo devem lutar pelos seus direitos. Busquem os chefes dessa quadrilha de falsários, os promotores do enterro. Eles podem estar em qualquer lugar, mas há uma boa possibilidade de encontrá-los em algumas redações de veículos de comunicação sediados em São Paulo. A missão é árdua, mas vocês devem perseverar e ir até o fim dessa história para que no futuro outros zé manés não sejam enganados como vocês foram. Perseverem, façam como o Flamengo: Não Desistam Nunca!

De qualquer forma, mesmo que não obtenham um ressarcimento não há motivo para desespero, foi um bom investimento. Qualquer dia desses pode até mesmo sair um enterro de um grande clube da Primeira Divisão. Nesta vida nunca se sabe. A única certeza que temos é que não será o cadáver do Flamengo. Enquanto isso, o caixão feito sob medida, as exageradas coroas de flores, as roupas pretas e os lenços brancos, encomendados com tanto carinho para um sepultamento que NUNCA SE REALIZARÁ, devem agora ser guardados junto com 30 mil litros de chope, comprados há muito tempo por um previdente dirigente de um pequeno clube de São Cristóvão que não acreditava na capacidade do Mengão em ser o primeiro Tricampeão Carioca do século XXI. Guardados em um local amplo, úmido e escuro, onde o sol não bate jamais.

Mengão Sempre

Recordando Spinola
Em futebol, memória é tudo. Por causa de atuações visivelmente de orientação pessoal e rancorosa contra o Flamengo, sempre fui a favor da criação de um blog ARBITRAGEM WATCH (acho que está em tempo). Ver atuações do sr. Giuliano Bozzano (aquele que nos ASSALTOU em 2002 em Flamengo 1 x 1 Palmeiras, nos tungando um gol legal e dando outro em claro impedimento para o Porco), Márcio Rezende Freitas (o verme que apitou Portuguesa 1 x 2 Flamengo, antes do jogo contra o Palmeiras), e Evandro Rogério Roman (que no Flamengo x Vasco não expulsou Andrade depois de uma entrada ASSASSINA em Renato Augusto), só para citar três exemplos.
Poderia também citar o sr. Leonardo Gaciba, incensado freqüentemente como Melhor Árbitro do Brasil - se fosse verdade, não seria mérito algum, já que temos a pior arbitragem do mundo. Gaciba é aquele que, em 2003, deu inacreditáveis oito minutos de acréscimo em um jogo no qual o Flamengo vencia a Ponte Preta, fora de casa, por 1 a 0, permitindo que o goleiro Lauro empatasse. E um ano depois, expulsou Junior Baiano com TRÊS MINUTOS de jogo por uma falta sem violência, propiciando ao hediondo Galo das Alterosas uma goleada até hoje comemorada por aquela torcida lamentável.
São apenas exemplos, note-se.
Mas queria me deter no sr. Salvio Spínola, este senhor que tentou de tudo para que o Flamengo não superasse o Grêmio domingo passado. Inverteu dezenas de faltas, inventou outras - sempre perto da área rubro-negra - e deu cartões amarelos com todo rigor a jogadores do Flamengo, aliviando a violência gremista à vontade.
Este cidadão (se é que posso chamá-lo assim) tem um currículo de demonstrações de rancor e má vontade contra o Flamengo. Em novembro de 2005, conforme publicado aqui no blog da Flamengo Net, o sr. Sálvio quis tumultuar nossa vitória de 3 a 1 sobre o Botafogo, válida pelo Brasileirão daquele ano, com uma acusação idiota: relatou na súmula que um dirigente do Flamengo tentou presentear o trio de arbitragem com camisas oficiais do clube."Ao término da partida, no vestiário da arbitragem, um funcionário do CR Flamengo veio presentear a equipe de árbitros com camisas do CR Flamengo, sendo recusada". O mau-caráter ainda veio que, na saída de campo, uma garrafa plástica foi atirada no trio de arbitragem - claro, ele não podia deixar de mencionar. O jogo tinha sido em Volta Redonda. Quando se preparava para deixar o Estádio Raulino de Oliveira, porém, Sálvio foi avisado que o torcedor que atirou a garrafa havia sido detido e levado para a delegacia em Volta Redonda.
Mas não mencionou nada na súmula, nosso Sálvio.
Assim como a maioria das pessoas se esqueceu de que foi Sálvio quem impediu Oscar, o Mão Santa, ídolo do basquete rubro-negro, de dar o pontapé inicial (que é apenas um pontapé, e não impede o recomeço oficial da partida) em um jogo do Flamengo numa quarta à noite. O jogo eu não lembro qual é, mas me lembro que Oscar estava se despedindo e aquele era um encontro especial seu com a torcida do Flamengo, que o senhor Salvio Spinola fez questão de estragar.
Vejo, portanto, indícios suficientes para solicitar à diretoria do Flamengo uma investigação PESSOAL deste senhor, com auxílio de detetives particulares. Um levantamento da vida deste paulista, para tentar entender as demonstrações de ódio contra o Flamengo.
Em tempo: eu estava na frente do local onde caiu o morteiro, citado em post anterior, e atesto que o mesmo estava enviezado, podendo cair em qualquer lugar. Não deveria ter sido disparado, mas não havia a menor intenção de que caísse no gramado.
Mais uma vez, o fel do sr. Spinola nos atingirá? Só o tempo vai dizer.

Eles querem f... o Flamengo!

- Informo que aos 32 minutos de jogo, foi arremessado ao centro do campo, proximo ao assistente n2, sr rogerio rolim, um foguete de artificio vindo a explodir e nao trazendo consequencias. Segundo Informacoes dos policiais do GEPE, o artefato partiu da Torcida do CR Flamengo.

