segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Estabelecendo diferenças
Tenho acompanhado aqui neste prestigiadíssimo blog diversos posts e comentários acerca da vitória obrigatória do Clube de Regatas do Flamengo sobre aquele bando que se aloja em cima de um shopping na Rua General Severiano. Confesso aos senhores que acompanho não sem estranheza algumas manifestações de alegria, algumas exultantes, outras tão emocionadas que parecem acompanhadas de alívio.
Eu peço a licença para, democraticamente, discordar destas posturas e propor a cada um dos senhores que encerrem imediatamente toda e quaisquer comemorações daquele resultado. Não, não porque o resultado significou a manutenção de um dos piores técnicos da história do clube. Nada disso. O Flamengo vai tentar sobreviver ao churrasqueiro, e se não der certo, pelo que já ouvi por aí vem mesmo um técnico uruguaio. Ao que parece, é coisa do empresário Juan Figger, que já manteve lá pelo Uruguai um time chamado Rentistas, somente para formar jogadores e vender depois. Parece que mudou de ramo e partiu para os técnicos. Mas enfim. O que importa é: não vamos mais comemorar vitórias sobre o Botafogo, a não ser que venham acompanhadas de títulos. Vencer a cachorrada é uma obrigação burocrática, que despe de sentido qualquer comemoração. Comemorar uma vitória que não é NADA MAIS QUE A OBRIGAÇÃO do time é como festejar o fato de termos pago a passagem ao trocador do ônibus ou acordar a casa inteira em festa porque se cometeu o gesto mecânico de dar a descarga depois de cagar (aliás, atividades semelhantes, com o agravo de que é o time adversário quem caga - para dentro).
Estamos um tanto mal acostumados, é verdade - se fala que estamos acostumados a vitórias. Não nego - mas acima de tudo estamos acostumados ao respeito. E creio que eu estaria me desrespeitando se em algum momento eu cogitasse uma derrota para aquela esquadra tão patética e brancaleônica, por mais que a defesa do Flamengo tente de tudo para tal.
Por tudo isso, senhores, façamos um esforço e vamos esquecer o que aconteceu sábado. É tão importante quanto o encanador instalar uma torneira nova - vencer o Bostafogo deve ser, sempre, uma atividade corriqueira. Vamos começar a pensar assim até que os títulos voltem a ser corriqueiros - é questão de grandeza.
Uma boa tarde aos senhores.

Flamengo Net

Comentários