quinta-feira, 17 de junho de 2010

O ano ainda não acabou

Por mais que eu sempre defenda que o Flamengo pense a longo prazo ao invés de trocar o almoço pela janta, é fato que a torcida não vai assinar um pacto de paciência. Torcedor quer ganhar e quando perde, a pressão aumenta. E isso é ruim para qualquer gestão esportiva.

Por isso, por mais paradoxal que seja, é essencial que neste início de trabalho da nova diretoria - sim, porque, na prática a nova gestão só começou a trabalhar pelo futebol a partir da contratação de Zico - não se perca de foco a defesa do título brasileiro. Ganhar ou perder faz parte. O time de 81 também perdeu muitos títulos, mas disputou todos. E essa é a questão: precisamos de um time competitivo.

O anúncio de Jean, zagueiro que nunca se firmou em clube algum, desanimou um pouco. Mas nas próximas horas o clube deve anuncar Renato Abreu, meia que pode ser bem útil se vier com a gana que o tornou titular ao invés da marra de alguns jogos. Aumenta um pouco a força física do elenco (e a falta disso já foi determinante para muitas derrotas), melhora a nossa qualidade em cobranças de falta e ganhamos um pouco de versatilidade com alguém que também joga mais recuado. É pouco, mas é um começo razoável especialmente se Zico conseguir renovar os contratos. E tenho certeza de que o Galinho vai trazer mais nomes.

O mais importante neste período é não sacrificar 2011 para salvar 2010. Dois ou três nomes de nível, tornam o time bem mais forte, se a base for mantida. Com ou sem Rogério (que está longe de contar com a minha simpatia), é possível buscar o G4 ao longo da competição e daí o título. É um novo começo para o Flamengo, mas o fim do ano ainda não chegou.

E se tinha dúvidas muito sinceras sobre o que a presidente pensava disso, estou certo que Zico sabe. E vai pensar no nosso presente, sem esquecer do nosso futuro.

Tiago Cordeiro é jornalista, twita sobre esportes neste perfil e escreve também no Cronista Esportivo.

Flamengo Net

Comentários