- Ao termino do primeiro tempo, quando a equipe de arbitragem dirigia-se ao vestiario, foi arremecado por um torcedor do CR Flamengo, uma lata de cerveja cheia atingindo o ombro direito do arbitro assistente Carlos Nogueira Jr, ficando um hematoma, não sendo necessário atendimento médico.


Súmula de Flamengo 2 x 0 Grêmio:
http://www2.uol.com.br/cbf/2007/brasileiro/a/flgr211007s.tif


Atenção diretoria! A paulistada já está se armando para avacalhar a reação rubro-negra.

Acabei de ler também que o jogo contra o América-RN será jogado com portões fechados. Uma pena, pois atuaríamos em casa.




A torcida original


Existem dois Brasis. Um que sonha, que tem glamour, que faz espetáculo, que representa a essência da vida. O outro, um Brasil cinzento, prático, matemático, que corre atrás dos resultados de forma fria e milimétrica. O primeiro Brasil é carnaval, é música, é cinema, é vida e emoção. O segundo é o benchmarking, o capitalismo selvagem, o dinheiro, a ganância e o vale-tudo do poder.

O primeiro Brasil é a arte, o segundo Brasil é o dinheiro. A se materializarem as previsões dos matemáticos de plantão, teremos na Libertadores: São Paulo, Palmeiras, Santos e Flamengo. O primeiro Brasil terá um único e exclusivo representante no G4...

Analisando com viés sociológico,qual o grande motivo que faz o Mengão apaixonar, arrebatar multidões, emocionar? Simples ... ele representa o elo de ligação do brasileiro com a sua criatividade e paixão. É a torcida original.

Flamengo é a cara do Rio, que por sua vez inspira e é um ícone para esse imenso país, santuário da beleza e da arte. O primeiro Brasil produziu “Garota de Ipanema” , um hino cantado pelos quatro cantos do mundo... Alguém já escutou “Garota da Paulista” ????? O primeiro Brasil é o cenário de filmes que são sucesso de bilheteria nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, despertando o fascínio e atenção de todos por onde são exibidos. O primeiro Brasil faz o original e melhor carnaval do mundo, que o segundo Brasil tenta copiar de forma insossa. O primeiro Brasil criou a tanga e inspirou a bossa nova. O primeiro Brasil lança moda, cria estilo, inventa gírias...

É essa emoção espontânea, que faz o manto jogar, que torna a nossa torcida a mais criativa, bela e empolgante de todas... Podem comprar juiz, influenciar o tapetão, mudar mando de campo, fazer o diabo para tentar calar a voz que vem dos nossos corações. Nosso canto ecoa no Maraca e se espalha por toda a nação, batendo recordes seguidos de público, fascinando e produzindo algo inimitável: sai do chão, sai do chão, a torcida é do Mengão! Deu para entender por que não adianta tentar copiar ?


Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ

vinicius.nagem@gmail.com

domingo, 21 de outubro de 2007

Defectus et parabulandus

E AÍ, mano??? E AÍ, tcheco?????

Nada a declarar????

Então, olho para o placar e nada mais digo.

Guia para guardar e secar

PRÓXIMOS JOGOS DO PALMEIRAS (2º colocado, 54 pontos, 15 vitórias, 6 gols de saldo)

1 28Out Dom Vasco x Palmeiras
2 31Out Qua Palmeiras x Juventude
3 04Nov Dom Sport x Palmeiras
4 11Nov Dom Palmeiras x Fluminense
5 25Nov Dom Inter x Palmeiras
6 02Dez Dom Palmeiras x Atlético-MG


PRÓXIMOS JOGOS DO CRUZEIRO (3º colocado, 53 pontos, 16 vitórias, 16 gols de saldo)

1 27Out Sab Cruzeiro x Atlético-PR
2 31Out Qua Botafogo x Cruzeiro
3 04Nov Dom Cruzeiro x Flamengo
4 11Nov Dom Inter x Cruzeiro
5 25Nov Dom Sport x Cruzeiro
6 02Dez Dom Cruzeiro x América-RN

PRÓXIMOS JOGOS DO SANTOS (4º colocado, 52 pontos, 16 vitorias, 8 gols de saldo)

1 27Out Sab Santos x Goiás
2 31Out Qua Náutico x Santos
3 04Nov Dom Santos x Atlético-MG
4 11Nov Dom Flamengo x Santos
5 25Nov Dom Paraná x Santos
6 02Dez Dom Santos x Fluminense

PRÓXIMOS JOGOS DO GRÊMIO (5º colocado, 51 pontos, 15 vitórias, 1 gol de saldo)

1 28Out Dom Grêmio x Náutico
2 31Out Qua Atlético-PR x Grêmio
3 04Nov Dom Grêmio x Figueirense
4 11Nov Dom São Paulo x Grêmio
5 25Nov Dom América-RN x Grêmio
6 02Dez Dom Grêmio x Corinthians

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO (6º colocado, 49 pontos, 13 vitórias, 4 gols de saldo)

1 28Out Dom América-RN x Flamengo
2 31Out Qua Flamengo x Corinthians
3 04Nov Dom Cruzeiro x Flamengo
4 11Nov Dom Flamengo x Santos
5 25Nov Dom Flamengo x Atlético-PR
6 02Dez Dom Náutico x Flamengo

LIBERTADORES: EU ACREDITO!!!!

