quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A respeito do esquema...


Desde a balbúrdia rubro-negra de 2010, todo mundo discutia qual deveria ser o esquema do #Flamengo na temporada de 2011. O escolhido foi o 4-2-3-1, tática que vingou na Copa do Mundo e consagrou boa parte dos grandes times recentes. Tem meu apoio.

Mas nesse momento em que o elenco do Flamengo vai conseguindo colocar todos os contratados em campo, ainda há alguns defeitos que precisam ser corrigidos. Preocupa um pouco não parecer que Luxemburgo vem se incomodando com eles. O legal do 4-2-3-1 é ele se transformar em 4-5-1 quando se defende e em 4-3-3 quando ataca. Só que isso não vem acontecendo porque:

1- Falta um meia que jogue centralizado. Botinelli seria o homem, ontem entrou e errou tudo o que tentou, nitidamente nervoso. Tomara que isso mude. Ontem Ronaldinho fez esse papel algumas vezes, fez bons lançamentos, mas não organizou o jogo, virou a bola rápido etc. Dá pra ver que ele pode quebrar um galho ali, mas a posição dele é aberto entrando em diagonal.

E o Vander fazendo esse papel sempre fica nulo. Ontem isso se repetiu.

2- Os jogadores que deveriam ser pontas não estão conseguindo fazer essa ligação rápido. Thiago Neves ontem estava perdidinho. Teve hora que apareceu marcando o ala adversário como se fosse lateral, em outras virava centroavante... Não entendi bem onde ele estava jogando. Antes do Ronaldinho, o Renato não dava velocidade pela esquerda. Enfim... Quando um se achar e o outro melhorar o condicionamento, melhora, mas isso precisa ser melhor treinado. Especialmente a marcação do ala adversário que deveria começar por eles.

3- Centroavante: não levo fé no Wanderley, mas o Deivid tá nulo como centroavante e nos seus melhores momentos aparece como ponta. Quando o Flamengo ataca vira quase um 4-2-4-0 com alguém no meio ou pela diagonal entrando na área.

Não é só culpa do camisa 9. Wanderley também aparece na ponta segurando a bola e tocando pra alguém pra depois correr pra área quando deveria segurar dois zagueiros ali. Isso ajudaria demais o adversário a sair menos rápido quando toma a bola.

Se tirar o Deivid e botar Wanderley ou Diego Maurício deve melhorar, mas não RESOLVE. Tem que haver alguém pelo meia, prendendo a zaga.

4- Os laterais não estão conseguindo ter mais espaços porque os pontas não estão jogando tão aberto e encostam pouco. Renato vira meia toda hora, mas teve um bom momento com o Vander. Léo Moura some em muitos momentos. Ou arranjam um lateral-esquerdo que também apóie ou ele tem que melhorar.

5- Nesse esquema, toda vez que se joga contra times retrancados precisamos que os volantes apareçam. Ontem não deu. O Willians ficou pra trás e o Maldonado - ainda bem longe daquela forma de 2009 - não conseguiu ser esse elemento surpresa. E nem dá pra pedir isso com tanta lentidão pra voltar. os caras têm que ficar lá atrás mesmo.

6- Melhor exemplo recente e nacional de 4-2-3-1 foi o Corinthians da Copa do Brasil em 2009. E talvez sirva como referência. Vamos lá:

a) Os dois laterais marcavam. Dá para a torcida rubro-negra sonhar com isso.

b) Ao menos um dos pontas era MUITO bom marcador (Jorge Henrique). Já complica bastante. Nem Neves e nem Gaúcho saberiam fazer isso, mas dizem que Botinelli sim. A conferir.

c) O meia centralizado recuava para os volantes subirem como elemento surpresa (especialmente Cristian, ex-Flamengo e que chegou a ser cotado por aqui). Willians tem velocidade para isso, mas nem técnica. Maldonado não tem velocidade. Ixi...

Esquemas são apenas números que usamos para simplificar a compreensão do posicionamento em campo. Há outras soluções e referências que resolvem cada problema. O que não dá é para o Flamengo ir levando desse jeito. Se pegar um time mais organizado como Fluminense ou Botafogo, terá problemas.

Flamengo Net

Comentários