sábado, 12 de maio de 2012

E agora, sargento?


Se faz necessário um agradecimento ao ex-VP Rubro-Negro Marcos Braz, que poderia ter ficado em casa secando qualquer time na quarta-feira, mas que resolveu fechar com o certo e participar da TozzaCam. Foram perto de 2 horas de conversa, de muitas dúvidas desfeitas e de outras que ficaram no ar. Nada diferente de muitas das entrevistas que já lemos por aí.

Sobre estas, devo dizer que entendo o que muitos - durante a entrevista - chamaram de "não tá respondendo" ou "pô, ele não quer falar". Mas, sem querer defender, e talvez / certamente defendendo, é bom lembrar que o cara foi e pode ser uma figura atuante na gerência (ou ingerência, no caso dessa gestão atual) a qualquer momento. Assim como qualquer rubro-negro que conheço, se chamar pra ajudar, ninguém nega ajuda. Portanto, em alguns momentos, é bom deixar a metralhadora verbal guardada ou, no mínimo, com artilharia básica. Nunca sabemos o dia de amanhã. Ainda mais se tratando de Flamengo. Por muito menos, ameaçaram fechar o FlamengoNet. 

No meu entender, o que mais me chamou a atenção foi a declaração sobre o contrato entre Flamengo e CFZ. Até então, só líamos aquelas acusações por parte de alguns, mas nunca - exceto Zico - lemos ou ouvimos alguém dando detalhes - mesmo que simples - sobre o tal contrato. E Marcos Braz simplificou a discussão. Não somente simplificou como desmentiu boa parte dessa diretoria (sic). Ao dizer que nada havia de errado no contrato, Braz legitimou os fatos sempre defendidos (se é que Zico precise se defender). E o mais interessante, e quase engraçado, é que não apareceu uma viv´alma para rebater as declarações do ex-VP. Claro, no entender de muitos dentro do clube, blog só serve pra fazer confusão. O fato é que saber por ele que foi ele quem escreveu o contrato enriquece a discussão. Para o lado de cá. 

E cá pra nós. Até hoje me faço uma pergunta: se houve irregularidades no contrato, qual o motivo dele ter sido assinado? As laudas de um contrato não são analisadas antes de sua assinatura? E se foi Patrícia - ou um responsável legal do clube - quem assinou, não deveria ser o dono da assinatura a ser cobrado? 

Ah, me perdoem, fugi do assunto.

Sobre um possível uso do TozzaCam como plataforma política, não vi nada de anormal. Até cabe citar que, uma hora antes do programa, chegou ao nosso conhecimento que Marcos Braz participaria do programa já como VP de Patrícia. Além de desmentir, em momento algum o espaço foi usado pra vender o peixe. Dizer que quer ser presidente, que quer voltar, etc., não é fazer campanha. Se eu tivesse sido campeão brasileiro com um elenco com tantas estrelas e egos a serem administrados, certamente teria vontade de voltar, em face da estapafúrdia sub-administração atual do nosso futebol.

Enfim, entre mortos e feridos, acho que tivemos alguns esclarecimentos interessantes. O trabalho do Tozza, do Cazonatti, do Dão, do Pablo e do Rafa era exatamente esse. Ter material para provocar a discussão, para formar opinião. Se muitos consideraram mentira, farsa, verdade ou esclarecimentos, ótimo. Sempre foi o papel do blog, e agora, com esse produto que o Tozza desenvolve com muita propriedade, estamos - mais uma vez - mostrando que é possível - SIM - discutir Flamengo com qualidade.

Tivemos e demos uma oportunidade de falar com ele da nossa forma, com a nossa linguagem, com a nossa pauta. Sem interferência, sem mimimi, sem nada. Simples assim.

E cá pra nós: quem somos nós pra reclamar, tendo em vista a palhaçada diária que acontece no clube? 

Feliz dia das Mães para todas as mulheres rubro-negras, e nos vemos em breve.

E nada mais digo.


Flamengo Net

Comentários