Ótima vitória a de hoje. Recorde de público, boa exibição do time e a terceira vitória consecutiva. E quem diria, já estamos na sexta colocação, três pontos atrás da zona da Libertadores.

Com o Maracanã sempre cheio, com o futebol que o Ibson vem jogando e com as orientações do Joel "deixa o papai falar" Santana, temos totais condições de vencer as três partidas em casa que restam (Corinthians, Santos e Atlético-PR). Semana que vem, jogamos em casa outra vez, mas o jogo será em Natal, contra o lanterninha América. Partida de suma importância e com um grande grau de perigo, na minha visão.

Considerações:

- Terceira partida consecutiva que a arbitragem prejudica o Flamengo. Terceira!!!!

- É impressionante. Acho que 90% dos jogos do Mengão são apitados por árbitros paulistas e paranaenses. No mínimo estranho...

- Palmas para o Ibson. Com essa bola que ele vem jogando, na minha opinião, teria vaga de titular no meio-campo da Seleção Brasileira. Por favor diretoria, tentem segurar o cara até o fim de 2008, pelo menos. Vamos entrar em 2008 pensando no hexa!

- Palmas para o Joel Santana!

- Palmas para a torcida!

E amanhã os BRASILEIROS acordarão felizes. Já os hermanos...

FLAMENGO (BRA) x Grêmio

Campeonato Brasileir-2007
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 21/10/2007
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa-SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira (SP) e Rogério Carlos Rolim (SP)

FLAMENGO
Bruno
Leo Moura
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Egídio
Cristian
Jaílton (Leo Medeiros)
Ibson
Toró
Maxi
Souza
Técnico: Joel Santana

Grêmio
Saja
Bustos
Leo
William
Anderson Pico
Nunes
Marcelo Labarthe
Diego Souza
Tcheco
Jonas
Tuta
Técnico: Mano Menezes


Comentem o jogo aqui!


TEM GAÚCHO PERDIDO NA FLORESTA


E agora, eu lhes pergunto:


Como encontrar um gaúcho, perdido na floresta?


Bah, tchê,...é muito fácil......basta olhar de onde está vindo a fumacinha. Se ele não estiver fazendo churrasco, está queimando a rosca.


A foto, em anexo, ilustra e prova o que eu digo.


E assim, aquele senhor (cuma é o nome dele??), treinador do time da fumacinha, veio a publico dizer que o Flamengo foi beneficiado pela tabela.


Sua resposta, já foi bem dada, pelo "Mano" Arthur Mulamba.

Este sim, nós podemos chamar de "Mano".

Mano no sangue Rubro-Negro, "Mano", nas emoções no Maraca, "Mano" nas alegrias, "Mano" na inteligência, ....este sim, é nosso "Mano".

O resto, é tudo "mano" do Paraguai.


Eu gostaria só de acrescentar, ao moçoilo, que o melhor churrasco que eu já comi, foi do "Sul".....do "Sul-ará"............um Cearense, amigo meu, quem preparou e lembra-lo, que conversa fiada, matou carambola. O jogo é jogado e o lambarí é pescado.


Agora, dirigindo-me aos "Manos" Flamenguistas, eu gostaria de lhes dizer:


Se estivessemos jogando um Campeonato Brasileiro, nos conhecidos e consagrados moldes Basileiros, com turno, returno e um Play-Off, que nós preferimos chamar de "Mata-Mata", o Flamengo já estaria causando pânico em todo o arco-íris, pois já estaria no grupo dos 8 clubes finalistas, contrariando o desejo da grande organizadora do evento e detentora de todos os direitos sobre o futebol nacional, inclusive os da sele$$ão, a poderosa "Cê Bê Effffffff .....................digo,................a TV Bôbo.


Eles nos empurraram este campeonato europeu, da mesma forma que nossos avós, foram criados, criaram nossos pais, que nos criaram, comendo castanha, avelãs, rabanadas e bebendo vinho, nas festas de natal que, pra nós, acontece no verão.


Pra nós, já não há festa natalina sem estes acepípes, próprios às invernadas européias e assim será, daqui a uns anos, com nossas crianças. Elas se acostumarão a este campeonato sem emoção, só vendo um estádio cheio quando houver jogo do Flamengo e a conhecerem o campeão 15 rodadas antes do final, como a criança que já sabe o que Papai Noel vai colocar em seu sapatinho na janela.


Ao(s) grande(s) gênio comercial e visionário financeiro, que imaginou o Mengão disputando a segundona, para gerar um lucro que nenhum clube no Brasil é capaz de gerar, eu digo:


"Amigo, você caiu do cavalo. Você vai vender seu "peiperviu" da série B, na casa do cacete, pois, como eu sempre disse, o Maior Time do Mundo, nunca desceu e nunca descerá."


Esta forma de campeonato tupi-europeu, foi pensada como a única solução para evitar que o Flamengo disparasse em número de conquistas nacionais.


Mas calma, que nós estamos quase pegando o jeitinho dele e, quando eu disser "JÁ", segura!!!

sábado, 20 de outubro de 2007

Flamengo x Argentina

Nesse domingo, mais do que nunca, o Flamengo é o Brasil e o Brasil é o Flamengo. O torcidão já se mobilizou e comprou todas as entradas baratas e grande parte das mais caras. Depois da previsível e necessária vitória sobre o bacalhau, que inflamou e entusiasmou até os mais comedidos, certamente vamos bater mais um recorde de público. Dessa vez numa partida internacional, onde o nacionalista e soberano Flamengo vai enfrentar os castellanos separatistas e esquisitões do Grêmio. Eles que venham de palhaçadinha, vamos deixá-los em farrapos.

