sexta-feira, 3 de março de 2006

Algumas constatações e uma conclusão

Não acredito que um novo treinador possa resolver os problemas do Flamengo. Mas, ao mesmo tempo, não há como discordar da demissão do Espinosa. É como vocês acabaram de dizer: o cara teve tempo para treinar, amistosos para aprimorar a equipe... e nada! Foi incompetente, fato inquestionável.

Porém, vale lembrar: o Espinosa tinha um elenco razoável quando comandou o Fluminense, nos tempos pós virada de mesa (não me recordo o ano exato), e o clube conseguiu fazer boas campanhas no Campeonato Brasileiro. No ano passado, o técnico deu um bom padrão ao Brasiliense e a equipe atuou bem em várias partidas, e isso eu acompanhei de perto, mas o time não tinha um atacante sequer que prestasse. Perdia gols incríveis. Isso foi mais determinante do que o treinador, que não resistiu e foi demitido.

O que pretendo dizer: como achar um técnico que dê jeito no Flamengo? Há vários por aí no mesmo nível, de razoável para baixo. E alguma parte deles com bons trabalhos em outras equipes. Tome-se por bons trabalhos a capacidade de, no mínimo, distribuir bem onze jogadores. Concordo com o André. É impossível encontrar alguém que não deixe insatisfeita a maior parte da torcida nesse momento. E não custa nada dizer que a contratação do Joel Santana foi criticada por 99% do blog, inclusive por mim. E, ao contrário do Espinosa, o Natalino nada de fez de útil ao Brasiliense. Fiasco total.

Nesse sentido, tenho até uma explicação para o "milagre" do Joel. Segue uma comparação. Nunca tiveram a impressão de que a Seleção Brasileira só entra em campo interessada quando o jogo vale alguma coisa? Os amistosos, em sua maioria, são chatíssimos. Das eliminatórias, a equipe se livrou, ainda que na frente das outras, de forma burocrática. Pois é. O Flamengo funciona como a Seleção. Com uma pequena diferença: precisa estar com a corda no pescoço. Nas últimas rodadas de 2001, 2002 e 2004 o time jogou pra cacete. E quem eram os treinadores? Já nem me lembro. Jogo que vale, para o Flamengo, é jogo para não ser rebaixado. Durante o resto do ano, o desinteresse reina com sobras.

Calma, galera! Em dezembro, o Mengão se acerta! Ainda estamos em março.

Ps: aposto com qualquer um que se o Espinosa reassumir o Flamengo perto do fim do Campeonato Brasileiro, o time se salva. E com atuações convincentes.

Flamengo Net

Comentários