domingo, 24 de julho de 2011


Triplex Top Ten

1 - O jogo: Foi simples. No primeiro tempo, abusamos da posse de bola sem objetividade. Tomamos conta do jogo, mas sem agredir. Na única bola em que "tudo deu certo", Junior Cesar deu um toma-e-faz pro Renato, que, beneficiado pelo erro de marcação do adversário (3 no Deivid. 3!!!!), abriu o placar para o Flamengo. No segundo tempo, Mancini escolheu seu rumo na encruzilhada. Ou se fechava pra aguentar o 1x0, ou ia pro tudo ou nada. A marcação foi adiantada, e o Ceará gostou do jogo. Numa falha coletiva, empatou o jogo e, satisfeito com o resultado, fez um banho-maria até o apito do juiz. Em suma, resultado justo.

2 - Luxemburgo: Participo de uma lista em que 2 amigos tem opiniões completamente distintas. Um diz que só perdemos um único jogo até agora. E que não podemos jogar isso fora. O outro chama Luxemburgo de retranqueiro, e reclama de suas substituições. Como um bom maria-vai-com-as-outras, teimo em concordar com os 2. O primeiro tempo de ontem mostrou um time sem objetividade, sim, mas com um bom toque de bola, rodando o jogo de um lado para o outro, com calma, sem afobação ou correria. Fruto de um trabalho que começou em janeiro. Por outro lado, no meu entender - entendam, NO MEU ENTENDER - ele mudou muito mal ontem. Era jogo pro Adryan entrar e fazer as vezes de Ronaldinho e Thiago. De ser a cabeça pensante que Botinelli não foi (voltarei a falar dele). Mas preferiu embolar o meio com volantes, de trocar A ou A, e deu no que deu. O treinador tem dedo no empate de ontem sim. Poderia ter sido mais corajoso, mas ele é o chefe. Tem suas convicções, e meu papel é só esse mesmo: cornetar, mas de uma forma concreta, sem palhaçada.

3 - Welinton: Pra mim, é reserva. Simples assim. Abusa de bicudas pra todos os lados e falha muito. Pra ser bem sincero, me preocupa quem vai jogar ao lado de Alex Silva. Isso me remete ao tempo em que Juan era considerado promessa e, ao lado de Gamarra, mudou seu patamar de promessa pra craque. Aprendeu tudo e mais um pouco. Talvez Alex seja o que falta pra tanto Welinton quanto David crescerem. Eu acho que o 14 vai mais longe. Mas é fato: no meu time, Welinton é reserva.

4 - Léo Moura: Ou para de comer salada de frutas ou logo logo vai ser vaiado. Ontem teve uma avenida ao seu dispor, e só conseguiu acertar UMA única jogada, que Thomas quase marcou. É muito pouco para um jogador que, há não muito tempo atrás, a torcida chamava de selecionável. Pode mais. Mas tem que se cuidar, tem que pensar mais no jogo do que em comer.

5 - A tabela: Eu tenho dito nos últimos dias que estamos no lugar certo e na hora certa. Não quero o time no topo da tabela agora. Para os mais pessimistas, lembro 2009. No dia do jogo do pênalti do Pet - contra os bambis paulistas - estávamos a 11 pontos da liderança (me corrijam se eu estiver errado) com uns 5, 6 times na nossa frente. A Comissão técnica há de saber a hora do sprint. Temos time e elenco pra isso. Mas é preciso vencer de vez em quando, pra não dizer sempre. O Flamempate não me agrada.

6 - Luiz Antônio: Me agradou muito. Sóbrio, não sentiu o peso da camisa, e fez o papel de volante e de lateral. Para fazer uma mea culpa, nosso lateral sobrecarregou o Welinton. Não fosse a marcação do garoto, teríamos uma avenida mais esburacada ainda no lado direito.

7 - Botinelli: No jogo de ontem, entrou pra ser a cabeça pensante. Mas ele não tem bola pra isso. Botinelli vai bem de terceiro homem do meio, vai bem quando Thiago e Ronaldinho estão em campo. Corre, luta, não foge da raia. Mas é só. Cresce quando é coadjuvante, mas como estrela, não rola.

8 - Ronaldinho: No meio, profexô, no meio. É onde ele rende mais, e aumenta o poder de fogo do time. No meio. Não no ataque. Pode ser?

9 - O 9: Vamos combinar uma parada. Apoiar. Pode ser molenga, pode ser indisciplinado, pode ser cheio de marra. Temos que apoiar, pois é um dos nossos 2 tendões de Aquiles. Se vaiarmos, aí mesmo é que vamos perder gol embaixo da trave.

10 - #not: Hoje não tem 10 pra ninguém. Vamos esperar pelo próximo jogo.

Eu no twitter: @alextriplex

E nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários