segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Mais um empate

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Segunda partida de Luxemburgo à frente da equipe, resultado positivo na última rodada, adversário direto na briga contra o rebaixamento. Ingredientes que deram maior importância a Flamengo e Avaí nessa tarde de domingo.

A principal alteração tática apresentada pelo novo treinador se repetiu: Um volante mais preso, três meias compondo a ligação e na frente dois atacantes, Diego Maurício que já vinha merecendo chance e Val Baiano, o homem de “referência”.

Em apenas 16 minutos, o Flamengo abriu ampla vantagem no placar. Dois gols do homem de área, dois gols em jogadas tramadas pela meia esquerda do ataque Rubro Negro.

A tarde parecia de vitória que poderia ter se confirmado ainda no primeiro tempo, em pelos menos outras cinco chances claras de gol desperdiçadas pela equipe.

Foi um primeiro tempo de domínio absoluto.

A volta do intervalo sugere um Avaí mais ofensivo. Um time que está ameaçado, jogando em casa e com placar adverso. É natural que partisse para cima, que buscasse um gol nos primeiros minutos.

E o problema é que o Flamengo não só aceitou essa pressão como sucumbiu a ela.

Novamente tomou gols em jogadas de bola parada. Ambos em jogadas de escanteio. No primeiro, nenhum jogador de nossa defesa acompanhou o avanço dos jogadores do Avaí, que entraram livres na área, sem qualquer marcação. No segundo, desatenção total de marcação na primeira trave, onde normalmente há um combate de nosso atacante.

Erros simples, primários, recorrentes, que nos valeram não só os dois pontos do empate de ontem como outros tantos pontos no campeonato.

Bastou quatorze minutos de segundo tempo para o Flamengo, amplamente superior na primeira etapa, sofrer o empate e ter um jogador a menos após a expulsão de Léo Moura.

A partir daí, restou ao time segurar o resultado.

O que se viu ontem reacendeu a preocupação do torcedor. Reapareceram os erros de marcação, a pouca efetividade de Deivid no ataque, a falta de criatividade de um meio campo formado por Renato e Petkovic.

O resultado final, ao considerar o primeiro tempo, foi um péssimo resultado. Pelo que se viu na etapa final, um ponto a ser considerado.

Sábado há um confronto complicado, contra o Internacional. As ausências de Léo Moura, David e Willians, apesar de consideráveis, podem ser minimizadas pelas opções já citadas pelo Luxemburgo (Galhardo, Angelim e Maldonado). Acredito que o time pouco perderá no aspecto tático em função dessas ausências.

Vem aí uma sequência complicada de três jogos, contra Internacional, Vasco e Corinthians. A se considerar o fato dos três serem no Rio de Janeiro. É bom que haja atenção máxima nesses confrontos para fugir de vez do rebaixamento e repensar, o quanto antes, o ano de 2011.

Um grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários