terça-feira, 28 de setembro de 2010



CLIMA DE MARACA "no Engenhão" - Tem dia que é melhor nem sair de casa.

Com linguagem informal, João Tavares - o Dão - comenta a movimentação dos torcedores antes/durante/depois dos jogos no Engenhão.


É galera, a coisa não ta muito boa não. Raramente eu escrevo quando o Mengão me decepciona, fico putaço, vontade zero, mas nós somos Mengão na vitória e na derrota né? Então vamos a mais uma saga do guerreiro no Engenhão.

Jogo em sabado chuvoso não são todos os guerreiros que aderem a missão, alguns abortam. E pelo andar da carruagem nem da pra culpar muito os caras, muita coisa rema contra. É time que não fazia gol mas também não tomava, agora toma a mais do que faz. É ingresso que ja tava caro e quando o time mais precisa da torcida ele aumenta. E temos também um tecnico que com 30 minutos de jogo consegue trocar o seis pelo meia duzia(literalmente).

Então ta, a negativa da rapaziada me deixou mais empolgado do que eu ja tava pro jogo e mais, me empolguei tanto que resolvi ir de trem. Mas não foi dessa vez que voltei aos “maravilhosos vagões da Super Via”, a patroa logo cortou meu barato e deu o cascalho do taxi. Não quis deixar o papai fazer a viagem com emoção.
Devo ressaltar que o taxi da minha residência até o Engenhão não é dos mais baratos, e o programa ja começa a ficar caro pro espetaculo proposto mas tudo bem vamos em frente, o Flamengo acima de tudo. Ao chegar no Engenhão encontrei logo meus amigos Cristina Dissat e Celso Pupo, guerreiros do Fim de Jogo, que fazem um grande trabalho nos dias de jogos dando um suporte muito bacana ao torcedor.
Falando em espetáculo ou eu mosquei ou não saiu nada sobre aumento de ingressos naquele dia. Simplesmente uma semana depois do Fla x Flu, sem motivo nenhum, a arquibancada Leste Superior me passa de 40 pra 50 pratas. Dei 26 reais ao bilheteiro(um funcionário do botafogo) o mesmo com uma cara de bunda tentou enrustir 1 real pra ele alegando falta de troco, ou seja, os putos aumentam o valor e ainda querem ficar com teu troco. Rubro Negros, não caiam nessa, de moeda em moeda o cara fica rico até o final do brasileirão.

Nessa época de eleição o que não falta é corpo a corpo de candidatos com o povão, e jogo do Mengão é o melhor lugar pra isso né? As vezes a pé como no caso do artilheiro das decisões Nunes ou à cavalo como anda o Chambarelli, o homem que vai construir a Disneylandia Rubro Negra, com centenas de atrações voltadas à maior torcida do mundo. Um projeto ousado mas que segundo ele vai gerar muito emprego. Cada figura que eu vou te contar.

Acho muito interessante esse lance do comércio ao redor do Estadio. Enquanto no Maraca não podia vender nada a menos de 500 metros, no Engenhão a prefeitura “incentiva” os moradores a vender desde cerveja e churrasco, até a produtos falsificados do clube em questão. Ou seja, um tremendo cala boca pros moradores aceitarem sem reclamar a movimentação e ruas fechadas em dias de jogos. Cala boca que vem dado certo, as casas vão se especializando cada vez mais, algumas dando até banheiro com papel higienico pra quem consome. Quase um bar sem ter que pagar imposto.

Como eu ja vi inumeras vezes a torcida do Flamengo deixou pra comprar ingresso em cima da hora e com jogo começado muita gente ainda estava fora. Teve Flamengo que não viu o primeiro tempo. Mas não perdeu nada, se com 30 minutos a porcalhada ja fazia a festa na Ala Sul. Mas não vou falar do jogo não, até porque pela primeira vez eu me “embriaguei” de cerveja sem alcool pra ver se esquecia daquilo que tava vendo. Ainda bem que encontrei um amigo e peguei uma carona pra sair dali. Mais um taxi naquela noite seria o fim. Ser guerreiro é bom mas às vezes a melhor coisa é você ouvir sua mulher e ficar debaixo do edredon vendo o jogo no PFC. Futebol tem disso.


Flamengo Net

Comentários