quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

1,6 MILHÕES DE ELEITORES ADVERTEM:

Segundo o Censo de 2000, o Leblon tem 46.670(1) habitantes . Considerando-se apenas a população entre 18 e 70 anos, para a qual o voto é obrigatório, é razoável estimar-se que o bairro tem algo em torno de 30 mil eleitores.

Segundo o IBOPE, 44% dos habitantes do Rio são torcedores do Flamengo ? algo em torno de 2,6 milhões de pessoas(2) . Aplicando-se esse percentual à população entre 18 e 70 anos(3) , estamos falando de cerca de 1,6 milhões de torcedores-eleitores.

Não sei que conhecimentos matemáticos terá a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), mas suponho que os tenha em quantidade suficiente para entender que 1,6 milhão é mais do que 30 mil.

A srª Andrea Gouvêa Vieira argumentará que precisou de bem menos do que 1,6 milhões de votos para eleger-se em 2004, e que poderá perfeitamente angariar no restante do eleitorado carioca os 17.819 votos que bastaram para elegê-la no pleito passado.

É uma meia verdade. Tendo sido a última de seu partido a aceder à Câmara de Vereadores naquela oportunidade, por obra e graça de nosso sistema proporcional, é lícito afirmar que tiveram tanto peso em sua consagração eleitoral os seus 17 mil votos próprios quanto os 233.989 dados à legenda do PSDB(4) . E não é preciso um PhD em matemática pura e aplicada para entender que o partido dificilmente obterá a mesma votação em 2006 se nenhum dos 1,6 milhão de eleitores rubro-negros se dignar votar nos tucanos para cargos municipais.

Motivos para esse boicote rubro-negro a vereadora tucana nos deu de sobra. Alegando sabe Deus que problemas de trânsito, a ilustre vereadora vem posicionando-se publicamente contra a decisão do Prefeito César Maia de autorizar as obras do novo estádio do Flamengo, prometendo recorrer ao Judiciário para embargar qualquer iniciativa nesse sentido.

Uma visita rápida à página pessoal da vereadora(5) deixa a impressão de que, na discussão desse assunto, Sua Excelência é impérvia à argumentação racional. De nada adiantaram os inúmeros e-mails que ela tem recebido diariamente, desmentindo a versão infundada de que a Arena da Gávea abrigaria um shopping center, demonstrando que o complexo teria mais vagas de estacionamento do que as exigidas por lei, informando que parecer do IPHAN declara que a obra não prejudicaria a visibilidade da Floresta da Tijuca ou trazendo a seu conhecimento que as simulações por computador realizadas pela CET-RIO não apontam mudanças de monta no trânsito do Leblon. A tudo isso a srª. Andrea Gouvêa Vieira responde repetindo, como um mantra, que ?esse projeto inviabiliza o dia a dia (sic) de milhares de moradores da área que me elegeram para os representar?. Isso quando não levanta suspeitas de que o projeto atende apenas a interesses inconfessáveis de uns poucos cartolas ? sem ousar identificar a que interesses e a que cartolas se refere.

Talvez não seja razoável esperar uma mudança de opinião de alguém tão irracionalmente obstinado a prejudicar 35 milhões de brasileiros ? e 1,6 milhão de eleitores cariocas ? apenas para satisfazer a mentalidade retrógrada e imobilista dos que querem reduzir o Leblon a um presépio de um Rio de Janeiro que não existe mais. Mas talvez seja conveniente às demais autoridades do PSDB carioca prestar atenção a este aviso de um eleitor rubro-negro: se o partido se associar a essa palhaçada, não contará com o meu voto nas próximas eleições municipais.

Nem com o meu nem com o de boa parte de 1,6 milhão de eleitores.




1 - http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/index_bairro.htm
2 - http://www.flamengonet.com.br/estatisticas.htm
3 - http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/index_cidade.htm
4 - http://www.tse.gov.br/sieeseireweb/seire.jsp?modulo=RE&anoConexao=2004
5 - http://www.andreagouveavieira.com.br/main.php? andreagouveavieira=news.detail&news_idpk=288

Flamengo Net

Comentários