domingo, 20 de junho de 2010

Pelo Mundo Flamengo - Sai o blog, fica o conceito

Há quase um ano e meio, acordei com um novo ideal. Em plena Nova York, capital do mundo, convocar a Nação-Rubro-Negra fora do Brasil e, juntos, construirmos uma verdadeira comunidade flamenga no exterior.

Uma missão a qual me sentia plenamente capaz de cumprir: pela internet, criar meios de unir os rubro-negros pelo planeta. Pretensão grande, mas não impossível. Se somos muitos no Brasil, e a comunidade brasileira no exterior cresce a cada dia, nosso potencial é grande. Por que não?

Então criei um blog, o Mundo Flamengo, uma ferramenta que, por meio de colunas e depoimentos de rubro-negros espalhados pela Terra (com colaboradores da Austrália, China, Portugal, EUA, por exemplo), serviria, inicialmente, de chamariz ao público-alvo. Mesmo sem divulgação, tivemos acessos razoavelmente bons. Satisfatórios.

Dezessete meses depois, o blog encerra as atividades. Há muitos fatores que levam a este destino (falta de tempo principalmente de minha parte, dificuldades de divulgação, entre outros). De toda forma, ainda que efêmero, consolidou entre os que passaram por lá o sentimento que nos une: um amor incondicional pelo Mais Querido, que se mistura com a saudade do país, da família, da infância ... coisas que os imigrantes permanentes e provisórios sentem quando não tem mais o prazer de pensar que o Maraca é logo ali.

Além disso, creio ter trazido a tona demandas comuns, como o inconformismo da impossibilidade (infelizmente ainda existente) de não podermos ser sócios nem participar minimamente da vida do clube; as agruras para acompanhar o time no exterior (especialmente a Libertadores!); a extrema felicidade de ver um Manto Sagrado na rua ...

Enfim, o Mundo Flamengo cumpriu seu papel. E foi pé-quente: nasceu em fevereiro de 2009, quando o time ia muito mal das pernas – acabávamos de ser eliminados pelo Resende na semifinal da Taça Guanabara. O time tinha uma zaga com Fábio Luciano bem cansado e Airton, na fase “matador”; os laterais – lembrem-se – contestadíssimos; Marcelinho Paraíba, de tão insolente que acabou forçando sua saída; e um ataque bem cardíaco: Zé Roberto, negação àquela altura, e Obina – este, melhor nem comentar. O banco era de chorar, a começar pelo técnico.

Agora, ao fim das atividades, em junho de 2010, fomos tri estaduais, conquistamos a hegemonia do Rio e nos sagramos hexacampeões brasileiros. Muita coisa em pouco tempo, muito pouco tempo.

O momento atual é tão desafiador quanto na época do nascimento do MF. Mais difícil por um lado, já que uma base parece se desmontar. Menos por outro, já que temos Zico no comando – e, ao menos, com um Estadual e principalmente um Brasileiro nas costas, que hão de ser lembrados por décadas.

O Mundo Flamengo morre, ou interrompe-se, como blog – quem sabe não retorna futuramente, sob outra perspectiva? (ele será mantido por lá, até segunda ordem) Mas, por ora, ele fica e espero que permaneça para sempre, como CONCEITO. Suas metas serão sistematicamente lembradas em minha coluna semanal, que passo a assinar no célebre FlamengoNet – onde também me darei o direito de pitacar sobre o que nos aflige, mesmo que apenas via TV, internet e outros meios distantes. O Mundo Flamengo já estava no Twitter e, agora, reforçarei este canal com os “mundoflamenguistas”.

Obrigado por tudo e a todos que contribuíram, se dedicaram, comentarem e passaram pelo espaço. Espero revê-los sempre em qualquer esquina deste mundo em vermelho e preto. E, claro, agora, semanalmente, sempre aqui no FlamengoNet.

SRN,

Paulo Caruso Lima / Nova York
@mundoflamengo

Flamengo Net

Comentários