terça-feira, 5 de outubro de 2010


CLIMA DE MARACA "no Engenhão" - Politica para quem precisa de politica.

Com linguagem informal, João Tavares - o Dão - comenta a movimentação dos torcedores antes/durante/depois dos jogos no Engenhão.



Bom dia galera, amanhecemos sem treinador mais uma vez. Não que eu esteja com saudade do Silas, muito pelo contrario, mas esse lance de demitir treinador sem acertar com outro eu não sou muito a favor, mas na zona que tá ta dificil até de reclamar. Dizem que o Luxa vem. Ele tem aquela fama toda, que ganha aqui, que vende ali mas eu particularmente gosto do nome, ao contrario dos ultimos entende da profissão, mas respeito quem pensa o contrario.

Mas to aqui pra falar do jogo contra o foguinho sabado. Consegui uma carona com meu brother Guido, o mesmo que fui no Fla x Flu, e ele levou também uma colega de trabalho, a Cris, uma paranaense de Foz do Iguaçu, que está a 3 meses no Rio de Janeiro trabalhando e acreditem, é Rubro Negra desde criança. E não torce pro furacão não, ela torce é mesmo pro Mengo e foi conhecer o Engenhão pra ver um jogo do Fla pela primeira vez ao vivo.

Chegamos e enquanto o Guido foi estacionar eu fui comprar meu ingresso. O clima na entrada Leste era meio esquisito, com muitos componentes da torcidas organizadas, que não entram por ali e não costumam ficar ali. Com a saida do Zico na vespera e da maneira que foi, esse jogo tinha tudo pra ser tenso. Não dentro de campo mas sim fora dele e por razões politicas. A Urubuzada foi a unica a fazer o protesto para que o Zico não saisse o que torna as outras, Jovem, Raça e acreditem Fla Manguaça adversárias politicas dela. Acreditem até em torcida organizada isso rola, e muito. Pra quem não sabe, o atual presidente da Fla Manguaça é sobrinho da presidente Patricia Amorim. Pra bom entendedor... Bem, como eu não quero nem saber dessa politica quanto mais me misturar com ela, não vou me estender muito nisso porque se até o Zico foi ameaçado imagina eu, um pobre torcedor comum. E gostaria de esclarecer que também não pertenço a nenhuma torcida organizada. Assim como tenho amigos na Urubuzada, tenho na Jovem, Raça e Fla Manguaça. Vida que segue.

Falando daquela outra politica, os nossos coleguinhas candidatos também se fizeram presentes, claro. Aquele momento era o ultimo para tentar convencer o eleitorado Rubro Negro. Contei 4 candidatos que prometeram lutar pelos direitos do Flamengo, um foi eleito.

Mas o policiamento estava bom e ainda bem que não rolou confusão, bebemos aquela cervejinha sagrada no Russo e seguimos pro jogo. O Flamengo ja vem a alguns jogos no Engenhão, através da Fla Shop, vendendo produtos oficiais aos torcedores. Um estande é montado ao fim da rampa e a galera pode adiquirir as bonitas peças que a Olympikus vem apresentando. É bom pra aquela galera que reclama que só não compra produto oficial porque não acha. Lá quase todas as peças, senão todas.

O jogo dominamos né? Mas uma coisa eu vou concordar com o Silas, não temos aquela referência na area. Tanto Deivid quanto Diogo, nossos 2 atacantes, jogam fora dela. Aí o gol só sai de fora da area e como ninguém chuta... Mas sim, eles acharam um gol e nós achamos um penalti. Mais um empate, e assim vamos nos tornando aos poucos o time que mais empata no campeonato. Como meu amigo Mulamba ja escreveu em seu ótimo Urublog, se a gente não ganha nem do foguinho vai ganhar de quem? Isso sim é crise.

A saida foi muito tranquila e pelo menos até chegar no estacionamento não vi nenhuma briga de torcida, o que foi muito bom. Mas aí chegamos no estacionamento, que é comum às duas torcidas e um babaca, alterado, e com uma camisa feia proferia palavrões em nossa direção, contra minha pessoa e meu Flamengo. Foi quando eu percebi que o imbecil tava com seu filho, que não tinha mais de 8 anos. É meus amigos, ainda tive que presenciar essa cena, sem duvida a mais feia da noite. Até tinha policiamento, mas era pouco, coisa de 5, 6 pms. Mas aquele estacionamento, que era pra ser do “torcedor comum” como eu pode virar um campo de guerra a toa, basta um imbecil pisar no pé de outro.

Flamengo Net

Comentários