quarta-feira, 8 de março de 2006

EDITORIAL: Por um debate mais tolerante

Nos últimos tempos tenho testemunhado desentendimentos no sistema de comentários do blog. Não chega a ser algo de outro mundo. Este espaço é nada mais do que um espelho da diversidade de visões e de expressões sobre o que representa, para cada um, o ato de ser Flamengo.

Como fundador do Blog, no entanto, tenho uma certa preocupação com esse rumo. Não quero entrar em detalhes das discussões - falar de quem atirou a primeira pedra ou de quem revidou. Não creio que seja o caso de tomar partido. É missão do blog ser um espaço privilegiado para debate entre rubro-negros inteligentes. As discussões devem ser intensas, sim, desde que não descambem para ofensas de ordem pessoal - diretas ou indiretas.

A piori, não há um modo mais certo ou errado de ser Flamengo. O futebol toda hora nos surpreeende, e por isso é fascinante. Os otimistas e pessimistas de plantão não têm por que entrar em lutas fatricidas - precisamos tanto da acidez de quem vê que o rei está nu quanto do sonho de quem acredita que tudo vale à pena quando a alma não é pequena.

Creio firmemente que, não sendo apologia à violência física, deboches, agressões morais ou verbais, devem ser respeitados todos os modos de sentir-se Flamengo. Claro, senso de humor é necessário. Criticar é necessário. Exigir é necessário. Uma ironia pode ser bem-vinda. Mas pense sempre que o conteúdo da sua crítica deve se dirigir à opinião alheia, nunca ao autor.

O Blog não existe para gerar consensos forçosos, nem queremos que autores e visitantes comportem-se como freiras carmelitas. Só queremos promover o bom debate, a aliança entre os verbos discordar e tolerar. A defesa de pontos de vista não pode ultrapassar os limites da boa convivência, pois, do contrário, o Blog perde a razão de existir.

Se persistirem as desavenças, lamentavelmente teremos que ser obrigados a retomar a moderação dos comentários.

Juan Saavedra
Fundador
Blog da Flamengo NET

Flamengo Net

Comentários