domingo, 31 de outubro de 2010

Breve Balanço de 2010

Saudações Flamengas, galera do FlamengoNet. Domingão sem Mengão é sempre monótono, mas em compensação podemos nos dedicar a outras tarefas, e até tirar eventuais "atrasos", seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal.

O ano de 2010 tá acabando, e o saldo no futebol é negativo. Há algum tempo nós rubro negros não sabíamos o que era passar uma temporada sem nenhuma conquista, e mais, com nossos fregueses locais aspirando metas superiores em relação às nossas no Brasileirão. 
Quando Patricia Amorim lançou sua candidatura, lembro bem que houve um certo temor de que ela voltasse suas atenções para os esportes olímpicos em detrimento do Futebol. Lembro também que muitos, como eu, pensaram que era loucura, pra não dizer outra coisa, um(a) presidente do Flamengo deixar de lado aquele que é o trem pagador do clube. Ninguém em sã consciência poderia sequer pensar nisso.  Aos que quiserem saber da proposta de Patricia antes de se eleger, é só ouvir o programa "A Voz da Nação", do dia 11/09 do ano passado (a data é mera coincidência).

Pois bem, depois de um 2009 proveitoso, no qual avançamos, embora em passo de tartaruga, em alguns aspectos, vemos nesta temporada a coisa toda voltar à estaca zero. O museu, que era pra estar pronto no nosso próximo aniversário, terá estranhamente sua pedra fundamental lançada na data festiva. O time campeão foi desmantelado, o que evidenciou a total falta de uma política de manutenção da equipe e de reposição de jogadores. Pelo menos o time de basquete foi mantido e reforçado, e esperamos que os guerreiros da quadra mais uma vez honrem o Manto, como eles vêm honrando desde que passaram a defender nossas cores heróicas (Detalhe: nessa administração nosso time de basquete conseguiu ser vice para o Vasco do basquete, o Brasília).

Zico veio, e em pouco tempo sucumbiu perante o angustiante e aparentemente insolúvel caos administrativo do clube. Apesar de ser Zico, deu pra perceber que ele era apenas uma "andorinha", e que uma só, como se sabe, não faz verão. Faltou apoio, faltou mais gente trabalhando pelo Flamengo. Faltou seriedade para conduzir o projeto por parte de outras esferas da instituição.

A saída do Galo deixou algumas lições. Uma delas, a de que a torcida do Flamengo precisa encontrar meios de se agregar, e ter voz dentro do clube. Sei que uma corrente de rubro negros daqui do FlamengoNet é mais conservadora, e não vê outra possibilidade de mudança que não seja pela via associativa. Já disse que concordo, e penso até que esta seja a maneira ideal para que o Flamengo mude para a melhor. Mas penso também que há um sistema viciado funcionando nas entranhas da instituição, o que dificultaria enormemente qualquer grupo de oposição que tente mudanças mais profundas no status quo. Zico foi um exemplo disso.

Acredito que só um forte clamor da Nação, um movimento organizado de forma séria e profissional, que conte com rubro negros que conhecem os problemas do clube, mas sem o passado obscuro de muitos que estão atualmente dirigindo o Flamengo, em conjunto a pessoas de fora do Flamengo, e que estejam dispostas a trabalhar em prol do  nosso engrandecimento material e institucional,  seja talvez a nossa derradeira tábua de salvação. Afinal, o Messias foi obrigado a recuar, e enquanto ele não retorna definitivamente, a única força capaz de evitar uma hecatombe futebolística somos nós. 

Esse movimento, amigos, está em vias de se tornar algo real. Chama-se Associação dos Amigos do Flamengo, e em breve estará pronto para reunir a maior quantidade possível de rubro negros que queiram encampar essa luta, a de tornar o Flamengo grande por fora e por dentro.

                        Patrícia Amorim já tem um mérito em sua gestão...

                                   ...a reforma do parquinho infantil.

Julio Cesar publica o blog "Tua Glória é Lutar"

AVANTE FLAMENGO!

Flamengo Net

Comentários