quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Flamengo é muito maior do que Zico

É um colosso, uma força da natureza.

Tire Zico do Flamengo, e o rubro-negro ainda é enorme. Um vagalhão de história e tradição, raça, amor e paixão. Inigualável e épico. Imenso.

O Flamengo é muito maior do que Zico, posto que sem Arthur Antuneas Coimbra, primeiro e único, o Flamengo é Flamengo.

Tire Zico do Flamengo. Sobra ainda o vovô Junior celebrando o gol do penta, a lenda de Dida, a bola decisiva de Ronaldo Angelim e há quem diga até que Zico não foi maior que Zizinho, por exemplo. Ora, roube Zico da história do Flamengo e o clube ainda é imenso.

O que não se pode discutir é que se o Flamengo é maior do que Zico e ainda é gigante sem ele, a ausência do Galinho deixa o Flamengo menor. Gigante, o rubro-negro tem que esticar mais os pés sem Zico.

Para explicar isso, lembro do meu post, Não importa como e nem o porquê!

Porque é como se a cada grito, a cada gol perdido, a cada título que escapasse... a Torcida clamasse pelo retorno do nosso herói. Sim, herói. Porque Zico sempre esteve muito acima do que qualquer ídolo poderia. Sempre foi mais do que atleta, um gênio. E sempre foi muito mais do que um ídolo, foi um exemplo.

E daí está a maior emoção de sua volta. Pouco importa por qual salário, meta ou objetivos ele exigiu. O retorno de Zico é maior do que o próprio fato. Porque traz para mais de trinta milhões de fiéis não apenas o seu maior ídolo, herói e exemplo. A volta de Arthur Antunes Coimbra traz ao Flamengo o Flamengo que a gente sempre quis ver. Traz o Flamengo que nunca renegou seu papel de ídolo e, principalmente, exemplo.

O Flamengo sem Zico, ainda é o Flamengo. Mas queiram ou não, torcedores, ídolos e dirigentes, é um clube menor. Se um pouco ou muito, o tempo dirá.

******

Anos atrás, em um comercial de cerveja, Zico falou sobre o Flamengo. Nas palavras finais: "e se 33 milhões de torcedores resolvessem se unir pelo Flamengo?"



É o tipo de emoção que só Zico causa. Até mesmo em uma rotineira propaganda. É o tipo de palpitação que a torcida não terá por um bom tempo. É bom que tenha valido a pena.

Flamengo Net

Comentários