segunda-feira, 30 de janeiro de 2006


Maracanã

O Maracanã é a nossa casa. Por mais que vascaínos, tricolores e botafoguenses bravejem, o Maracanã tem coração e alma rubro-negros. No Maracanã o Flamengo é mais Flamengo. Lá a gente se sente bem. Lá a gente viu timinhos limitados nossos virarem gigantes e engolirem seus adversários a priori bem mais poderosos. Lá a gente viu o Zico e cia. desfilarem o maior futebol do mundo. E é lá que a gente tem que jogar. Sempre. Sempre que for possível, pelo menos.
Ficar sem Maracanã durante um ano é um crime de lesa-Pátria. Na verdade, um crime de lesa-Nação. Acho inclusive (e aqui caberia a opinião de gente mais abalizada) que caberia processo. Voltar ao Maracanã depois de um ano é como uma volta pra casa depois de um intercâmbio fora. A gente volta, vê os mesmos defeitos, tem as mesmas queixas de sempre, mas tem a certeza absoluta que aquele é o nosso lugar. Lá a gente se sente seguro (isso é uma metáfora, gente!), lá a gente enfrenta qualquer um.
Quem entende, sabe que futebol que é futebol, só é praticado lá. O que se joga em São Paulo, na Europa, ou na China, é outra coisa.
Pois é, ficamos um ano sem futebol. Mas em compensação obras estavam sendo feitas para a revitalização e modernização da nossa casa. Pelo menos foi o que eu ouvi, e essa foi a desculpa dada para um ano de jejum. Hoje, percebo que isso só pode ter sido uma piada, e de mau gosto. Estive lá ontem, e já na chegada pude constatar que nada havia mudado. A mesma confusão para se entrar, o mesmo bolo na frente das roletas de entrada, muitas das quais enguiçadas e dentro d'água. Aliás, se uma reforma esta sendo feita, que tal começar pela entrada dos torcedores? No mais apenas maquiagem, uns holofotes aqui, uma nova pastilha ali, mas no geral, está tudo na mesma. Estava curioso para ver como ficaram as novas cadeiras no lugar da saudosa geral, mas isso só foi feito em um pequeno trecho abaixo do placar eletrônico. É verdade que o gramado realmente está um tapete. Isso é fato.
Mas de qualquer jeito, parece muito pouco para uma obra que já dura um ano e que nos deixou tanto tempo sem futebol de verdade.

Flamengo Net

Comentários