domingo, 12 de março de 2006

Lançamento do livro Ser Flamengo

Será lançado no próximo dia 21 de março, no Rio, o livro Ser Flamengo (Edições Folha Seca). O evento acontecerá a partir das 19 horas no saguão de entrada do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, Rio.

O livro é resultado de uma parceria da equipe que administra o Blog da Flamengo NET com o idealizador e organizador da obra, o economista Luis Eduardo Wetzel B. dos Santos. Frequentador assíduo do Blog, o rubro-negro Wetzel teve a iniciativa de investir no projeto e procurou a equipe do blog. "Percebi que ele reflete de maneira bastante viva o sentimento do torcedor do Flamengo: as esperanças, as frustrações, as memórias".

Acordo feito, releu centenas de posts e fez uma seleção que reúne 63 textos publicados originalmente no Blog entre janeiro de 2004 e julho de 2005.

São crônicas escritas por 18 autores, com homenagens a ídolos eternos, narrativas sobre jogos memoráveis, análises sobre o momento do clube, reflexões sobre o passado, presente e futuro. "Tratei de dar a maior diversidade possível ao livro. Não tenho a pretensão de julgar quais são os melhores textos já publicados no blog", explica Wetzel em sua apresentação.

A orelha do livro é assinada por Junior, um dos maiores craques da história do clube. "A publicação desses textos no livro Ser Flamengo só ajuda a eternizar a paixão e a mística rubro-negras", testemunha.

O livro poderá ser encontrado na Livraria e Edições Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 - Centro - Rio de Janeiro - 21 2507 7175/2224 4159) e deve ser distribuído também em outras livrarias do Rio. A possibilidade de vendas por e-commerce está em negociação. Mais informações: envie um e-mail para blogdaflamengonet@gmail.com .

Anote na sua agenda. O evento de lançamento acontece na terça, 21/03, das 19 às 22 horas, na Av. Borges de Medeiros, 997 - Gávea. Todos os visitantes do Blog estão desde já convidados. Na noite de lançamento o livro estará sendo vendido por R$ 25,00.

Em acordo feito com o organizador, os autores abriram mão dos direitos autorais para doar o valor arrecadado com a vendagem para ajudar na construção do Centro de Treinamentos do clube. A tiragem é limitada.

Como é o livro

A obra, de 140 páginas, ficou com ótima qualidade editorial. Os 63 textos são distribuídos por oito capítulos. Jogos Inesquecíveis traz textos com lembranças de diversas partidas memoráveis. "Aquele gol foi o primeiro passo de um gigante", afirma Arthur Muhlenberg em sua narrativa sobre Flamengo 1 x 0 Vasco, em 1978, com gol de Rondinelli. Tributo aos Ídolos apresenta a homenagem a nomes como Zico, Dida e Junior. O capítulo tem um texto escrito pelo jornalista Roberto Assaf, especialmente para a homenagem aos 1000 jogos do Capacete. "Junior é figura obrigatória no 11 ideal de todos os tempos", pontifica Assaf.

No capítulo seguinte, Canto da Nostalgia, são encontrados textos como "O Flamengo e a Rádio, A benção Jorge Cury", de Mauricio Neves. "Eu sabia poucas coisas. Mas sabia que o maior do mundo era como Jorge Cury chamava o Maracanã, e sabia que logo ele estaria gritando um gol de Zico", rememora o autor.

Em Fé flamenguista fica explícita a paixão do torcedor, às vésperas de uma final. "Por alguns momentos, o mundo perde sentido, a razão deixa de existir, e você só pensa em gritar, saudar os jogadores que estão em campo para honrar a paixão que você sente pelo clube. (...) O que acontecerá quando o Flamengo estufar a rede?", indaga Lucas Dantas Loureiro no texto "É hoje".

Crônicas de uma derrota inclui desabafos pós-30 de junho de 2004. Em "Perdi, mas dei a volta olímpica", a repórter Carolina Elustondo conta a experiência - para ela bizarra - de acompanhar no gramado do Maracanã a comemoração do time do Santo André, numa festa que deveria ter cores rubro-negras.

O livro é fechado com o capítulo Luta pela sobrevivência. Gustavo de Almeida, autor de "Saudade com justiça", revela: "Num dia péssimo de Reginaldo Araújo, eu me peguei - confesso, isso é crime de lesa-pátria - pensando que poderia ter saudade até do Maurinho. Quando dei por mim, quase me ajoelhei no milho para me penitenciar por ter sentimento tão vil".

Ser Flamengo vai além das manifestações de fé, desabafo ou de nostalgia. A obra reúne momentos de pura diversão. É o caso do relato engraçado de Marcele Fernandes sobre a emoção de encontrar-se com Junior; ou o capítulo Jogadores sob juízo, em que Felipe é o réu, acusado por Arthur Muhlenberg e defendido por Lucas Dantas Loureiro.

A obra inova ao trazer para as prateleiras das livrarias o Flamengo sob o ponto de vista do torcedor. "O blog é uma radiografia da alma rubro-negra. E este livro representa uma oportuna e valiosa contribuição para a bibliografia sobre o clube, reservando a emoção de seus torcedores para aqueles que virão", afirma Juan Saavedra, fundador do blog, ao apresentar o livro.

FICHA TÉCNICA

Ser Flamengo
Luis Eduardo Wetzel B. dos Santos (organizador)
Edições Folha Seca, Rio de Janeiro, 2006
Brochura, 140 págsinas

Autores dos textos: Alberto Rocha Filho, Alexandre Souteiro (o Alex doTriplex), Alvaro Sant´Anna, Arthur Muhlenberg, Carolina Elustondo, Gustavo de Almeida, João Marcelo Ehlert Maia, João Simões Lopes Filho, Juan Saavedra, Lucas Dantas Loureiro, Marcele Fernandes, Márcio Simas, Mario Cruz, Mauricio Neves, Nelson Bata de Oliveira, Pedro Paulo Gandra Torres, Renato Freire e Roberto Assaf.

Flamengo Net

Comentários