segunda-feira, 11 de abril de 2011

Choque de ordem? Quando, onde, como e em quem?


Quem me conhece aqui do blog sabe que estou meio sumido. E confesso que estou mesmo. Mas não é a toa, to abitolado de compromissos familiares, que me impedem de invadir os jogos do nosso Flamengo da forma que eu invadia. Aliás, esse ano só tinha ido a dois. A estréia do Ronaldinho e a final da Guanabara. Hoje eu tava pilhadão, mandei sms e email pra uma duzia de amigos e ninguém fechou. Resultado, fui sozinho mesmo e de trem.

Eu até ia escrever um texto sobre o jogo como sempre faço, mas diante do que vi nessa tarde de domingo no Estádio João Havelange resolvi mudar o rumo da prosa.


Desci do trem exatamente às 17:04 e o que vi foi um verdadeiro absurdo. Só na rampa da estação haviam uns 30 cambistas. Desci a rampa e pelo menos uns 15 policiais militares fingiam que nada acontecia ali.

Quem conhece o Engenhão, sabe que descendo a rampa do trem, o primeiro setor logo de cara é o Sul. O mesmo que hoje impera sozinha uma torcida organizada muito famosa e com muita entrada no clube. Preciso dizer que ela vendia ingressos mais baratos que a bilheteria na maior tranquilidade? E no perimetro de visão de Pms e Guardas Municipais?

Bem, mesmo sendo abordado por uns 30 cambistas la vou eu em direção a bilheteria da Leste, setor que sempre frequentei. Pra não muito minha surpresa, as torcidas que ficam nesse setor, são três e também não citarei seus nomes, quem conhece sabe, também vendiam ingressos mais baratos que a bilheteria. Isso claro pra quem não tinha carteira de estudante. O ingresso de R$40,00 era vendido a R$30,00 e o de R$60,00(Leste Inferior era vendido a R$50,00 mas se chorasse levava a R$40,00.

Mas você meu leitor se pergunta: por quê o Dão ta escrevendo isso? Cambista nunca foi novidade.

Eu te respondo meu amigo leitor que eu nunca vi tanto cambista em toda minha vida. Nem no Maracanã, nem no próprio Engenhão. Digo sem medo nenhum de errar que tinham muito mais cambistas vendendo ingressos que os próprios bilheteiros, mas muito mais. Eram 4 cambistas para cada bilheteiro.(Teve gente que falou que tinha mais cambista que torcedor do Botafogo).


E eu fico cada vez mais assustado com tudo isso porque hoje o Engenhão estava recheado de policiais militares, guardas municipais e funcionários da prefeitura, que faziam seu choque de ordem atrás de ambulantes mas passavam de frente aos cambistas e faziam uma vista grossa de assustar.

Será que eu estou exagerando e o Botafogo está terceirizando sua venda de ingressos no meio da rua? Sei lá, mas a Copa de 2014 vem aí.


E pra quem quer saber, a ida de trem ao Engenhão é o maior lazer. Levei uma hora do Jardim Botanico ao Engenho de Dentro, isso porque peguei Onibus-metrô, Metrô e trem parador. E no trem ainda rola uma cerva geladinha.


Não posso deixar de dar parabéns ao time, com padrão ou sem padrão, atacou o tempo todo o Botafogo e fez por merecer a vitória.


Flamengo Net

Comentários