quarta-feira, 6 de julho de 2011


FLAMENGÔMETRO nº 60

BOLAS AÉREAS OU DEFENSORES AÉREOS?

Acho simplesmente irritante esta mania de técnicos e jogadores jamais admitirem suas falhas e erros. Como torcedor não vejo nenhum problema em alguém admitir que errou ou falhou. Eu exijo honestidade e vontade. Se o time está mal, espero que o jogador saia de campo reclamando, dizem que estão mal e que vão corrigir, e não aquela chatíssima ladainha de "o time tá bem, tá bem postado, blablá". Agora vem o Luxa desdenhar as críticas à defesa nas bolas aéreas. "É normal", diz ele. Não é normal, ainda que eu entende que um técnico não deva criticar seus comandados, colocar torcida contra jogador. Mas não quero que isso funcione para "tapar o sol com a peneira". Tomamos muitos e muito gols com as mesmas falhas individuais dos zagueiros. Será que ninguém treina para corrigir deficiências? Não há sistema defensivo que dê jeito, não armar o time com dezoito zagueiros e quinze volantes se a bola for alçada à área e três zagueiro ficarem assistindo o centroavante parado empurrar para o fundo das redes. Tomamos gol até de cobrança de lateral!!! E não me venham com a desculpa que os beque são "baixos". Até a diferença entre um cara de 1,90m e um de 1,70 é minima! Se os zagueiro fossem anões de 1,30 era plausível, mas a marcação de bolas aéreas não é uma competição de salto em altura e sim de posicionamento. O zagueiro só bloquear a direção da bola, e para isso não precisa pular mais alto, e sim à frente. A grande maioria dos gols que tomamos se deu com o time inteiro postado dentro da área. Vanderlei, não finja que o problema não existe e põe os caras pra treinar. E pare com essa mania de escalar errado para depois substituir e dizer que mexeu certo.
De qualquer maneira, com todos os defeitos e problemas, vencemos um jogo importantíssimo, pelos três pontos obrigatórios contra um dos candidatos ao rebaixamento (mas que volta e meia vai tirar pontos dos adversários jogando em casa), e paradoxo dos paradoxos, temos o melhor ataque da competição e o artilheiro. Coisas da small box of surprises...chamada futebol.
Cada vez mais que eu vejo os jogos do Adryan, sinto que é melhor jogador revelado pelo Flamengo nos últimos 20 anos: está jogando tão bem, mas tão bem, que acabará contratado por um time europeu antes de jogar uma temporada pelos profissionais. Se eu fosse dirigente, não liberava ele para nenhuma seleção amadora...
Mas chega de de divagações idealistas... voltemos ao Flamengômetro que voltou a melhorar seus índices, e recuperou a marca de 64%. Hora de consolidarmos nosso crescimento contra o esquizofrênico São Paulo que liderou a competição com 100% de aproveitamente até dar dois vexames seguidos.

Flamengo Net

Comentários