sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Direto da obra

Conheci o Roberto Passos logo após a conquista de 81. Eu era um garoto, e exatamente por meus agradecimentos, cultivamos uma amizade que dura até hoje. Roberto Passos, para quem não lembra, foi o Ladrilheiro que invadiu o Maraca e calou a boca da torcida "deles".
E ontem, depois de mais uma vitória, ele nos enviou esse texto, que ao mesmo tempo deflagrou para alguns sites com cheiro de bacalhau. Por solicitação do próprio Roberto, troquei o nome dos colunistas e não citei o site.

Enjoy!!!!

"Quando eu disse que vocês desse site são os melhores humoristas do Brasil, no gênero humorismo involuntário, eu não estava exagerando.
O cabo-verdiano Manoel teve a pachorra, em sua coluna do dia 15 último, de referir-se ao Flamengo, of all clubs, como "freguês".
Em seu perfil no site, esse cavalheiro afirma que freqüenta o Maraca desde 1981 (um belo ano, como o Vasco nunca teve nem nunca vai ter). Não sei que conhecimentos aritméticos tem o sr. Joaquim, mas, desde que ele começou a freqüentar o Maior do Mundo, casa do Flamengo, o Flamengo ganhou oito decisões em cima dos primos pobres do subúrbio; o time preferido de escassos 5% dos brasileiros ganhou três em cima do Flamengo.
Oito a três! E o sr. Joaquim, talvez acostumado às lides da padaria ou do botequim, vem chamar o Flamengo de freguês.
2007 acabou para o Vasquinho. Como não ganhou o carioca (vencido pelo Flamengo) nem tem a menor condição de ganhar o Brasileiro (onde está atrás do Flamengo), restava à incolor agremiação suburbana o consolo de ganhar o tal "campeonato à parte" a que se refere o paquidérmico Eurico Miranda: os clássicos com o Flamengo.
Os senhores hão de se lembrar bem, que essa foi A ÚNICA alegria que tiveram ao longo do ano: alguns meses atrás, quando bateram o Mais Querido num joguinho absolutamente intranscendente de meia temporada, os senhores falavam aqui em "showcolataço" e outros delírios semelhantes. Por aí se vê a importância central que tem o Flamengo no imaginário coletivo dos poucos adeptos dessa agremiação co-irmã do São Cristóvão: para o vascaíno, ganhard o Flamengo em jogo de turno equivale ao Maracanazo para os uruguaios --toda a auto-estima futebolística dos torcedores do time pequeno está centrada nessa vitória episódica, prosaica, sobre o time grande.
Mas veio o Brasileiro e veio a vitória do Flamengo, que para a gente é só um jogo a mais, em nada diferente de uma vitória sobre o Goiás, o Paraná Clube ou o Sportivo Arapiraca -- que, as pesquisas demonstram, têm torcidas maisou menos do mesmo tamanho da do Vasco da Gama. Uma vitória que põe as coisas no seu devido lugar: o Vasco atrás do Flamengo no Brasileiro, assim como esteve atrás do Flamengo no Carioca, assim como estará atrás do Flamengo peromnia saecula saeculorum.
De modo que eu venho aqui só para esfregar em vossos cornos a diferença abissal que existe entre Flamengo e Vasco, para que os Joaquins e Manoeis não fiquem aí dizendo bobagens impunemente. Não foi em 2007 que o Vasco aliviou o eterno recalque que os persegue desde a nossavitória na bola e no braço no primeiro Flamengo x Vasco na década de 20 --agravada pela cabeçada de um Valido febril em 1944, pela cabeçada de Rondinelli em 1978 ("aqui começa o maior time de todos os tempos"), pelo olé do Ladrilheiro em 1981, pela bomba do Rodrigo Mendes em 1999, pela pintura do Petkovic em 2001, pelas embaixadinhas do Beto em 2000 e 2001, pela confirmação de uma freguesia antiga como a Coluna Prestes ou a presidênciade Arthur Bernardes em 2006.
O Vasco termina 2007 como começou: ruminando a freguesia contra o único time que povoa os vossos sonhos mais delirantes, os vossos pesadelos mais reais,as vossas obsessões mais persistentes. O único CAMPEÃO DO MUNDO desta comarca, o único time penta do Brasil, o único tetra-tri do Rio, o dono da maior torcida do Brasil e do mundo (enquanto a de vocês se reduziu arisíveis 5%): o Clube de Regatas do Flamengo, eterno algoz desse time sem cor e sem glória cujo ídolo maior é um cartola que não ganha título nenhum em cima do Flamengo há DEZENOVE ANOS.
Aliás, por onde andam aqueles barris de chope que o Dr. Eurico armazena desde o ano da Graça de 1988 para um dia comemorar um título em cima do Flamengo? Alguém sabe me dizer?"
VICE PRA SEMPRE!
Roberto Passos, o Ladrilheiro

Campeão do Mundo

Flamengo Net

Comentários