segunda-feira, 11 de abril de 2011

Venceu. Convenceu?


11 de abril.
Em 1955, nasceu José Luiz Runco, médico do Flamengo desde 1998.
Em 1926, ocorreu a primeira vitória rubro-negra na natação, na prova Coelho Neto.

Mais uma vitória, mais 90 minutos sem conhecer o gostinho da derrota e segue o Flamengo em sua campanha invicta em 2011. O time jogou bem? O time tem jogadas? O time está entrosado? O time isso? O time aquilo?

Não adianta, é o filme do ano. O Flamengo vence, mas não convence, não agrada, não empolga, não compra seu torcedor, certo? Não sei. Pra mim, tá bom. Considerando 2010, quando o time não convencia, não agradava, não empolgava, não comprava o torcedor e, principalmente, não vencia, está ótimo. Sei muito bem que estamos falando de Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, mas se estivéssemos perdendo ou jogando normal como os adversários, o que a torcida estaria falando agora? Se já pedem Fora Luxa num time invicto, tenho até medo de pensar no contrário. Rolaria bomba na Gávea.

Existe uma lei no futebol: todo time que está invicto quando perder a primeira será um vexame. Normalmente é uma goleada daquelas de 4x1. Daí pra baixo. E acontecerá, não tenho dúvidas. Mas não posso é começar cada dia de jogo pensando “será hoje?”. Pelo que acompanho em twitter, fórum, blog, etc, é assim que parte da torcida está se comportando. Parecem ter medo da derrota como se fosse a morte. Passam o tempo inteiro criticando, atacando e ridicularizando o time, aí sai um gol e “sorte”. Sai outro é “falha do adversário”. Futebol é composto de dois times. Quando um falha, o outro aproveita. O Flamengo falhou, o Madureira aproveitou. O Botafogo falhou, o Flamengo aproveitou. Não, o time não jogou nenhuma partida de forma a encher os olhos, e nem vai. Elenco que tem Wellington, Willians, David Braz, Egidio e Vanderlei, não vai ser dream team nem aqui nem no Barcelona. Não adianta.

Mas o time tem jogadores que podem sim decidir. Thiago Neves está muito bem e empolgado com a missão. Léo Moura é sempre regular, perigoso e joga com atenção os 90 minutos. O goleiro é muito bom. Renato Saci, que tanto ódio desperta nas pessoas, erra como todos e acerta algumas bolas que fazem a diferença. E Ronaldinho, que se não foi brilhante (mas será), foi decisivo. O cara abre bolas muito bem, dá passes diferenciados e se tivesse um 9 lá dentro da área, sei não.

Imagino como o adversário vê o Flamengo. Os caras olham para um time que não perdeu ainda, que tem um contra-ataque rápido, que não pode ter falta perto da área para bater, que possui pontos fracos, mas tem mais pontos fortes que qualquer time do Estado. Isso pesa também, mas o nosso lado só vê o drama.

A Copa do Brasil está aí. O próximo adversário não é difícil e deveremos passar. Nas quartas também teremos uma equipe bem mais fraca, seja qual for. Isso é ótimo para continuar acertando a equipe com tempo e calma, sem precisar pegar um adversário forte logo de cara. Não é medo, é estratégia. Assim o Brasil foi campeão em 2002, quando só pegou uma seleção A nas quartas, a Inglaterra. Além do que, poderemos sempre considerar que a Copa do Brasil é o pasto preferido da zebra...

Estamos invictos. O time ainda não atingiu seu ápice, mas olhando os jogadores, imagino que não estamos longe. Infelizmente, essa equipe não dará muito mais do que isso. Poderá brilhar intensamente em alguns jogos, mas serão poucos e exceções. Mas não será um time fácil de ser batido também. Precisa de reforços? Precisa, mas está longe, muito longe, de ser um time pavoroso como parte da torcida canta por aí. E garanto que tem muita gente do outro lado que gostaria de ter um time invicto em 2011.

NR: Muito bom estar de volta à casa que ajudei a criar. Só espero que o pessoal esteja aqui para debater, e não para me bater.

Flamengo Net

Comentários