sábado, 26 de junho de 2010

Sair da toca pra defender o Zico é obrigação

Uso o tweetdeck. Pra quem não sabe, é uma interfacezinha que facilita um bocado pra ler o que os outros escrevem. Não precisa ficar no f5, a parada atualiza sozinha.

Pois bem. Eis que resolvi entrar no .com do twitter pra ver quem me segue, quem eu sigo, pra fazer uma limpa, blá, blá, blá. E vi - entre um last tweet e outro - que tinha um bocado de gente já descendo a lenha no Zico, graças às contratações do Renato, do Correa e do suposto interesse pelo Val Baiano. Todos, aparentemente, de uma ou - mais provável - 2 gerações posteriores à minha, que sabem quem é Ele, mas que não o viram jogar, que não o conheceram ao pé-da-letra. Mas isso não importa muito agora.

Antes de contar uma historinha, quero deixar aqui meu registro: nenhum deles é craque. Ponto.

Vamos à histórinha.

Em 1982, houve um certo Flamengo x Guarani.


Esse jogo, salvo engano, decidia uma vaga na final do Brasileirão daquele ano. Lá pelas tantas, jogo pegado mesmo com a atuação exuberante do Zico, Leandro sentiu uma contusão. Os maqueiros entraram, e do outro lado do campo, Leandro fez aquele sinal com os dedos, como se pedisse substituição.

Nota do autor: Li essa reportagem na Placar. Eu não estava lá.

Voltemos. Ao ver o sinal do lateral, Zico correu até a beira do campo e falou alguma coisa pra ele. Sabe-se lá como, ele levantou e jogou até o fim. Se alguém tiver essa reportagem pode ilustrar melhor, mas eu me lembro de um repórter ter ouvido Zico dizer algo como "não é hora de sentir contusão".

Pois bem. Como eu opinei lá em cima, não acho nenhuma das 3 contratações homéricas, daquelas de perder o fôlego e dizer "agora vai".

Mas, ao mesmo tempo, me baseio pelo senso de comprometimento que Zico sempre inseriu na mente de todos que jogavam ao seu lado. Tanto Renato quanto Correa falaram mais de Zico do que Flamengo. O elenco sabe da importância do cara, e a tendência é que fechem um pouco a cada dia. E Zico, conhecedor de todos os atalhos, já mandou a letra: quer ficar, é coração na ponta da chuteira. Não quer, pode ir. Pois ele sabe que o jogador vai embora na hora que quiser, ou quando o dinheiro for muito alto. Ele já esteve lá. E na primeira oportunidade que teve, voltou. Ele QUERIA voltar. E, como sempre, foi comprometido até quando pode, até quando o joelho aguentou.

É essa a minha esperança. Que os jogadores entendam, por Zico, o que é o Flamengo. Zico veio, e em pouco mais de 2 semanas, já blindou o clube. Agora, o site oficial é que dá as notícias. Claro, sempre vai ter um setorista de plantão pronto pra regar a semente da mentira - ou até da maldade. Esses manés não entendem - provavelmente foram jornalistas que se formaram sem nunca pegar um tiroteio (@gustones) - a dimensão da importância do Zico para nós, torcedores. Talvez nunca entendam. Talvez seja divertido continuar com jornalismo nível zero.

Ah, eu contei essa historinha pros mais jovens pararem de reclamar. Para que eles entendam que o comprometimento pode trazer títulos sim. Mesmo sem um Riquelme, um Kleber gladiador, ou até mesmo o Adriano. Por mais que queiramos craques, é necessário que se queira jogar, de verdade, no Flamengo.

===========================================

Sobre o caso do Bruno, melhor esperar as investigações. Não vou avacalhar ninguém. Eu o quero fora por acreditar que o ciclo dele no clube acabou. Ponto.

===========================================

Minha solidariedade ao amigo Fábio Gil, do Urubuzada. Fé aí, brother. Vai tudo dar certo.

E nada mais digo.

Alex do triplex no twitter: http://www.twitter.com/alextriplex


Flamengo Net

Comentários