segunda-feira, 27 de junho de 2011

COLUNA DE SEGUNDA FEIRA

HERMÍNIO CORREA


Impressões de Flamengo 4x1 Atlético MG, 6ª rodada - Campeonato Brasileiro 2011

Olá pessoal,

Inegavelmente a goleada de sábado deixa o torcedor mais aliviado. Foram mais três pontos na tabela, subindo posições, vitória maiúscula, manutenção da invencibilidade, melhor ataque da competição – pois é, acreditem...

Falar do Flamengo que deu certo nesse final de semana é falar, por exemplo dos acertos nas substituições de Luxemburgo: Além da agradável opção por Luis Antônio – jogou uma partida muito lúcida embora o esquema na zaga também tenha favorecido - foi rápido nas alterações desmontando o esquema inicial de três zagueiros – aliás tirando o mais irregular deles, mas falarei disso adiante - e lançando o time para o ataque, observando o recuo excessivo do adversário.

É citar também que Ronaldinho chamou a responsabilidade e foi decisivo, como tem que ser um craque. Não apenas marcou um golaço no empate, mas se apresentou para o jogo criando chances, sendo mais preciso nos passes, mais participativo. Jogou com vontade de provar para si e para a torcida, que pode ser um Ronaldinho melhor do que este que vinha se apresentando até então. E pelo menos sábado, foi. Com merecidos aplausos.

É ainda falar de Deivid, que mostrou espírito de luta em algumas jogadas, mostrou efetividade ao deixar mais dois gols se aproximando da artilharia do Brasileiro.

Esse Flamengo, que mesmo estando atrás do placar colocou a bola no chão, teve um técnico colocando o time para frente, construiu a virada com seus jogadores demonstrando vontade pelo resultado e, mesmo com a vitória já encaminhada, não abriu mão de ampliar o placar, esse Flamengo sim encanta a torcida.

Mas, como nem tudo ainda é perfeito, esse Flamengo demorou 60 minutos para aparecer em campo.

A vitória foi ótima? Sim. Há pontos positivos? Vários, alguns deles citados acima.

Mas há também muito a ser corrigido.

Já não é novidade e mais uma vez o Flamengo sofre um gol com bola alçada, se aproveitando do mal posicionamento de nossos defensores. No caso específico de sábado, a falha foi individual, o que se agrava quando observamos a recorrência considerando outras jogadas ocorridas na temporada: David era o único dos três zagueiros que não marcava ninguém na jogada do gol enquanto Dudu Cearense era o único adversário livre na área. E mais uma vez, o time teve que correr atrás do resultado.

As laterais precisam ser mais utilizadas nas jogadas de ataque. Se para isso for necessário alterar o esquema de jogo, sacrificando um homem de meia – provavelmente Botinelli - que assim o seja. Mas é fundamental que as jogadas de ataque ocorram pelas pontas, basta rever os gols do Flamengo nesse Brasileiro.

Por último, a postura da equipe. O Flamengo precisa tirar a lição desses 30 minutos da virada contra o Atlético como postura de equipe que luta pela vitória e se impõe diante do adversário. Há partidas em que não se pode permitir que o rival tenha liberdade, posse de bola. Considero esse um dos principais motivos da virada de sábado: O Flamengo encurralou o Atlético, não permitiu ao time mineiro a possibilidade de jogar. E o adversário se perdeu completamente em campo, sem saber o que fazer com a bola.

É exatamente essa mesma postura que acredito ser essa a chave para um bom resultado na próxima quarta em Sete Lagoas, contra o América Mineiro.

****

Nem só de vitórias se faz a paz no ambiente do Flamengo; E antes que isso se transforme em problema nas quatro linhas, que a diretoria quite suas pendências financeiras com o elenco.

Jogador tem que ser profissional e defender o Manto em campo, mesmo com essas pendências. Fato. Mas e o profissionalismo da diretoria, especialmente do departamento de futebol?

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários