segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

“Querer acreditar”

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Mais uma rodada, mais uma derrota. Essa de forma escancarada, daquelas que imputam um caráter de pequenez ao atual time do Flamengo. O time que perdeu para o Palmeiras, da forma como perdeu, não merece outro adjetivo.

Ontem conversei com meu amigo Sérgio por algum tempo. Falamos de tudo um pouco, atual elenco, ambiente, departamento de futebol, posição na tabela. Temos algumas posturas diferentes, visões diferentes, níveis de “radicalidade” diferentes. Mas os fatos muitas vezes são tão evidentes que superam qualquer nível de crença. Foi então, dessa conversa, que saiu o título do texto dessa segunda.

Não dá mais para acreditar no atual time do Flamengo. E digo isso simplesmente porque não tenho onde me agarrar para confiar, o time não inspira confiança para tal nas partidas. O que tenho feito é “querer acreditar”. Duas coisas completamente distintas.

Queria acreditar na reformulação, na mudança de postura após a queda de Rogério Lourenço. Queria acreditar na evolução tática de uma equipe que se mostrava totalmente perdida nas partidas, sem uma jogada qualquer ensaiada.

Como queria acreditar também na evolução física e técnica daqueles que vieram com o status de reforços. Aceitei antes que alguns estavam vindo de temporada árabe ou européia, e que seria necessário ainda algum tempo para se adaptarem.

Queria acreditar em um departamento de futebol mais organizado, com postura diferenciada ao que nos acostumamos nos últimos anos. Queria mais, queria acreditar que idoneidade e competência caminhassem juntas.

Queria acreditar...

Caiu Rogério, veio Silas. E o time continua uma bagunça, um bando em campo. Sem a devida força ofensiva, sem um meio campo criativo, com uma defesa vergonhosa. O (mal) posicionamento tático já nos fez sofrer 14 gols em 8 jogos. Falta de treinamento? De qualidade? Falta de quê?

O time ainda se arrasta em campo, e lá se vão dois terços de campeonato. Em pouco mais de dois meses termina o Brasileirão e corre-se sério risco de termos jogadores ainda fora de forma. Para piorar, tem sido uma equipe com constante necessidade em buscar o resultado, por sempre sair atrás no placar.

As contratações, infelizmente, se mostram totalmente abaixo das expectativas, Todas elas. Repito: Todas. Desde as infelizes contratações de Cristian Borja e Val Baiano até as badaladas (e bastante caras) contratações de Deivid e Diogo.

A falta de planejamento do departamento de futebol do clube nos imputou o peso de pagar caro por contratações no apagar das luzes da tal janela de transferências. Não fosse só o fato de pagar caro, agora o fato de não estarem rendendo proporcionalmente ao investido. Desespero e falta de planejamento, pagos por um alto preço.

Enquanto isso, os não tão mais caros Montillo, Zé Roberto, Vagner Love, Emerson, Valdívia...

O campeonato está em sua fase final. Aos poucos vão se definindo os subgrupos, as equipes que lutam por algo no campeonato. E nosso Flamengo assustadora e vergonhosamente luta contra o rebaixamento.

Analisando a tabela e os últimos resultados, fica claro quais equipes abusam da incompetência: Grêmio Prudente e Atlético Mineiro já se encontram há algum tempo na zona de rebaixamento e não conseguem mostrar poder de recuperação em curto prazo. As demais com relevante mal rendimento especialmente no segundo turno são Flamengo, Vasco, Avaí e Ceará. É fato, é analisar a tabela.

Na próxima terça há um confronto direto nessa fuga do rebaixamento. Ainda que faltem algumas rodadas para o final do campeonato, é o jogo que poderá encaminhar de vez nossas pretensões.

Quero acreditar em um resultado favorável, que dê uma nova esperança, que alivie um eventual sofrimento nesse final de Brasileiro.

Mas como disse desde o começo, “querer acreditar” é simplesmente um esforço próprio diante da falta de confiança instalada. Não existe futebol, organização ou pelo menos raça que me façam acreditar de verdade. Esse time do Flamengo não inspira qualquer expectativa.

E se assim continuar, vão conseguir manchar a história do clube.

Um grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários