quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Museu do Flamengo.

Terça-feira tivemos o lançamento da pedra fundamental do Museu do Flamengo, ou seja, até que enfim deu-se inicio às obras do tão sonhado e esperado museu. O Blog da FlamengoNet não ficou de fora desse lançamento e repasso aqui para vocês meu parecer.
O projeto é grandioso, são 2.500 metros quadrados de area , com dois andares e vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. A entrada ficará bem de frente para a loja Fla Concept. Como a maioria aqui ja sabe a Olympikus é a principal parceira do Flamengo na construção desse museu, e entrou com R$ 8 milhões no projeto, que serão pagos através da venda de camisas e da receita de 10 novas lojas que deverão ser instaladas pela empresa com a marca Flamengo.
Nem preciso dizer a importância desse museu para a cidade do Rio de Janeiro né? Com a proximidade de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada na cidade a quantidade de turistas que vão passar por ali é inimaginavel. Ainda mais pela localização privilegiada e pelo nome que a marca Flamengo carrega no exterior.
Aquela história de que quem vive de passado é museu não funciona com o Flamengo, disso todo mundo sabe. Todo mês de 12 a 15 troféus dão entrada no clube, de suas diversas modalidades. E nessa brincadeira o Clube de Regatas do Flamengo ja acumula por volta de 6.800 troféus, que ficam numa sala abandonados por falta de local para exibição. Com o museu eles serão expostos para a apreciação de todos nós Rubro Negros. Além de troféus, também serão exibidas flâmulas, uniformes, bolas e todo tipo de peças ou acessórios que traduzam e façam parte da história flamenga.
No pavimento inferior um grande painel multimídia vai contar a história do clube fazendo um paralelo com a história da cidade do Rio de Janeiro e a cultura brasileira. Um amplo mural cronológico vai explorar também a área da comunicação ao logo do tempo, através de jornais, fotografias, ilustrações, radio, televisão, internet, etc. Outras salas vão retratar diversas situações também nesse pavimento, mas nesse caso vale guardar o segredo.
No pavimento superior ficarão expostos os troféus, os mantos, textos importantes, além de uma área dedicada a musica popular brasileira inspirada no Flamengo, e uma área de jogos onde o visitante poderá jogar totó, botão, futebol virtual(video game), quiz, entre outros. Não será o maior museu em termos de espaço, mas será o maior museu em termos de acervo do Brasil na área do futebol.
Foi apresentada também uma "cápsula do tempo" onde todos os presentes puderam deixar textos, camisas, jornais, fotos e etc, para que fossem lidos daqui a 10 anos que será quando ela será reaberta. Tive o prazer de colaborar com um texto para a capsula e fazer parte dessa história.
No evento estiveram presentes diretores da Vulcabrás/Azaléia e da Olympikus, muitos conselheiros, dirigentes e ex dirigentes do Flamengo, além de ex atletas como Adilio e Julio Cesar do futebol, Jaqueline do volei, e atletas atuais da ginástica(irmãos Hipólito, Jade Barbosa), basquete(Marcelinho e Helio), remo(Fabiana Beltrame), natação, judô, imprensa e blogueiros. Foi passado um video emocionante com depoimentos de vários grandes atletas que ja passaram pelo clube.
Para que possam ter melhor idéia do que rolou, preparei esse material em video para vocês:











Dão no Twitter: http://twitter.com/dao_tavares

Flamengo Net

Comentários