domingo, 19 de fevereiro de 2006

Não é só o goleiro

Pegando carona no post do Juan logo abaixo, queria dizer que os nossos problemas dentro de campo, se resumissem ao goleiro, eu daria uma festa. O buraco é bem mais embaixo.

Pra mim, e acho que para muitos, já é lógico que o treinador não serve. Passou um mês treinando essa equipe, para não apresentar absolutamente nada. Como o time é quase o mesmo do ano passado, eu até diria que de nada vale mandá-lo embora, uma vez que o elenco é ruim e não há treinador que dê jeito. Mas um bom comandante pegaria essa equipe e faria um belo churrasco com direito a carneiro, baby-beef e costela de boi. Já dá para agradar e ir melhorando com o tempo. Mas o Espinoza, mesmo com a fama, não faz nada mais do que o tradicional início de churrascaria "franguinho e linguiça, senhor?" que todo mundo já conhece e recusa.

Não há padrão, não há jogada, não há inversão de jogo, substituição ousada, nada. Não sabe a hora de mudar o time, não sabe quem colocar e onde, dá mesmo a impressão de ser um mero distribuidor de coletes nos treinos. E com um time que é quase o do ano anterior, o resultado não deverá ser muito diferente. Mas aí entra exatamente a questão do time.

Eu acho ruim, já achava ruim no ano passado e não mudo minha opinião. Os outros que "estão no mesmo nível" vencem seus jogos e não enfrentam porcarias como Friburguense, Portuguesa e Madureira. Os três grandes do Rio estão mal? Danem-se eles. No brasileiro não jogaremos apenas contra eles. E, novamente, passamos um mês na Granja Comary para que o Leonardo Moura fizesse uma inversão de jogo e mandasse a bola a 20 metros do "alvo". Tudo bem, todo mundo erra. Aí, cinco minutos depois, ele tenta fazer outra, de três dedos, era bisonhamente, de novo e sai o gol do Friburguense.

Eu vejo jogadores acertarem passes do dois metros, mas quando tentam de três, erram. Não há treino básico. Vejo o Fernando, sempre ele, atropelar atacantes adversários e contar com a boa vontade do árbitro em não marcar pênalti. Isso em todo jogo. Ele atropela e ainda sai xingando. E continua jogando como se fosse o único zagueiro do mundo.

Legal que o Luizão entrou fazendo gol, ele está lá pra isso. Tomara que funcione sempre. Mas o time precisa mais do que um atacante fazedor de gol. Ou de um técnico decente. Precisa de muito mais. Essas são premissas básicas para a formação de uma equipe no mínimo competitiva. Só que, depois de um mês treinando com afinco (foi o que disseram) e depois de oito jogos com apenas uma vitória, acho que podemos afirmar que tudo o que o Flamengo não tem, hoje, é uma equipe competitiva. Mais uma vez, culpamos a arbitragem e seu "esquema maléfico para rebaixar o Flamengo".

Podem até trazer outros jogadores, técnico e sei lá mais o que, mas eu acredito na realidade, no que vejo, não em promessas. E hoje, é isso aí.

Flamengo Net

Comentários