quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Nordeste, onde o Brasil é mais Flamengo

Para profundo e incurável emputecimento de todas as outras torcidas do Brasil, é de conhecimento geral que o único time nacional do país é mesmo o Flamengo. Realmente, quando o assunto é torcida não temos com quem rivalizar nem no Brasil, nem na América do Sul ou na Europa. Nossos adversários nesse quesito são a Seleção da China ou o Combinado Muçulmano, o resto não dá nem pra saída. Além de ser o clube de maior torcida do Rio de Janeiro, o que não é pouca coisa, o Flamengo ainda é capaz da façanha de alinhar 80% do total de seus torcedores (algum número gigantesco representando algo em torno de 30 milhões de pessoas) fora do seu estado natal.

E por falar em Natal, é lá mesmo, na capital mais oriental do país, que a Nação Rubro-Negra dará mais uma prova incontestável da sua força, pujança, multietnia e sobrenaturalidade. Natal, que na antiguidade foi conhecida como a Capital Vermelha, durante a Intentona Comunista de 1935, é hoje um enclave rubro-negro no Nordeste, onde a torcida do Mengão tem a absoluta hegemonia, mesmo entre as pequenas equipes locais. Natal é muito vermelha e preta, como poucas cidades do mundo podem se orgulhar de ser. Quando o Flamengo chega por lá é feriado informal e o povão rubro-negro recebe o Mais Querido com honras de chefe de estado, com flores no aeroporto, bandinha de música e correria atrás do ônibus. Jogar lá pra nós é como jogar na Gávea ou no Maracanã, com apoio total e irrestrito da população.

Ainda assim esse jogo é dos mais perigosos que o Flamengo tem pela frente. Pai Joel já chamou a atenção dos guerreiros, e proibiu a palhaçadinha: o América merece respeito. Mesmo sendo obrigado a enfrentar a esdrúxula situação de jogar em casa sem o apoio da própria torcida, o Dragão vai jogar sem compromisso, em seu campo e com o único objetivo de atrapalhar o Mengão em sua triunfante ressurreição no Campeonato Brasileiro. E ainda tem mais uma, sinistra: em função do ditatorial Horário de Verão, a partida de domingo será disputada sob pleno sol incandescente das 15: 00 hs potiguares. Quem já teve a oportunidade de torrar sob o sol natalense nesse horário sabe que o astro-rei se manifesta na forma de maçarico inclemente. Não sei como permitem que se dispute um jogo de futebol profissional nessas condições saarianas, mas sei que não vai ser mole, não.

Mas a paixão da torcida nordestina do Flamengo, que vai inevitavelmente lotar o Machadão, promete esquentar ainda mais o ambiente. A ruma de rubro-negros setentrionais está preparada para mostrar pros rubro-negros cariocas que são capazes de fazer uma festa tão bonita quanto as do Maraca. Eu quanto a isso fico tranqüilo. Sei que enquanto estiverem no Rio Grande do Norte, os jogadores do Flamengo, o Manto Sagrado e o título informal de TORCIDA MAIS DECISIVA DO BRASIL estarão em boas mãos.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários