segunda-feira, 15 de outubro de 2007


ACORDA NAÇÃO RUBRO-NEGRA !!!!!!!!!!

A notícia divulgada hoje sobre a pesquisa CNT/SENSUS que aponta a torcida do Flamengo como AINDA SENDO a maior do Brasil é péssima, se avaliarmos pelo lado relativo da questão!!!!! Sim, péssima ... E vou mostrar o porquê!

O Mengão foi o primeiro time do país a atingir a marca de 30 milhões de torcedores. Chegou a 33 milhões em 2004, o que correspondia a 18,1% dos 182 milhões de habitantes do país, população da época segundo estimativa do IBGE. Quando foi realizada a 1ª Pesquisa LANCE!-Ibope, em 1998, o Flamengo detinha a simpatia de 15,5% dos brasileiros.

Depois em 2001, subimos de 16,3% da população ( resultado revelado na segunda pesquisa) para 18,1% em três anos e meio.

Agora a CNT/SENSUS aparece com esse número de 14,4% da população, que, relativamente é menor do que a torcida que tínhamos em 1998. Apesar da margem de erro da pesquisa que é de três pontos (isso significa que podemos tanto ter 17,4% da torcida quanto somente 11,4% o que é pior ainda...), e de ter sido feita por outro instituto que não IBOPE, acendeu o alerta vermelho!!!

O maior patrimônio do Flamengo é a sua torcida e esta não teve nenhum trabalho de fidelização e de marketing por parte do clube nos últimos anos, apesar da tentativa isolada e da boa vontade de alguns poucos dirigentes (Mário Cruz é um deles).

Ainda é tempo de revertermos esse quadro e o Projeto EMBAIXADAS DA NAÇÃO é de vital importância para o clube, considerando que o grande quantitativo de torcedores rubro-negros está no circuito off-Rio.

Que nós somos o time de maior torcida do país, disso ninguém tem dúvida, o problema é que a nossa torcida (em números absolutos e relativos) vem caindo nos últimos quatro anos, coincidência ou não, pelo reflexo dos desmandos administrativos, das péssimas gestões, da bagunça generalizada que se instalou dentro dos muros da Gávea e, principalmente, pelo reflexo disso tudo que é a falta de títulos convincentes e de jogadores de alto nível que consigam envergar o manto sagrado com dignidade e bom futebol!

O Flamengo ainda é a maior marca do Brasil, mas precisa ser revitalizada! Ainda é tempo de retomarmos o nosso crescimento, e não deixarmos de ser a maior e mais respeitada torcida do Brasil e do Mundo! O momento crucial é agora, estamos na descendente e precisamos tomar atitudes, igualzinho se faz numa empresa!

Os números são frios e servem como alarme... Espero que daqui a 10 anos - se nada for feito agora - não venha a estar escrevendo sobre a ultrapassagem da torcida do São Paulo sobre nós... É tão ridículo pensar nisso, como é ridículo pensar que podemos perder o Maracanã...

Como também poderia ser ridículo pensar que a Mesbla (a maior loja de departamentos do Brasil) iria um dia quebrar, que a Varig deixaria de ser a maior companhia aérea do país ou mesmo que os Diários Associados deixariam de ser o maior conglomerado de comunicação desta nação.

E por falar nisso, vamos abrir o olho Nação Rubro-Negra, temos que agir agora, porque se deixarmos para depois, pode ser tarde demais...

Vinicius Nagem – Presidente da FLAPARANÁ
vinicius.nagem@gmail.com

Flamengo Net

Comentários