Tudo é válido pra dar a necessária pressão que a gauchada rebelde merece. Ainda mais depois que o treinador deles começou a querer aparecer mais que a bola. Parecia até o treinador do time de boneca quando começou a chorar dizendo que o Flamengo foi beneficiado com o adiamento dos jogos. Fala sério, Mano sei lá de quê. Se não fosse o adiamento, ao qual o Flamengo só se submeteu por patriotismo e legitimo desejo de ajudar o Brasil a se dar bem no Pan, do qual inclusive fomos o clube líder em medalhas, jamais teríamos ficado na parte de baixo da tabela. Foi um sacrifício que a maior torcida do mundo fez pelo bem do país. E que agora, unicamente pelo seu esforço e dedicação, está sendo recompensado com uma eletrizante campanha no segundo turno. Esse papo de que o Flamengo é ajudado pela arbitragem é puramente retórico, ninguém é capaz de citar uma benfeitoria da juizada safada a nosso favor. Simplesmente porque não existiram tais facilidades.

A torcida do Flamengo vem dando show, enchendo a casa e quebrando recordes jogo após jogo e ensinado pro Brasil inteiro como é que se apóia o time com criatividade e paixão. Tem ensinado muito, mas também está aprendendo. E a lição mais valiosa é que nada como um dia atrás do outro quando se disputa um campeonato longo como esse Brasileirão. As torcidas que investiram muito nas festas extemporâneas e nos enterros fora de hora estão agora amargando a desonra e pedindo pelo amor de Deus pra não cair pra infame Segundona. Como aconteceu com o nosso próximo adversário há muito pouco tempo atrás.

A pequena e irrelevante vantagem que os gremistas têm no confronto direto não é motivo para que o Flamengo se apequene. Sem tiração de onda, o time dos caras é limitado, e jogando em um grande centro urbano eles não ousarão usar do anti-jogo de socos é coronhadas com que costumam intimidar seus adversários nos pampas e ganhar seus jogos no abafa. Isso aqui é Flamengo, meu chapa! Se der mole vai pra vala rapidinho.

Vamos com fé, Mengão. Na humildade e no sapatinho temos plenas condições de ganhar mais uma na seqüência. Se continuar demonstrando que é um time que sabe jogar com a torcida, fica muito difícil nos vencer. Agora todos os jogos são decisivos e 1 x 0 é goleada, não pode dar mole de jeito nenhum. Só tem um jeito. É ganhar domingo e continuar subindo a ladeira.

Mengão Sempre

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Malandro é malandro. E mané é mané.

Confesso que foi muito difícil escrever esse post comemorativo. Não que me faltassem motivos, muito pelo contrário. O vascuzinho e sua amalucada e entristecida torcidinha são incomparáveis quando o assunto é valorizar uma vitória do mais querido.

Tava mesmo era sem tempo, pois passei a sexta-feira inteira executando as dívidas contraídas por viceínos com mais coragem que juízo, que idiotamente aceitaram apostar no pobre vascu contra o nosso impiedoso esquadrão vermelho e preto. Como é de conhecimento geral da Nação, nem todos são bons pagadores e muitos preferiram se fazer de mortos a pagar as inúmeras caixas de cerveja que honestamente ganhei com o suor do rosto de Toró, Ibson e companhia. Mas eu até compreendo esses caloteiros desclassificados, pra eles é mais fácil se fingir de morto do que fingirem que são homens e pagarem suas apostas.

Depois que levam um sacode do Mengão esses muquiranas se comportam como os doentes que acabam de descobrir que são portadores de moléstia incurável. Primeiro ele negam o fato cristalino, evidenciado na frieza dos números exibidos pelo placar, e tratam de inventar desculpas esfarrapadas que vão desde a injustiça dos deuses do futebol a supostos e inverificáveis complôs arquitetados para beneficiar o Flamengo. São uns comédias.

O passo seguinte são as suas tentativas patéticas de desqualificação da nossa vitória, por isso essa caôzada improcedente de que o jogo não valia nada. Peraí, (pausa pra mais uma gargalhada), não vale nada para eles que completaram ontem 1673 dias sem ganhar absolutamente porra nenhuma. Aliás, a guisa de estatística vale lembrar que desde o longínquo ano de 2003 que nós, flamenguistas favelados, desdentados e analfabetos, não passamos um ano sequer sem ganhar deles e tirar muita onda com a cara de bobo dos bacalhaus.

A terceira fase é o desespero, que se manifesta quando eles começarem a buscar culpados entre as próprias hostes bacalhoescas, iniciando um processo inquisitório que geralmente acaba em quebra-quebra generalizado na pocilga de São Janu. Por mim podem botar aquilo tudo abaixo, não fará a menor falta e ainda livrará a Cidade Maravilhosa de um dos seus mais antiestéticos trambolhos arquitetônicos.

O importante é que pra nós, rubro-negros, a vitória máscula e afirmativa de ontem valeu o importante, exclusivo e valioso Troféu Souza Aguiar, uma homenagem dos médicos aos rubro-negros mais doentes do Brasil. Nem precisava ser flamenguista para saber que era mais do que evidente que com uma taça em jogo o rancoroso freguês ia abrir as perninhas mais uma vez pra nós. Não deu outra, o Troféu Souza Aguiar foi pra Gávea e os vascaínos foram para..., hummpf. Caramba combinamos com os caras da globo.com que não íamos mais escrever palavrões aqui no blog. Me ajuda aí, galera. Pra onde vocês acham que eles foram?

