terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Quando o caro sai mais caro ainda

"O Fernando não tem defensores. Até o Junior Baiano tem defensores, mas o Fernando não tem nenhum".
Aydano André Motta

Antes de mais nada, deixo claro que não gosto desse zagueiro mesmo e se quiserem chamar de perseguição ou caça às bruxas, sintam-se à vontade, este é um país livre, ainda bem.

Essa citação do comentarista do Sportv foi retirada de um programa desses de debate do canal onde todos falam o óbvio e nada acrescentam à vida. Mas nesse caso, especificamente, foi dita uma verdade absoluta. Ou não? Logo em seguida, o Armando Nogueira completou dizendo "Sim, existem defensores. O Espinoza, o Joel, o Leal e esse monte de treinador que passou pelo Flamengo esse tempo todo". Isso é mais uma verdade.

O jogador é rejeitado pela torcida, foi embora sem deixar saudades, obviamente pelo futebol limitadíssimo, não se criou lá fora e voltou para o único lube que lhe abriria as portas. Tivesse tentado ir para o São Paulo, por exemplo, seria no máximo um sócio do clube para usar as piscinas ou as quadras de futebol soçaite. E olhe lá.

Mas está aí hoje. Toda vez que pergunto "por que não o mandam embora?" me respondem "para colocar quem?". É a típica resposta generalista, que não tem ninguém mais. Ele é o único o mundo. Aí, outro dia, escrevi aqui que ele recebe absurdos 40 mil por mês. Isso, com os descontos e impostos, vira uns 20, 25 mil líquidos (corrijam-me se estiver errado). Para uma pessoa que não estudou, não sabe falar, não sabe sequer desempenhar sua profissão. Mas tudo bem, um dia inflacionaram os salários e passaram a tratar analfabetos como marajás, fazer o que?

Só que, para meu espanto, me alertaram aqui mesmo no blog, que o incauto recebe 130 MIL REAIS POR MÊS! Líquidos, vão lá uns 85, 90 mil!!!!!!!!! Isso porque ele é o "camisa 25" na nova estratégia do Flamengo. Numa conta exdrúxula (como o salário e o futebol dele), para pagar a conta de um mês do salário dele, o Flamengo precisaria vender 866 camisas 25. Vai vender? Quer mais um espanto? Esse é o novo salário dele, renovado após a "brilhante" temporada 2005 do cara. Renovaram com um zagueiro que não dá retorno nenhum e é caro, ao invés de dar tchau e procurar outro. Por esse valor, encontra.

Mas não acabou. Sabem quanto o Edmundo ganha no Palmeiras? Um jogador rodado, com data de vencimento na carreira já se aproximando e folha corrida ao invés de biografia, ganha R$ 100 mil. Mas o Edmundo leva torcida ao estádio, vende camisa, produz em campo, vence jogos, forma torcedores, enfim, se paga. Pode criar um problema e explodir? Pode, como pode ganhar um campeonato como vem fazendo no Paulista. É uma incógnita. O Fernando é uma certeza: não ajuda, atrapalha.

E se o medo é perder o cara e que ele arrebente em outro clube, que o deixem ir. Ou vamos ficar esperando acontecer aqui? Comparar com a geração de 92 não conta, porque eram garotos e já mostravam que sabiam jogar, só tinham a cabeça ruim. O Fernando já mostrou que não sabe jogar o suficiente para estar no Flamengo. Mas se o medo é esse, basta colocá-lo à venda. A negativa que o Flamengo receberá dos demais clubs grandes, mostrará a expectativa que esse zagueiro gera no Brasil. "Por que reforçaremos o Flamengo tirando deles o melhor zagueiro que os nossos atacantes têm para enfrentar?".

É perseguição ao zagueiro sim, mas isso vale para váááááários outros no mesmo time.

Flamengo Net

Comentários