sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Flamengo é maior

Quantas vezes vocês já não ouviram/leram essa frase “O Flamengo é maior”? Normalmente, a expressão vem após mais um escândalo e em cada 10 vezes que é dita, em nove vem dos dirigentes já sem desculpas para mais um vexame que ocupa as capas de jornal. Disseram isso quando Romário saiu em 99, quando o time de 2000 foi desfeito em meio a dívidas gigantescas, quando Júnior saiu, quando o Santo André venceu, após o Cabañas, depois da tentativa de assassinato a Zico, agora no caso Ronaldinho e em tantas outras vezes.

Sim, o Flamengo é maior. A maior torcida e o maior devedor. O maior caso no mundo de falta de aproveitamento de potencial de mercado. Clubes com 1/3 de torcida (mas com dirigentes 30 vezes mais capacitados) conseguem investimentos e fazem jorrar dinheiro pelas torneiras. E não é porque descobrem craques que pagam contas com vendas milionárias, mas porque fazem o trabalho direito, ao invés de esperar que um time montado de qualquer jeito vá ao Mundial.

Mesmo assim, basta vencer um estadual que aparece lá o aspone dizendo “contra tudo e contra todos, vencemos, porque o Flamengo é maior que tudo”.

O Flamengo é maior. Maior colecionador de vexames impagáveis. Micos, todos os times pagam. Mas tiram lições e a repercussão (e a reincidência) é menor. Só o Flamengo perde para um América que foi ao Rio fazer turismo. Só o Flamengo escala titulares e perde para reservas do Botafogo. Só o Flamengo tem o 30/06. E não satisfeito com os micos dentro de campo, coleciona fora, com dirigente preso no camburão, impeachment, jogadores processando o clube com contrato em vigor, retorno de ingressos após derrota, anos e anos seguidos sem salários em dia, paródias de músicas reclamando de pagamentos, torcedores-símbolo do Peru...

Mas sempre vai ter alguém falando “vamos sobreviver a isso, afinal, o Flamengo é maior que tudo”.

O Flamengo é maior. Maior plano de previdência para jogador de futebol. Todas as estrelas contratadas desde Romário, em 1995, têm dinheiro a receber do Flamengo (e não é pouco). Podem fazer as contas: Romário, Bebeto, Edmundo, Petkovic, Edílson, Gamarra, Alex, Juninho Paulista, Ronaldinho... Todos, sem exceção, saíram do clube (ou foram saídos) reclamando salários e colocando o Flamengo na justiça. Alguns fizeram acordos que estão perto de acabar, outros garantiram receitas para três gerações. Quer dizer, garantiram, vírgula. Romário e Pet reclamam, com razão, a cada três meses da falta de pagamento.

Mas quando o cara sai, logo aparece o dirigente com cara de marido (ou esposa, hoje) traído dizendo “fica quem quer. O Flamengo é maior que tudo”.

O Flamengo é maior. Maior fonte para a imprensa. Impressionante como nada naquele clube consegue ficar entre quatro paredes. Se por um lado é bom por expor os péssimos administradores que lá estão, por outro é péssimo para investidores e patrocinadores em geral. As besteiras de Adriano no São Paulo foram muitas, mas o povo só soube quando ele apareceu bêbado e xingou um dirigente. Isso é saber esconder. É tanto X-9 na Gávea que um simples pique-esconde terminaria empatado.

E depois lá vem o técnico na coletiva para falar “podem tentar inventar notícias, mas aqui isso não vira porque o Flamengo é maior que tudo e vai passar por cima”.

O Flamengo é maior. Maior desrespeito aos ídolos do passado. Todos os times possuem seus esqueletos no armário quanto a isso, mas quando se trata de Flamengo, vemos dirigentes atropelando a história que eles mesmos comemoraram graças aos ídolos, em prol de interesses estranhos.

E depois sempre vêm com aquele discurso “o lugar dos craques é no museu e o Flamengo é maior que tudo” blablabla...

O Flamengo é maior. Maior espanta investimentos. Até que os patrocinadores batem na porta mensalmente, mas logo se vêm diante de pessoas que não sabem o que estão fazendo ali e de valores que não condizem com a realidade do clube (mas com a ficção e o fantástico mundo de chocolate onde vive essa gestão Parques & Jardins). E após tanta notícia ruim, vão minguando e procurando outras camisas.

Mas pode ver que numa reunião de negócio, a primeira frase dita pelo engravatado e pomposo dirigente para o possível parceiro é “pode confiar. Aqui é certeza de dar certo. O Flamengo é maior que tudo”.

O Flamengo é maior. Maior coleção de dirigentes repetitivos e incapazes. Entra eleição, sai eleição, os nomes são sempre os mesmos. Grupos que não se sabe por que estão loucos para administrar a massa falida e falar mal da gestão anterior – passatempo preferido, além das viagens e mimos diversos.

Gente que também não passa um dia sem proferir uma frase para a posteridade, como “vai cobrar de quem te contratou (Levy para Deivid)”, “já está asfastado (PC Coutinho)”, “acabou o dinheiro (Marcio Braga)” e “O Flamengo é maior (todo mundo)”.

O Flamengo é maior. Maior concentração de ingênuos. Não se enganem. Depois de Ronaldinho, arrumarão outro astro internacional querendo renascer para meter nas páginas dos jornais. Adriano já está lá. Com a proposta da Adidas, já começaram a falar em Kaká. Seedorf está saindo do Milan... Podem esperar.

Enfim, o Flamengo é maior. Maior bagunça. E seus dirigentes são os maiores filhos da...


Flamengo Net

Comentários