sexta-feira, 20 de abril de 2007

EDITORIAL - CONTRA A PATRULHA IDEOLÓGICA

O quebra-pau nos comentários sobre a questão "vaias" revela muito mais do que um debate legítimo sobre a oportunidade ou não de dirigir, neste momento, apupos ao time e à comissão técnica. Está certo quem acha que deve vaiar e está correto quem acredita que as vaias não são adequadas. Cada um pensa e se manifesta do jeito que melhor julgar, dentro dos preceitos constitucionais.

No entanto, é atemorizante constatar que, mais uma vez, sob o pretexto de defender sua opinião, alguns nobres visitantes do Blog caiam na armadilha da patrulha ideológica. Já cansamos de afirmar que cada um é torcedor a sua maneira, absolutamente respeitável desde que não transgrida os preceitos constitucionais e os códigos civil e penal. Nem por isso, a priori, são "mais" ou "menos" Flamengo. Somos uma massa estimada em 35 milhões de brasileiros. Exigir de uma população dessa monta que tenha exatamente o mesmo comportamento o mesmo modo presumivelmente certo de reagir, é obra para Goebbels. Entretanto, nós, torcedores do Flamengo, não somos uma juventude hitlerista ou iluminados trotkistas ou integralistas que dizem anauê. Somos Flamengo, orgulhosos da nossa diversidade e pluralidade.

Cada um tem a opinião que quiser. E nesse Blog temos o cuidado de respeitá-las. Muitas vezes deixamos passar comentários indiretamente ofensivos, ou com os quais não concordamos (ainda que dos próprios autores dos posts), justamente para evitar algo que repugnamos: a censura. Mas não podemos ser tolerantes com qualquer tipo de policiamento do pensamento, sobretudo quando esse chega ao nível de hostilidades hoje registradas.

Sempre que isso acontecer, seremos obrigados a adotar uma medida salomônica, moderando o Blog e, se preciso for, banindo todos que procuram desencorajar - pela hostilidade e agressividade - qualquer idéia que questione suas "verdades absolutas". O recado vale para todos. Seja quem for.

Flamengo Net

Comentários