quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

O que está acontecendo?!


O término da Taça GB ontem (o jogo do Fla hoje é mero treino de luxo, aliás, de muita valia) comprovou a revolução que está ocorrendo nos campeonatos Brasil a fora. Antes o que era o normal ver uma final entre os 4 "grandes" do RJ no campeonato estadual, hoje acontece uma batalha por espaço contra Americanos e Cabofrienses da vida.

Mas essa proeza não é só digna dos 4 times incompetentes da capital carioca. O que se vê é uma febre interiorana por todo o país. No RS vemos o XV de Campo Bom dando muito trabalho à dupla Gre-Nal; temos ainda nesse ano o Noroeste, de Bauru/SP, nos calos do líder Palmeiras; Cruzeiro e, principalmente, Atlético/MG penando nas mãos de Ipatinga e Democrata; sem falar no Ypiranga, de Pernambuco; no Coruripe, de Alagoas; no Baraúnas e Potiguar, do RN; entre tantos outros que posso citar por aí.

O que se passa com o futebol? Acabou aquela história de favoritismo de camisa? Há tempos essa história não cola mais com o nosso Flamengo, visto que times de qualquer naipe vêm ao Maracanã ou Volta Redonda e desrespeitam nosso time impondo verdadeiros vexames à torcida.

Enfim, na minha concepção não está faltando futebol aos "grandes" clubes brasileiros. Está faltando é consciência aos diretores destas equipes de que os "pequenos" do interior estão começando a sofrer investimentos pesados e sendo administrados com seriedade, observando os mais prosaicos aspectos de profissionalismo - tais como pagamento em dia de seus compromissos, mínima estrutura de trabalho, credibilidade, etc. Aí estão Paulista, Santo André e São Caetano para mostrar a quem quiser ver.

A partir do momento em que os cartolas começarem a pensar menos em si próprios e mais no clube, tenho plena certeza de que as coisas voltarão a ser como antes, fazendo com que a força dos clubes de menor expressão continuem a ser as velhas e esporádicas zebras. Principalmente para o nosso rubro-negro.

Flamengo Net

Comentários