Mengão Sempre

Direto da obra

Conheci o Roberto Passos logo após a conquista de 81. Eu era um garoto, e exatamente por meus agradecimentos, cultivamos uma amizade que dura até hoje. Roberto Passos, para quem não lembra, foi o Ladrilheiro que invadiu o Maraca e calou a boca da torcida "deles".
E ontem, depois de mais uma vitória, ele nos enviou esse texto, que ao mesmo tempo deflagrou para alguns sites com cheiro de bacalhau. Por solicitação do próprio Roberto, troquei o nome dos colunistas e não citei o site.

Enjoy!!!!

"Quando eu disse que vocês desse site são os melhores humoristas do Brasil, no gênero humorismo involuntário, eu não estava exagerando.
O cabo-verdiano Manoel teve a pachorra, em sua coluna do dia 15 último, de referir-se ao Flamengo, of all clubs, como "freguês".
Em seu perfil no site, esse cavalheiro afirma que freqüenta o Maraca desde 1981 (um belo ano, como o Vasco nunca teve nem nunca vai ter). Não sei que conhecimentos aritméticos tem o sr. Joaquim, mas, desde que ele começou a freqüentar o Maior do Mundo, casa do Flamengo, o Flamengo ganhou oito decisões em cima dos primos pobres do subúrbio; o time preferido de escassos 5% dos brasileiros ganhou três em cima do Flamengo.
Oito a três! E o sr. Joaquim, talvez acostumado às lides da padaria ou do botequim, vem chamar o Flamengo de freguês.
2007 acabou para o Vasquinho. Como não ganhou o carioca (vencido pelo Flamengo) nem tem a menor condição de ganhar o Brasileiro (onde está atrás do Flamengo), restava à incolor agremiação suburbana o consolo de ganhar o tal "campeonato à parte" a que se refere o paquidérmico Eurico Miranda: os clássicos com o Flamengo.
Os senhores hão de se lembrar bem, que essa foi A ÚNICA alegria que tiveram ao longo do ano: alguns meses atrás, quando bateram o Mais Querido num joguinho absolutamente intranscendente de meia temporada, os senhores falavam aqui em "showcolataço" e outros delírios semelhantes. Por aí se vê a importância central que tem o Flamengo no imaginário coletivo dos poucos adeptos dessa agremiação co-irmã do São Cristóvão: para o vascaíno, ganhard o Flamengo em jogo de turno equivale ao Maracanazo para os uruguaios --toda a auto-estima futebolística dos torcedores do time pequeno está centrada nessa vitória episódica, prosaica, sobre o time grande.
Mas veio o Brasileiro e veio a vitória do Flamengo, que para a gente é só um jogo a mais, em nada diferente de uma vitória sobre o Goiás, o Paraná Clube ou o Sportivo Arapiraca -- que, as pesquisas demonstram, têm torcidas maisou menos do mesmo tamanho da do Vasco da Gama. Uma vitória que põe as coisas no seu devido lugar: o Vasco atrás do Flamengo no Brasileiro, assim como esteve atrás do Flamengo no Carioca, assim como estará atrás do Flamengo peromnia saecula saeculorum.
De modo que eu venho aqui só para esfregar em vossos cornos a diferença abissal que existe entre Flamengo e Vasco, para que os Joaquins e Manoeis não fiquem aí dizendo bobagens impunemente. Não foi em 2007 que o Vasco aliviou o eterno recalque que os persegue desde a nossavitória na bola e no braço no primeiro Flamengo x Vasco na década de 20 --agravada pela cabeçada de um Valido febril em 1944, pela cabeçada de Rondinelli em 1978 ("aqui começa o maior time de todos os tempos"), pelo olé do Ladrilheiro em 1981, pela bomba do Rodrigo Mendes em 1999, pela pintura do Petkovic em 2001, pelas embaixadinhas do Beto em 2000 e 2001, pela confirmação de uma freguesia antiga como a Coluna Prestes ou a presidênciade Arthur Bernardes em 2006.
O Vasco termina 2007 como começou: ruminando a freguesia contra o único time que povoa os vossos sonhos mais delirantes, os vossos pesadelos mais reais,as vossas obsessões mais persistentes. O único CAMPEÃO DO MUNDO desta comarca, o único time penta do Brasil, o único tetra-tri do Rio, o dono da maior torcida do Brasil e do mundo (enquanto a de vocês se reduziu arisíveis 5%): o Clube de Regatas do Flamengo, eterno algoz desse time sem cor e sem glória cujo ídolo maior é um cartola que não ganha título nenhum em cima do Flamengo há DEZENOVE ANOS.
Aliás, por onde andam aqueles barris de chope que o Dr. Eurico armazena desde o ano da Graça de 1988 para um dia comemorar um título em cima do Flamengo? Alguém sabe me dizer?"
VICE PRA SEMPRE!
Roberto Passos, o Ladrilheiro

Campeão do Mundo


PAUSA PARA LEITURA

Noite bela em Curitiba ... Galera reunida, Bar do João, Juan Saavedra marcando presença, começamos arrasadores! 1 X 0 (Toró fazendo gol logo no comecinho...nem acreditei!)7 minutos de alegria e logo depois uma sequência infeliz: empate e expulsão, PQP, Robão começou a agir (eta juizinho desgraçado, se eu não fosse pela PAZ, dava um cacete nele quando esse paranaense descesse aqui no Aeroporto Afonso Pena em Curitiba!)

No penâlti eu nem quis ver, virei de costas para o telão e esperei a galera começar a gritar e pular para ter CERTEZA de que:

1. Não foi o Souza que tinha batido o penâlti;
2. Que o goleiro do Vasco não incorporou o espírito do Bruno e pegou;
3. Que fol gol mesmo e viramos o jogo...

