segunda-feira, 4 de julho de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA
HERMÍNIO CORREA

Homenagem a um ídolo




Time do Flamengo de 1970 na disputa do Roberto Gomes Pedrosa. Em pé, da esquerda para a direita: Onça, Ubirajara, Washington, Reyes, Zanata e Paulo Henrique. Agachados: Doval, Liminha, Ney Oliveira, Fio Maravilha e Caldeira. Créditos: Revista Manchete.



Olá pessoal,


Quando o assunto se refere aos ídolos Rubro Negros, é óbvio que Zico é “hors concours”.

Mas depois dele, cada um tem sua preferência: Muitos citam Leandro, outros Júnior, alguns Dida. Há quem prefira Evaristo, Carlinhos, Zizinho... A verdade é que são todos nomes consagrados da história do Flamengo e cada um desses é sinônimo de conquistas, habilidade no trato com a bola, genialidade.

Por razões que fogem a naturalidade, talvez por influência de Rubro Negros mais “experientes” da família, ou pelas pesquisas que vez ou outra faço ao ler alguns livros e revistas, sempre tive uma admiração mais do que especial pelo futebol do zagueiro Paraguaio Reyes.

Francisco Santiago Reyes Villalba, mais conhecido como Reyes – O Paraguaio pura simpatia, nasceu em Assunción, Paraguai, em 04 de Julho de 1941. Segundo sua biografia no FlaPédia, Reyes era a encarnação da raça paraguaia. Tinha excelente domínio de bola, sabia sair jogando muito bem, já que havia começado como meio-campista, e conquistou os torcedores pela raça e pela simpatia com que os tratava. Atuava como zagueiro, tendo disputado 196 partidas com o Manto Sagrado entre 1967 e 1973, marcando 7 gols.

Vencedor da Bola de Prata de 1970, primeiro ano de entrega do conceituado prêmio da revista Placar por ser considerado o melhor quarto zagueiro daquela edição do Torneiro Roberto Gomes Pedrosa, Reyes participou das conquistas da Taça Guanabara em 1970, 1972 e 1973 e do Estadual em 1972.

Outro dia, recebi informações de que Reyes teria nascido na verdade em 24 de julho de 1942, algo que não consegui confirmar posteriormente. Então, me valendo ainda das informações que constam no Flamengo, nessa segunda feira fica minha homenagem ao meu grande ídolo Rubro Negro, não fosse por sua morte precoce em 1976 por leucemia, estaria hoje completando 70 anos de idade.

Obrigado Reyes, por ter honrado o Manto Sagrado com seu amor ao Flamengo!









Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

P.S.: Caso alguém tenha alguma forma de contato com familiares do Reyes, favor enviar mensagem para dygbrasil@yahoo.com.br

Flamengo Net

Comentários