quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O tal do marketing

Ações no clube. Ações como parceira da Rádio Globo. Ações com a torcida.

Um dos grandes méritos no trabalho da Olympikus é atuar no corpo-a-corpo com seu principal cliente: o torcedor. 

Sim. O cliente da Olk não é o Flamengo. À Olk interessa o absurdo mercado que envolve a marca Flamengo. Um mercado potencial que vai de um lado ao outro do país, e que permite à empresa abrir pontos de venda em qualquer município brasileiro.

Antes de cair no assunto Olk de vez, proponho um exercício a todos: o que fizeram os antigos fornecedores de material esportivo? E vou mais na veia ainda: o que fez a Nike para que nos apaixonássemos pela marca? No máximo - e aí digo que é a MINHA opinião - um Manto com listras mais "finas". Por mais que alguém fale "ah, mas há 30 anos atrás não tinha internet", sempre existiu um canal de comunicação entre clube e torcida. Sempre.

Ontem, no twitter, verifiquei um fenônemo interessante: muitos torcedores escreviam coisas como "Os caras bancaram evento, proporcionaram que a torcida ouvisse a narração original da rádio, vou olhar pra eles de forma diferente" (calma, tem mais de 140 caracteres mesmo. Juntei tudo). É aí eu pergunto: é tão difícil assim agradar a quem nunca teve nada? Claro que não. É feijão com arroz. Fazer o beabá do marketing de relacionamento, e fidelizar ainda mais o torcedor com a marca.

A torcida não espera farta distribuição de camisas. Não espera que as empresas joguem dinheiro no ralo. Esperamos respeito com o clube, com sua história, e, acima de tudo, reitero, com seu maior cliente, o torcedor. E, nesse ponto, a Olk está mandando muito bem (de novo, aviso: minha opinião).

Se me perguntarem sobre uma possível alteração de fornecedor, respondo que SÓ se fizer, no mínimo, igual. A aparecer aquela conversa de uniformes mais caros por causa do material, blá, blá, blá, que fiquem por lá.

Para terminar, repito meu obrigado pela festa de ontem, pela transmissão da rádio Globo, e por proporcionar à torcida uma noite ímpar.

===================================================

Fica no ar uma pergunta: sem a Olk, o clube teria feito essa festa toda? Cartas para a redação.

===================================================

Fica no ar 2: a presidente disse que os tempos não voltam mais. Isso sim é discurso pra animar a torcida, né? Ter FÉ de vez em quando, presidente, se faz necessário.

===================================================

Que se juntem todos os assuntos, e eu pergunto: qual a possibilidade, presidente, de campanhas no site oficial com Mantos utilizados em jogos? Já foi feito uma vez, e muitos participaram. A senhora já parou pra pensar quantas - com a evolução de internet, de mídias sociais - pageviews "ganharia" com uma campanha simples, para sortear o Manto do Felipe, por exemplo? É tão difícil assim formular? Ou é mais prático inviabilizar para a maior parte da torcida que tenhamos um Manto desse? Fidelizar a torcida, presidente, é preciso. Que tal olhar pro lado, pra sua fornecedora de material esportivo, e copiar uma ou outra idéia? Não existe vergonha em copiar. Existe, sim, em se omitir.

E nada mais digo.

Eu no twitter: @alextriplex

Flamengo Net

Comentários