sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fluminense

* Por Herminio Correa.

Clube:
Fluminense Football Club


Estádio: Olímpico João Havelange – Engenhão (40.000 torcedore).
Técnico: Enderson Moreira.
Time-base:
Ricardo Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar; Edinho, Diogo, Deco e Conca; Rafael Moura e Fred.
Principais reservas: Souza, Rodriguinho, Tartá, Araújo.
Quem pode chegar: O técnico Abel deve assumir o comando da equipe.
Quem pode sair: -----
Retrospecto em 2011 (até 20/05/11): Apesar das atenções divididas entre campeonato estadual e Taça Libertadores, o desempenho tricolor na Taça Guanabara foi positivo: Em sete jogos a equipe venceu seis tendo sofrido apenas uma derrota,  marcado 20 gols e sofrendo 09; Na semifinal, foi surpreendido pelo Boavista ao empatar por 2x2 no tempo normal, sendo desclassificado nos pênaltis. Na taça Rio foram oito jogos, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, marcando 13 gols e sofrendo 06; Na semifinal um novo empate no tempo normal contra o Flamengo em 1x1, sendo mais uma vez eliminado nas cobranças de pênaltis. Na classificação final do estadual, alcançou o vice-campeonato. Na Taça Libertadores o Fluminense conseguiu uma sofrida classificação na fase de grupos, decidida pelo critério de gols marcados. Em seis jogos, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas, marcando nove gols, sofrendo outros nove. Nas oitavas de final, acabou desclassificado de maneira surpreendente: Venceu a primeira partida contra o Libertad por 3x1 no Rio de Janeiro. No jogo da volta, em Assunção, perdeu por 3x0.

Pontos fortes:
Craque do Brasileirão 2010, Dario Conca é um dos principais meias do futebol brasileiro, muitas vezes decisivo nas partidas. Além disso, o time possui uma dupla de atacantes eficiente. Possui um elenco, homogêneo, um diferencial em um campeonato de pontos corridos.
Pontos fracos: Dentro de campo, o sistema defensivo não é confiável; O ambiente fora das quatro linhas tem interferido bastante no dia a dia dos jogadores. A última crise envolve o patrocinador, controlador direto do futebol do clube.

Olho nele:
Dario Conca já não é nenhuma novidade, mas continua sendo o cérebro do time. Já começa a competição com as credenciais de quem é o craque do Brasileirão passado.
Jogos com o Flamengo no Brasileiro 2011: 
(9ª rodada)
Fluminense x Flamengo  -  10/07 –  Engenhão.; (28ª rodada) 09/10 – Flamengo x Fluminense - Engenhão.
Últimos dois confrontos com o Flamengo: Flamengo 5x0 Figueirense em 07/06/2008 e Figueirense 3x2 Flamengo em 03/09/2008.
 Vai lutar por: Vaga na Libertadores.
Análise do autor: Atual campeão Brasileiro, o Fluminense acabou apresentando um primeiro semestre muito aquém das expectativas criadas. Sem chegar a nenhuma final de turno no estadual e precocemente eliminado na Copa Libertadores, o time começa o campeonato brasileiro de 2011 cercado de desconfiança, embora tenha um elenco que já se mostrou capaz de alcançar títulos. A aposta passa a ser a contratação do técnico Abel Braga, que chegará no início do próximo mês. Fora de campo, as constantes crises já mostraram o quando interferem no futebol tricolor. Resta saber se o clima de guerra continuará durante o Brasileiro.

Flamengo Net

Comentários