Por falar em Souza o que aconteceu com ele ontem? Justiça seja feita, incorporou o Manto e partiu para cima, dirblou, teve raça, chutou, no camdomblé diriam que estava "atuado"! Acho que era o espírito do Pai Obina sentado no banco, querendo baixar no terreiro, que fez o Souza ficar assim... E o Cachaça mandou o Obina descer em cima de outro "cavalo" ...

Valia taça, o jogo era contra o Vasco... Ah! eu já sabia! Por hoje chega de futebol, vou ficar concentrado até domingo para dar um sacode no GAYmio e colocar um pé definitivo no G4.

Recomendo a todos uma boa leitura... O Código do Vice, um best seller escrito pelo analfabeto Eurico Miranda... À venda nas melhores padarias e mercadinhos do ramo... Huahuahaha

Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Parabéns, Vasco!

*Vice de novo!

O clássico entre Vasco e Flamengo nesta quinta-feira, às 21h45m, no Maracanã, valia um troféu ao time vencedor: a Taça Centenário Hospital Municipal Souza Aguiar.

A entrega do troféu faz parte das comemorações do maior hospital de emergência da América Latina. O Souza Aguiar fica localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Léo Moura: "É, né!? Vice de novo..."

Vasco x FLAMENGO

Campeonato Brasileiro - 2007
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 18/10/2007
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Hilton Moutinho (Fifa/RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Vasco
Silvio Luiz
Jorge Luiz
Júlio Santos
Vilson
Wagner Diniz
Andrade
Perdigão
Conca
Rubens Junior
Marcelinho
Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth

FLAMENGO
Bruno
Leo Moura
Rodrigo Arroz
Ronaldo Angelim
Juan
Rômulo
Cristian
Ibson
Toró
Maxi
Souza
Técnico: Joel Santana

Reservas:
Diego
Egídio
Luizinho
Tiago Sales
Colace
Renato Augusto
Obina


Comentem o jogo aqui!!!


PS: Espero uma vitória do Mengão para ao menos aliviar essa minha madrugada, que está bastante comprometida devido a uma dor na boca (no dente siso) que eu estou sentindo desde ontem. Enfim...


Obina Free!

ESGOTOU O ASSUNTO!!!! (Pausa para torcer...)


As pesquisas divulgadas sobre o número das torcidas no Brasil ,causaram um verdadeiro Tsunami na Nação, pois mexeram com o nosso orgulho, a nossa crença e nosso maior diferencial: sermos e continuarmos sendo ETERNAMENTE a maior e melhor torcida do Brasil.

Todo flamenguista acredita piamente que faz parte de algo único, inimitável, inalcançável e incomparável. Somos mais criativos, originais, marrentos e fazemos a diferença dentro e fora dos estádios.

As reações vistas neste blog e também fora dele, reafirmaram que não estamos mortos! Muito pelo contrário, estamos mais vigilantes do que qualquer imprensa paulistinha de merda imagina, alertas a todo tipo de ameaça que possa surgir.

Muitas idéias brilhantes surgiram dessa discussão ... É só garimparmos os comentários postados no blog nos últimos três dias para checarmos o que afirmo.

O jogo contra o nosso eterno Vice da Gama, dá um pit-stop nessa discussão, mudando o foco do nosso interesse: é o primeiro passo para partirmos com tudo rumo à Libertadores. Depois iremos pegar alguns adversários diretos nessa disputa pela vaga ... Como faço do meu Mengão uma profissão de fé, mais uma vez afirmo com todas as letras: LIBERTADORES? EU ACREDITO! E você?

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A Nação mais feliz



Letra:
A Nação mais feliz

"Não me canso de dizer
Que eu sou Flamengo até morrer...
Vibração igual nunca se viu
É A MAIOR TORCIDA DO BRASIL!!!

Não me canso de dizer
Que eu sou Flamengo até morrer...
É um sentimento, é o meu país
MINHA NAÇÃO É A MAIS FELIZ!!!"

Na onda de músicas que exaltam só o Flamengo, divulgo aqui um novo cântico que tem tudo para emplacar no Maracanã nos futuros jogos. Passeando pelas comunidades do orkut achei essa bela obra, e segundo alguns membros, essa música começará a ser cantada na Urubuzada, esperando eu que se espalhe para todo o estádio.

Sei que música é a especialidade do nosso nobre blogueiro Sérgio Caetano, mas não pude deixar de aproveitar esse espaço para divulgar essa bela canção de exaltação ao nosso Rubro-Negro.

FLAMENGO x Vasco

- O Joel não poderia começar o jogo com o Renato Augusto de titular. O mais prudente seria colocá-lo como opção no banco de reservas.

- O Joel também não poderia começar o jogo com o Rodrigo Arroz de titular na nossa zaga (fortes emoções virão). Acho que já era a hora do Tiago Salles. E vou mais longe: minha zaga titular seria Fábio Luciano e... Tiago Salles!

- Com Renato Augusto no banco, nosso baixinho argentino poderá deitar e rolar em cima daqueles jogadores botinudos no Vasco. Volto a repetir: mesmo que às vezes não atue bem o Maxi é peça-chave nesse atual esquema.

Clube dos 13

- Deu no site oficial do Mengão: a partir de agora, Flamengo, Botafogo, São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG se encontram em sessão permanente, e, juntos, tomarão as medidas necessárias em defesa de seus interesses, sempre abertos ao diálogo com os demais clubes. Boa iniciativa. O Clube dos 13 foi criado na década de 80 prometendo independência e união entre os clubes, mas, com o passar do tempo, o que vimos foi uma dependência ainda maior da CBF e da Rede Globo.

Seleção Brasileira

- Boa sorte aos rubro-negros Júlio Cesar e Juan na preliminar de logo mais (como vocês sabem, o jogo de fundo é amanhã).

terça-feira, 16 de outubro de 2007


E ainda aposto que a pesquisa foi feita de São Paulo pra baixo....

Saudações Rubronegras

segunda-feira, 15 de outubro de 2007


ACORDA NAÇÃO RUBRO-NEGRA !!!!!!!!!!

A notícia divulgada hoje sobre a pesquisa CNT/SENSUS que aponta a torcida do Flamengo como AINDA SENDO a maior do Brasil é péssima, se avaliarmos pelo lado relativo da questão!!!!! Sim, péssima ... E vou mostrar o porquê!

O Mengão foi o primeiro time do país a atingir a marca de 30 milhões de torcedores. Chegou a 33 milhões em 2004, o que correspondia a 18,1% dos 182 milhões de habitantes do país, população da época segundo estimativa do IBGE. Quando foi realizada a 1ª Pesquisa LANCE!-Ibope, em 1998, o Flamengo detinha a simpatia de 15,5% dos brasileiros.

Depois em 2001, subimos de 16,3% da população ( resultado revelado na segunda pesquisa) para 18,1% em três anos e meio.

Agora a CNT/SENSUS aparece com esse número de 14,4% da população, que, relativamente é menor do que a torcida que tínhamos em 1998. Apesar da margem de erro da pesquisa que é de três pontos (isso significa que podemos tanto ter 17,4% da torcida quanto somente 11,4% o que é pior ainda...), e de ter sido feita por outro instituto que não IBOPE, acendeu o alerta vermelho!!!

O maior patrimônio do Flamengo é a sua torcida e esta não teve nenhum trabalho de fidelização e de marketing por parte do clube nos últimos anos, apesar da tentativa isolada e da boa vontade de alguns poucos dirigentes (Mário Cruz é um deles).

Ainda é tempo de revertermos esse quadro e o Projeto EMBAIXADAS DA NAÇÃO é de vital importância para o clube, considerando que o grande quantitativo de torcedores rubro-negros está no circuito off-Rio.

Que nós somos o time de maior torcida do país, disso ninguém tem dúvida, o problema é que a nossa torcida (em números absolutos e relativos) vem caindo nos últimos quatro anos, coincidência ou não, pelo reflexo dos desmandos administrativos, das péssimas gestões, da bagunça generalizada que se instalou dentro dos muros da Gávea e, principalmente, pelo reflexo disso tudo que é a falta de títulos convincentes e de jogadores de alto nível que consigam envergar o manto sagrado com dignidade e bom futebol!

O Flamengo ainda é a maior marca do Brasil, mas precisa ser revitalizada! Ainda é tempo de retomarmos o nosso crescimento, e não deixarmos de ser a maior e mais respeitada torcida do Brasil e do Mundo! O momento crucial é agora, estamos na descendente e precisamos tomar atitudes, igualzinho se faz numa empresa!

Os números são frios e servem como alarme... Espero que daqui a 10 anos - se nada for feito agora - não venha a estar escrevendo sobre a ultrapassagem da torcida do São Paulo sobre nós... É tão ridículo pensar nisso, como é ridículo pensar que podemos perder o Maracanã...

Como também poderia ser ridículo pensar que a Mesbla (a maior loja de departamentos do Brasil) iria um dia quebrar, que a Varig deixaria de ser a maior companhia aérea do país ou mesmo que os Diários Associados deixariam de ser o maior conglomerado de comunicação desta nação.

E por falar nisso, vamos abrir o olho Nação Rubro-Negra, temos que agir agora, porque se deixarmos para depois, pode ser tarde demais...

Vinicius Nagem – Presidente da FLAPARANÁ
vinicius.nagem@gmail.com


Vamos lá, freguesa, que o bacalhau é fresco!

Quinta-feira o Mengão finalmente terá aquele compromisso adiado com nosso velho e decadente cliente. É uma pena que a pequena e infeliz torcida do pano-de-chão (ridículos 5 % dos torcedores brasileiros segundo a pesquisa CNT-Sensus) vá preferir assistir ao jogo pela TV ( GatoNet). Mesmo tendo ganhado domingo do time de boneca (bonecaaaaa, bonecaaaaaa, ti-me de bo-ne-ca) todo mundo sabe que os viceínos, ao contrário dos rubro-negros, não botam a menor fé no próprio time e também não vão botar a cara no Maraca. Dessa vez nem dá pra chamar eles de burros, o time deles é mesmo muito fraquinho.

Sabe como é, time do bacalhau tá na sua eterna crise, não ganha um campeonato desde o tempo do onça e ainda por cima enfrentará o seu mais impiedoso inimigo. Tem mais é que ficar em casa mesmo pra não chorar em público. Isso é chato porque a prodigiosa e lindona torcida do Flamengo não poderá bater mais um recorde de público, teremos que esperar até o jogo com o Gaymio no domingo. Mas vamos ver isso pelo lado bom: já tava mais do que na hora do Flamengo ter um joguinho fácil nesse Brasileiro.

Mengão Sempre

domingo, 14 de outubro de 2007


Uma comédia grega (nem tão engraçada pra eles) em alguns atos.


