segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

O uso de uma marca líder na mente do consumidor

Poucos devem ter lido "Posicionamento", uma teoria de 2 papas do marketing. Cita a importância de uma marca ser líder, e consequentemente a forma que ela atua na mente dos clientes e consumidores. Por exemplo, se alguém fala refrigerante, a maioria certamente se lembrará de coca-cola, e vai por aí.
Isso tudo para lembrar aos nobres amigos a visibilidade e importância da marca FLAMENGO, naturalmente apoiado pelo número que tangencia os 35 milhões de torcedores, o que nos coloca como REFERÊNCIA quando se trata de futebol (infelizmente nem sempre a referência é positiva, ainda mais pelos últimos acontecimentos, mas ainda temos um enorme apelo).
Como todos sabem, temos um contrato com a Petrobrás, que pelo que sabemos é altamente prejudicial. Ahn, prejudicial?? São 500 mil por mês....para o Flamengo??? Pouco dinheiro, muito pouco. Em relação ao nosso poder, ao inúmero vezes que aparecemos nas tvs, jornais, internet, revistas, é muito barato pelo que expomos a marca da estatal em nossos uniformes. Basta pegar os preços tabelados das mídias, calcular as aparições, etc, e vcs verão do que falo.
Eis que hoje, dia 20 de fevereiro, fechamos um contrato pelos mesmos 500 mil reais mensais com uma cervejaria. Uma "nova" cervejaria. Não citarei o nome. Não recebi nada pra citar a marca. E mesmo sabendo que, com o 1 milhão adiantados, colocaremos os salários em dia, achei uma profunda ignorância de nossos diretores assinar tal contrato.
Primeiro, por não ser uma marca líder. Deve ser a quarta, quinta em share. Honestamente, não sou favorável ao "só tem tu, vai tu mesmo".
Segundo, por não ser um contrato financeiramente interessante em face da exposição que a marca Flamengo oferece. Caio no cálculo das mídias supracitado.
Terceiro, respondo a pergunta que alguns farão. "Pq vc não vai lá e arruma alguma coisa melhor? Deveria apoiar o que conseguimos".
Respondo, pois: é impossível entrar no fechado mundo de diretores que habitam a Gávea há anos. Perdemos negócios pela falta de visão dos caras e pelo provincianismo de nossos diretores, que acreditam viver em 1950. E quando os grandes investidores decifram o amadorismo, eles pulam fora. Eu pularia.

Eu não gostei. Achei péssimo negócio. Mas como a maioria acha que "devemos esperar", ou "que devemos dar tempo ao tempo"....bom, cada cabeça é uma sentença.

ERRATA:
Consultei um conselheiro do clube para confirmar o valor de 13 milhões/ ano.
Mas continuo questionando se o valor é EFETIVAMENTE esse. Alguém já leu o contrato?

Flamengo Net

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