segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A MAIONESE DESANDOU

Que tudo deu errado, acho que ninguém discorda. Os motivos é que são elas. Obviamente, cada um tem sua teoria e eu tenho uma. Pode estar furada mas, é minha teoria.
O que eu sei é que quando você tem uma empresa que está funcionando ( e esse é o meu mundo, já que eu sou administrador ), isso nunca é perfeito, erros e acertos acontecem, mas o resultado final é positivo. A mudança de uma peça chave da empresa, no entanto, pode fazer o que funcionava parar de funcionar. A mudança de um diretor, por exemplo.
Sei que alguns não nutrem grande simpatia por Márcio Braga, mas é inegável que, cada vez que ele assumiu o clube, as coisas melhoraram de alguma forma. Posso estar enganado, mas com todos os seus defeitos ele certamente vai passar à história como um dos melhores presidentes, se não o melhor, que o Flamengo já teve. Nesta última gestão vocês devem lembrar como é que ele pegou o clube, agonizante, na UTI. E saiu com o hexa, além de várias outras coisas ( como as renegociações dos patrocínios, o penta-tri, o resgate do orgulho, etc ). Não gosto de misturara política aqui no BLOG, mas há até alguma semelhança com o Lula, que ganhou praticamente tudo que disputou enquanto presidente e acabou sucedido por uma mulher de quem a maioria das pessoas não tem a mínima idéia do que esperar. Sem julgamento de valor.
No caso da sucessora de Marcio Braga já temos resultados concretos do primeiro ano. Só fracassos, só perdas. O caos.
Isso não haveria de criar reflexo no time? Eu não tenho dúvidas. E não se trata aí de uma pessoa, mas de um estilo.
Um exemplo? Toró! Muitos o detestam. Vários de vocês acharam ótimo não ter sido renovado o seu contrato. Não entro no mérito do assunto. Mas como a coisa foi conduzida, seguramente rachou ainda mais a coesão do grupo. Afinal, se tratam como um zé-ninguém um cara que ganhou vários títulos pelo clube, como será, por exemplo, com as promessas, em caso de derraparem no começo de suas carreiras? acho que a queda do Diego Maurício pode se explicar um pouco ( ou um muito ) por aí.
Pior que isso, Zico: como se sentem os jogadores mais tarimbados e importantes do elenco depois de ver a forma como Zico foi tratado por vários sócios, conselheiros, diretores e a própria presidente? O cara há de pensar: se fizeram isso com o Zico, que é um mito, o que serão capazes de fazer comigo?
O grupo de jogadores do Flamengo tem limitações? Evidente que sim. Não é à toa que o time jamais deu “liga”, desde o começo do ano. Mas era para ficar ali pelo meio da tabela, sem grandes conquistas e sem grandes sustos. Mas no Flamengo não, aqui tem que ser com o máximo possível de suspense, chorado, doído.
Tem muito mais coisas que dá para dizer sobre este ano. Por ora ficamos nisto.
Resta sugerir, embora não acredite que isto sequer seja levado em consideração pela equipe que comanda o clube, desde a diretoria até a comissão técnica: vamos criar um clima de “papai-joel” para essas quatro rodadas que faltam? o que adianta o Luxa ficar histérico na beira do gramado, quando o time está tenso, temeroso, assustado? Sejam falsos, finjam. Tentem acalmar o grupo, a partir dos mais experientes e dos que tem potencial para liderar os demais. Precisamos fazer 5 de 12 pontos possíveis. Em outras circunstâncias seria um objetivo relativamente simples. Hoje, soa como um dos 12 trabalhos de Hércules. Presidente, conselheiros, diretoria, comissão técnica: peguem os jogadores no colo e vamos salvar o que nos resta de dignidade em 2010. Por que ano que vem o desafio será muito, mas muito maior. E, na minha opinião, a torcida precisa fazer um papel que não faz há muito tempo. Mas isso fica para outros POSTs.


Flamengo Net

Comentários