segunda-feira, 22 de outubro de 2007




A torcida original


Existem dois Brasis. Um que sonha, que tem glamour, que faz espetáculo, que representa a essência da vida. O outro, um Brasil cinzento, prático, matemático, que corre atrás dos resultados de forma fria e milimétrica. O primeiro Brasil é carnaval, é música, é cinema, é vida e emoção. O segundo é o benchmarking, o capitalismo selvagem, o dinheiro, a ganância e o vale-tudo do poder.

O primeiro Brasil é a arte, o segundo Brasil é o dinheiro. A se materializarem as previsões dos matemáticos de plantão, teremos na Libertadores: São Paulo, Palmeiras, Santos e Flamengo. O primeiro Brasil terá um único e exclusivo representante no G4...

Analisando com viés sociológico,qual o grande motivo que faz o Mengão apaixonar, arrebatar multidões, emocionar? Simples ... ele representa o elo de ligação do brasileiro com a sua criatividade e paixão. É a torcida original.

Flamengo é a cara do Rio, que por sua vez inspira e é um ícone para esse imenso país, santuário da beleza e da arte. O primeiro Brasil produziu “Garota de Ipanema” , um hino cantado pelos quatro cantos do mundo... Alguém já escutou “Garota da Paulista” ????? O primeiro Brasil é o cenário de filmes que são sucesso de bilheteria nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, despertando o fascínio e atenção de todos por onde são exibidos. O primeiro Brasil faz o original e melhor carnaval do mundo, que o segundo Brasil tenta copiar de forma insossa. O primeiro Brasil criou a tanga e inspirou a bossa nova. O primeiro Brasil lança moda, cria estilo, inventa gírias...

É essa emoção espontânea, que faz o manto jogar, que torna a nossa torcida a mais criativa, bela e empolgante de todas... Podem comprar juiz, influenciar o tapetão, mudar mando de campo, fazer o diabo para tentar calar a voz que vem dos nossos corações. Nosso canto ecoa no Maraca e se espalha por toda a nação, batendo recordes seguidos de público, fascinando e produzindo algo inimitável: sai do chão, sai do chão, a torcida é do Mengão! Deu para entender por que não adianta tentar copiar ?


Vinicius Nagem
Presidente da FLAPARANÁ

vinicius.nagem@gmail.com

Flamengo Net

Comentários