quinta-feira, 17 de março de 2011

Direto do Castelão

* Por Marcelo Bloc (@marcelobloc) é jornalista de Fortaleza e rubro-negro desde antes de ser gente

Fortalezense que sou, estive no Castelão para ver de perto o Fuderosão. Longe de ter feito uma grande exibição, o Flamengo do pófessô Luxa foi taticamente muito bem.

Méritos a priori pela escalação que surpreendeu com Wanderley no ataque. Além disso, a equipe veio previnida na sua lateral direita, sempre com cobertura das subidas do Léo Moura. Para quem não sabe, o ponto alto do adversário era exatamente seu lateral-esquerda, Guto, que ataca o tempo todo. Marcado, ele pouco rendeu.

Na direita, Egídio como sempre ficou no estilo macaxeira, não fede e nem cheira. Até o Fortaleza sabia disso, tanto que o marcava de longe, mais preocupado com Thiago Neves e Ronaldinho - os 2 para quem Egídio sempre tentaria o passe. Ainda assim, os ataque renderam bem por lá.

O Fortaleza, como de esperar, apertou no início, empurrado pela torcida. O gás inicial, no entanto, rendeu poucos lances de ataque e o Flamengo aos poucos foi dominando a partida. No primeiro lance em que Thiago Neves teve algum espaço: caixa. Uma bomba do Renato Abreu.

Os cearenses até tentaram seguir atacando na primeira etapa, mas o Flamengo mostrava-se bem postado, não dando muito espaço para o quase inoperante ataque adversário.

O golpe (quase) final veio com o segundo gol. Com ânimo renovado no intervalo, o Fortaleza buscava (simplesmente na raça) equilibrar o jogo e chegar ao empate. Em nosso primeiro lance, o gol que colocou a torcida adversária contra o time e matou o jogo. A partir daí foi tocar a bola e esperar o tempo passar. Ainda com tempo para o Drogbinha deixar o dele, com direito a mais uma dancinha #vergonhaalheia.

Ponto pro Luxa

Sou dos que criticam bastante o esquema do Luxemburgo. Tanto que atuarmos muitas vezes sem atacante, ou mesmo por manter o Renato Abreu no time, mesmo com algumas atuações de fazer torcedor arrancar os cabelos de ódio.

Ontem, porém, o pófessô foi bem. Wanderley deu alguma referência no ataque. O meio, se não esbanjou criatividade, mostrou vontade e raça. Léo Moura o de sempre e a zaga esteve bem.

Mostramos nossa superioridade técnica, economizamos um joguinho rumo à Taça. Pra cima deles, Mengão.

Flamengo Net

Comentários