sábado, 4 de março de 2006

Boas novas na Gávea

Ao contrário do meu companheiro e amigo Juan, estou confiante em relação às perspectivas do Flamengo de Waldemar Lemos. E explico o porquê da minha confiança.

O irmão de Oswaldo não tem preguiça de trabalhar, sabe lidar com os jogadores, não é de inventar soluções mirabolantes e tem consciência de que esta pode ser a chance da sua vida. Waldemar tem em mãos um elenco de qualidade (embora muita gente acredite no contrário) e tem inteligência suficiente para extrair o melhor deste grupo de jogadores.

Mas minhas mais otimistas expectativas são em relação a uma pouco notada contratação, que veio junto com Waldemar. É o preparador-físico Alexandre Sanz. Cria da Gávea, o estudioso Sanz era o auxiliar de Toninho Oliveira em 1999. Ficou nos profissionais até a Copa dos Campeões de 2001. Era voz corrente na Gávea que o professor Alexandre era o grande responsável pela exuberância física do time. Mas, sabe-se lá porque, Alexandre foi inexplicavelmente rebaixado ao time de juniores depois da Copa dos Campeões e pouco depois demitido do clube pelo funesto Anderson Barros, sob a esfarrapada desculpa de corte no orçamento. Curiosamente, o preparo físico do time foi duramente criticado pelo então técnico Zagallo durante o Brasileiro de 2001, quando Toninho Oliveira já não contava mais com o auxílio de Alexandre Sanz na preparação da equipe.

Outra vantagem de Sanz é a afinidade que tem com o fisiologista Paulo Figueiredo, um dos melhores do Brasil e que havia entrado em rota de colisão com o preparador-físico trazido por Espinosa, Divino Ferreira. Paulo discordava, entre outras coisas, das corridas de 30 minutos em volta do campo ministradas por Divino e da falta de treinos de velocidade. Coincidência ou não, Luisão, que ficou no Rio para recuperar a forma com Figueiredo quando a equipe foi para o Uruguai, é um dos melhores do time fisicamente. E isso com mais de 30 anos e dois pares de operações nos joelhos.

É nesta dupla que acredito. Paulo e Alexandre têm as condições necessárias para recuperar fisicamente o time do Flamengo, inacreditavelmente mal preparado mesmo após passar um mês em Teresópolis. E com o time em plenas condições físicas, tenho certeza que o rubro-negro Waldemar Lemos colocará o Flamengo de volta no caminho das vitórias.

Flamengo Net

Comentários