sexta-feira, 17 de junho de 2011

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

O time para o jogo de domingo e a abertura da temporada de caça ao Luxa
E eis que, depois de tantos pedidos vindos de todos os lados, hoje Luxemburgo decidiu colocar Diego Maurício para treinar entre os titulares.

É claro que não vou reclamar da escalação de hoje do time titular do Flamengo, com Diego Maurício no comando do ataque. Com todos os insucessos de Deivid e Wanderley, acho até meio absurdo que ele não tenha sido ao menos testado ali de início em algum jogo até agora. Mas enfim, se for acontecer mesmo - sei lá, ainda tenho o palpite de que na hora H ele vai entrar com o Deivid -, antes tarde do que nunca.

Mas não é curioso que isso aconteça justamente no dia seguinte em que descobrimos que Diego Maurício estará fora do elenco por um tempo bem razoável a partir do início de julho - provavelmente voltando apenas no fim de agosto? Um amigo meu deu o palpite maldoso: está fazendo isso agora só pra poder dizer nos próximos dois meses que está jogando desfalcado.


* * * * * * * * * *

Ou seja: ainda que Diego Maurício resolva o problema agora, ele retornará daqui a bem pouco tempo. Sabe-se que o clube corre atrás de alguma solução no mercado. Mas fica cada vez mais difícil adivinhar qual vai ser.

André, parece, realmente não vem. E Vagner Love, a outra opção especulada publicamente, avisou hoje que o Flamengo pra ele é assunto encerrado - e jogou no ventilador que é mesmo por opção de Luxemburgo, que preferiu André. Love (e seu empresário...) devem estar realmente bem incomodados com este assunto, para terem lançado essa na imprensa deste jeito.

O título estadual deu algum crédito, a invencibilidade segue servindo de escudo na retórica e Adriano deu uma ajuda ao arrumar aquela contusão. Mas não é de hoje que Luxemburgo vem acumulando gente insatisfeita com ele, dentro e fora do clube. Renato Maurício Prado hoje publicou uma notinha cretina, claramente direcionada a ele, falando da reclamação de jogadores com o excesso de broncas. Sei não, mas ou os resultados começam a melhorar logo, ou sua situação vai ficar cada vez mais complicada. E, junto com a dele, a de Patrícia Amorim - afinal, hoje Luxemburgo é cabeça, tronco e membros do departamento de futebol do clube.

O próprio Luxemburgo já declarou que agora é preciso pressa para contratar alguém para o ataque. Mas, assim como o tempo, as opções e a grana disponíveis também são curtos.


* * * * * * * * * *

Também no treino de hoje, Luxemburgo andou testando o volante Luiz Antonio no lugar de Bottinelli. Não acho que tenha chance dessa mudança acontecer para este jogo, mas é uma boa indicação do que vai acontecer quando Aírton estiver disponível.


* * * * * * * * * *

No jogo passado no Engenhão, fiquei no setor superior leste, mais próximo do gol atrás do qual ficou a torcida do Corinthians. Dou o conselho: quem estiver a fim de ir assistir ao Flamengo x Botafogo de domingo, evite ficar por ali.

Acontece que fiquei sentado bem próximo a um grupo de umas 30 pessoas, acho, que entraram numa de formar uma torcida "estilo argentino" para o Flamengo. Cantam o tempo inteiro - o tempo inteiro mesmo! - músicas mais lentas, com letras mais longas que as dos gritos tradicionais e melodias mais, ahn, melodiosas. E gostavam de manter-se no mesmo canto por um loooongo tempo - coisa de uns 15 minutos seguidos, sem exagero, entoando uma versão de um sucesso do Capital Inicial com letra adaptada pra falar do 3x0 sobre o Liverpool -, enquanto agitam suas bandeiras até simpáticas e fazem gestos com as mãos como se estivessem mandando alguém chegar mais pra lá (sabem como é? Argentinos e uruguaios adoram torcer fazendo isso o tempo todo). Teve um momento em que eu quase levantei pra pedir educadamente que ao menos mudassem a música, porque tava brabo.

É uma garotada bem nova, que eu percebo que ama o Flamengo e tem intenções as mais nobres com aquilo ali. Mas, questão de opinião mesmo: é muito, muito chato.


- ANDRÉ MONNERAT escreve também no SobreFlamengo (www.sobreflamengo.com.br e twitter.com/sobreflamengo)

Flamengo Net

Comentários