Primeiro ato - Fim do primeiro tempo. Um calor infernal, eu vestido de terno, gravata, cravo vermelho na lapela, grito meus últimos palavrões para o time. Souza perdeu um dos gols mais feitos que eu o vi perder pelo time. Desliguei a tv, reuni meus pais e fui pra igreja. Antes, naturalmente, pedi aos amigos Gustavo de Almeida e André Dória informes via sms.


Segundo ato - De posse do meu mp3, vejo meu amigo Juan Saavedra se aproximar. Eu estava completamente nervoso com o casamento, já tinha "quase chorado" umas 10 vezes, e resolvi ligar no jogo pra tentar relaxar. Dois minutos de audição, e eis que começa a comédia que entitula o texto. Pênalti para o paranada (Muhlenberg, Arthur, 2007 in Blog FlamengoNet). O comentarista da CBN, que não me recordo o nome, comenta: "Acertadíssima a decisão do juiz. Marcou o pênalti sem pestanejar" (claro que não foram essas as palavras, mas a essência era essa). Saí xingando, na porta da igreja. Meus convidados não entenderam absolutamente xongas. Juan me olhou e entendeu. Parou ao meu lado e perguntou: "Quem?". E eu disse: "Léo Medeiros, que acabou de entrar". O que aconteceu no minutos seguinte todos sabem. Aliás, vocês sabem. Pois eu comecei a pular, como se fosse um título, e gritando "Bruno! Bruno!". Naturalmente, alguns entenderam, mas preferiram ouvir as recomendações do médico: "Não contrariar o doente".
Não passou muito tempo pro juiz expulsar o lateral deles. E então, veio a melhor parte da comédia. O mesmo comentarista que elogiou o juiz, mas NA HORA, NA HORA DO LANCE, disse: "Essa arbitragem está extremamente tendenciosa. Vai expulsar o Adriano, e agora o Flamengo terá tudo para vencer".
E eu me perguntei: Que diabos? O pênalti não existiu, o josiel bateu mal pra cacete (provavelmente se borrou de medo do Bruno), o adriano deu uma sarrafada no Juan, e a arbitragem é tendenciosa???? Ok, senhor comentarista. O choro é livre.
Terceiro ato - Meu celular avisa. 2 mensagens simultâneas. Gol do Flamengo. Saí contando pra todos, como se fosse o nascimento de uma criança. De novo, não me contrariaram. Apenas sorriram e pronto.
Quarto ato - André Dória me avisa, via sms: "Em Curitiba, na Vila Capanema, a maior torcida do país canta "Ão, Ão, Ão, Segunda Divisão". Foi o que bastava. Eu podia me casar em paz.
Quinto ato - No meio da festa, fui homenageado com o Hino do Flamengo. Todos cantaram. Foi um dos pontos altos da festa.
Como todos puderam ver, uma comédia grega jamais será, necessariamente, engraçada. Nesse jogo de ontem, foi engraçada pra nós. Para mim, que moro em Curitiba desde 85, e me deparo com essa torcidinha de time pequeno tirando onda sempre que joga com o Flamengo. Acho que, depois de ontem, é melhor eles manterem o bico fechado....ou não?
Excelente semana a todos.

sábado, 13 de outubro de 2007

Flamengo, o Melhor do Rio*


*Entre os clubes de futebol profissional masculino

Os festivos dirão que foi uma vitória fundamental, uma épica jornada flamenga contra 11 seilaquenzinhos e também contra um dos juizes mais ladrões da América Latina. Os mais mal-humorados certamente dirão que o Flamengo fez sua pior partida no campeonato. Realmente, eles não estão de mau humor à toa. O numero de passes errados e dribles mal sucedidos no nosso time foi assustador. Longe de mim querer ofender os intimoratos guerreiros rubro-negros que foram buscar esses 3 pontos na bacia das almas, mas houve alguns momentos durante a tétrica pelada em que o Flamengo foi quase tão ruim quanto o paranada. Fato que sob qualquer perspectiva é inaceitável.

Mas se levarmos em conta todos os perrengues e obstáculos que o Flamengo foi obrigado a superar, o magro 1 x 0 ganha contornos de goleada. Ou seja, o resultado positivo fora de casa foi sensacional, mas os meios utilizados para obtê-lo foram altamente discutíveis. Se o Mengão jogar desse jeito de novo vai ser muito difícil não sair de campo com uma derrota. Por sorte o paranada é ainda menor do que imaginávamos. Na moral, um time desses não tem a menor condição de disputar a Segunda Divisão, são abaixo da crítica. O que só aumenta a vergonha e opróbio de, sob o descomando do amaldiçoado regime Franquista, termos perdido pra eles em Juiz de Fora.

Temporariamente ocupamos a 8ª posição no Brasileiro. Admito que seja meio sem sal e que não condiz com a magnitude do Flamengo, mas só de imaginar a cara de ânus dos precipitados arautos da desgraça que rebaixavam o Flamengo desde a 7ª rodada fica muito difícil reprimir a gargalhada. Todo torcedor do Flamengo já está mais do que ciente que a arco-íris é feia, burra, mal vestida e que não sabe fazer as mais elementares operações aritméticas, mas o rubro-negro sabe também que quem ri por último, ri melhor. Você pode estar achando tudo jóia e se divertindo como nunca imaginou nesse Brasileiro. Se prepare, você ainda vai rir muito às custas desses recalcados infelizes. Mas vamos combinar uma coisa: esperemos o embate entre os piores do Rio, amanhã no Maraca, pra começar a cobrar, com juros e correção monetária, as absurdas asneiras expelidas por essa gentalha. A conta é alta, muito alta. E alguém vai ter que pagar. Hahahahahaha!

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários