segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Não é Hora de Malhar, é Hora de Beijar o Judas.

Por Arthur Muhlemberg, do Urublog


I stuck that lovin' 44 beneath my head

É muito natural que na hora em que a mozzarella começa a derreter comece também aquela corrida louca atrás de um culpado de ocasião. Alguém que sirva para que apontemos o dedo acusador e responsabilizemos por tudo que está errado. É uma reação natural, tradicional e é fácil. Escolhe-se o Judas, o penduramos no poste e aí é só começar a malhar.

E pro cargo de Judas tem candidato que não acaba mais. No tribunal talibã da torcida a culpa que já foi exclusivamente da Patrícia, depois foi do Bruno e do Macarrão, que já foi dividida com o Zico e Rogério Lourenço, agora tá na conta do Silas. Injustiça grande, porque um barco do tamanho do Flamengo não afunda de uma hora pra outra por culpa de um Judas só. Pra abalar um colosso como Mengão tem que haver uma sequência maligna de erros, contratempos, falhas, más sortes e sabotagens que nunca são de responsabilidade de uma única pessoa.

Pode- se culpar o Silas por ser cabaço, despreparado e retranqueiro. Mas quem contratou Silas o fez porque a própria torcida não suportava mais o Rogério. Lembram? E eu me lembro de ter dito aqui mesmo que quem escolhe demitir o técnico no meio da competição sem ter outro nome na manga geralmente contrata o primeiro que passa na porta do clube. Não foi exatamente isso que aconteceu?

Me parece de uma idiotice extrema esse papo de fora Silas agora. Pra quê demitir o cara? Pra contratar quem? O certo a se fazer nesse momento é assumir as próprias limitações e pedir ajuda pra quem pode ajudar. Mas nada de demitir o Silas, ele é retranqueiro, mas é o nosso retranqueiro. Tem que receber é apoio. É claro que eu tô falando de apoio do torcedor do Flamengo. Do torcedor modinha que só é Flamengo quando o time tá bem não espero porra nenhuma há muito tempo.

Claro que só apoiar não adianta nada. Junto com o apoio Silas tem que receber instruções. Informações básicas sobre as características dos jogadores do elenco que ele aparentemente desconhece e instruções sobre o que é que se espera do time do Flamengo na hora em que a chapa esquenta. O que não pode mais acontecer é o Flamengo entrar em campo como no último sábado, sem uma proposta de jogo, sem uma meta, sem um objetivo.

A única saída é colocar o Silas no colo, torcida. E através de incentivo e aconselhamento racional fazer o cara entender como é que a banda toca. Ninguém tá proibido de cornetar, esse direito é adquirido e inalienável. Mas ao invés de gritar o ineficaz Fora, Silas! por que não gritar Muda o Meio, Silas! ou Bota um atacante. Silas! ? O custo pra garganta é o mesmo e pelo menos se está fazendo uma crítica construtiva que pode ajudar.

Hoje na Gávea rolou mais uma ridícula conversa entre o treinador da equipe e os chamados torcedores organizados. Não faço idéia do que foi conversado, mas considerando as partes coisa boa não podia ser. Pior, parece que o Zico autorizou a conversa. Bola fora do Galo, essas conversas são veneno puro e na última vez que fizeram isso perdemos pro mesmo Góias que enfrentaremos na terça. Não é possível que ninguém no Flamengo perceba que essas cretinices populistas são prejudiciais à disciplina e ao profissionalismo.

A regra é clara, não é, Arnaldo? Jogador joga, treinador treina, dirigente dirige e torcedor torce. Qualquer alteração ou intercâmbio nas funções descritas acima significam zona, desorganização e que a bagunça prevaleceu. Acho até que dá pra ganhar um campeonato todo bagunçado, comprovamos essa louca teoria no ano passado. Mas esse ano está parecendo que escapar do rebaixamento é uma tarefa que exige um mínimo de organização.

Por isso é bom que nós, a torcida desorganizada, que é quem carrega o Flamengo nas costas, se concentre e comece a fazer o que ela sabe. Torcer pelo Flamengo. É o que nos resta a fazer.

PS: O Urublog tá concorrendo ao Bi do Prêmio Top Blog, galera. Ali no canto direito tem o link pra você dar essa força e votar na gente. Pros preguiçosos eu coloco o link aqui também. Agradeço desde já a moral. Galera, já tamos em 5o lugar na classificação geral, valeu. Mas não tô acreditando que vamos ficar atrás do blog Papo Calcinha. Dá uma força aí, isso não é posição digna pra quem fecha com o certo.

Urublog no Twitter: http://twitter.com/Urublog

Liga Urublog no Cartola FC: http://cartolafc.globo.com/liga/urublog



Comunidade do Urublog no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39866197

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários