sexta-feira, 20 de abril de 2007

As Vaias da Ira

A polêmica sobre as vaias da torcida detonada com pioneirismo aqui no blog e que agora chega ao grande público através da insidiosa serpente global da conspiração anti-flamengo vai cada vez mais adquirindo colorações religiosas. A postura de alguns torcedores poderia ser classificada como fundamentalista, já que prega a proibição das vaias, o apoio incondicional ao time independentemente da qualidade do futebol apresentado e a excomunhão de quem ousar vaiar sob a estigmatizante pecha de não-flamenguista. Pessoalmente, acho exagerado, mas como são torcedores dá pra entender.

Com a mesma intransigência que a Teoria da Evolução das Espécies ainda não é aceita no Bible Belt, o fato que muitos fundamentalistas flamengos se recusam a aceitar é que a equipe vem se apresentando sofrivelmente há mais de um mês e contando com sorte pra avançar nas competições. E não admitem a possibilidade de que vaiar agora pode ser o catalizador das mudanças administrativo-esportivas que se fazem necessárias para que o ano de 2007 que começou tão bem não termine tragicamente depois de uma traulitada do Vélez, do Necaxa ou de um time cucaracho medíocre qualquer. Mas são verdadeiros torcedores do Flamengo e por isso essa postura medieval é até compreensível.

O que é incompreensível e totalmente inaceitável é que os ditos profissionais do futebol do Flamengo venham a público reclamar das vaias da torcida. Pior, esses profissionais covardemente tentam jogar a responsabilidade de mais uma crise no clube nas costas de quem, em ultima instância, paga os seus salários com o dinheiro suado dos ingressos. Haja cara de pau. O clube atravessa uma crise administrativa há decênios, os salários estão em atraso, cotas de patrocínio retidas, a politicagem mais rasteira se instalou no Depto. de Futebol onde a guerra de egos é constante e a culpa é das infelizes testemunhas que vaiaram a mulambenta exibição de Roniéliton, Saci e seu Craiton contra os pataxós bolivianos?

O time vem cumprindo seu papel, na conta do chá. Isso não dá o direito ao Ney Franco vir cantar de galo e estranhar que a torcida não tenha feito carreata pra comemorar o 1 x 0 bisonho dessa quarta feira. Ele devia é trabalhar mais duro com o time e tentar mostrar algo mais consistente do que 20 minutos de bom futebol contra um time pequeno boliviano. Por ter vindo lá dos cafundós mineiros talvez Ney Franco não conheça como devia a História do Flamengo. Mas um cara tão matreiro como ele já devia ter percebido que NO FLAMENGO A TORCIDA É SAGRADA.


Já houve outro técnico que tentou culpar a torcida por más apresentações da equipe. Foi o capitão Cláudio Pêcego Coutinho, que num de seus primeiros jogos dirigindo a equipe, contra a Portuguesa em 1977, no campinho da Ilha do Governador, tentou invadir a arquibancada e a torcida só escapou da fúria do treinador graças ao alambrado, ao doutor Célio Cotechia e ao massagista Isaías que contiveram o furibundo militar. Mas depois desse mico histórico o Coutinho nunca mais culpou a torcida do Flamengo, pelo menos não em público.

Nesse mesmo time jogava o Cláudio Adão, tremendo centroavante, artilheiro que muitas vezes fez mais gols que o Zico. O negão era vaiado impiedosamente pela torcida, mesmo quando fazia 3 gols por partida e nunca reclamou. Quem é o Souza pra reclamar da torcida do Flamengo, supostamente em defesa de Roni? O que o Souza já fez pelo Flamengo pra tirar essa onda toda? Ele está é advogando em causa própria e querendo arrumar um salvo-conduto pra jogar mal e perder gol sem ser vaiado. E isso, simplesmente não existe, nem no Flamengo nem em lugar nenhum.

Todo mundo sabe que a torcida do Flamengo vaia até minuto de silêncio desde o tempo da baleeira Pherusa. Cite qualquer estrela da constelação rubro-negra, Zico, Junior, Leônidas, Zizinho ou Jair Rosa Pinto, todos eles, sem exceção, receberam sua cota, merecida ou não, de vaias da torcida do Flamengo. E nunca vieram choramingar em público por clemência. O respeito que ganharam dos rubro-negros foi conquistado em campo e não dando entrevistas.

Todos concordamos que para as estrelas do nosso elenco é impossível jogar como Zico. Mas se essas estrelas pretendem continuar no Flamengo elas tem a obrigação de, ao menos, se portar com a dignidade que Zico se portava e começar a agüentar as vaias como homenzinhos.


Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários