terça-feira, 12 de abril de 2011

 Precisa de Crise ou de Rebaixamento pra Melhorar?

É ponto pacífico até agora: as atuações do Flamengo versão 2.011 não agradam. Ou melhor, as vitórias agradam, claro, mas o futebol definitivamente não é vistoso. Excetuando-se Thiago Neves, e talvez Leo Moura - notável como quase sempre ele se salva - o time joga um jogo morno, sem muito ímpeto e as jogadas construídas não chegam a empolgar, nem pelo primor, nem pela velocidade.

Há um aspecto, contudo, que deve ser destacado, e que torna essa série invicta algo digno de registro não só pelo feito em si, mas pelo contexto em que ela ocorre, o do início da estruturação do clube.
Também deve ser registrado o esforço do vice de futebol, o nosso ex-presidente Luis Augusto Veloso, em não cometer os mesmos erros que cometeu em seu desastroso governo no biênio 93/94. Vendeu a preço de banana uma geração inteira de jogadores que poderiam e deveriam render muito mais do que renderam. 

Parece que agora ele busca fazer exatamente o contrário. Até agora vai bem. Segurou importantes valores da garotada que venceu a Copinha 2011, protegendo-os do assédio estrangeiro com vultosas multas rescisórias. Algo que eu não lembro nenhum outro dirigente ter feito.

Os investimentos no CT, embora embrionários, vêm sendo feitos. Há hoje condições melhores dos que a que existiam em 2010. E não pensemos que não haja um custo relativamente elevado pra isso.

Em meio a todas as mudanças, estamos montando um time competitivo, que vem mantendo, se não um futebol brilhante, ao menos  regular. Ninguém pode discordar que o Flamengo, de fato, vem pra vencer nesta temporada.
Digo isso porque outros clubes tentaram se manter competitivos em meio a processos de re ou de estruturação, e pagaram um preço alto: perderam competitividade.

Isso, graças a Deus e São Judas, parece que não acontecerá conosco.

AVANTE FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários