terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil x Coreia

Antes de qualquer crítica ou elogio, preciso defender o nosso lateral.

Entendam aqueles que não sabem o que é a bola: Ele chutou com a parte de fora do pé. Os tais 3 dedos. A famosa trivela. Ele chutou, não cruzou. Se quisesse cruzar, ele teria batido com a parte de dentro do pé. Entenderam? Sim? Então beleza, vambora.

Como vi o jogo na casa de amigos, fiquei cego, surdo e mudo de twitter e dos palpiteiros de plantão.

Ao chegar em casa, as always, críticas e mais críticas.

Para chegar a um ponto de partida, pergunto: qual foi a última estreia da Seleção Brasileira com show de bola? Com uma atuação pra colocar medo no mundo?

Que eu me lembre, 82. E olha que penamos pra meter 2 gols no Dasaev. De lá pra cá, não me lembro de um jogo sequer convincente. Se quiserem fazer o exercício, be my guest.

Gostei muito da atuação do Maicon, do Robinho, e, por mais que tenha errado, do Michel Bastos. Explico: foi convocado meia dúzia de vezes, pegou a 6 aos 43 do segundo tempo, e não tremeu. Errou, mas talvez tenha sido o jogador que mais finalizou. Portanto, ele foi o ruim bom. Mostrar personalidade na seleção é, por muitas vezes, melhor do que ser um craque apagado.

Kaká e Luis Fabiano foram mal. O primeiro pela condição física e pela falta de ritmo de jogo. Acredito que vai crescer durante a competição, e torço pra que ele seja o Ronaldo de 2002. Que chegue nas quartas voando. Nosso centroavante não viu a bola chegar redonda uma vez sequer. Isso prejudica. Explica, mas não justifica. Tem bola, e ainda creio que vai meter uns gols.

O criticado Elano fez uma boa partida. Talvez, ao fim da copa, vendo os vt´s num canal qualquer, o torcedor entenda melhor a chata função tática dele. Me lembra um pouco o Zinho. Você acha que ele tá sumido, que não cria nada de bom, mas é um dos motores do time. Está longe de ser craque, mas não podemos deixar de elogiar a sua função pro time. E fez um gol de quem sabe se colocar. E mais: foi MUITO, mas MUITO bacana mesmo a postura dele ao ser substituído. Tinha acabado de fazer um gol, e saiu sorrindo, feliz, e não com aquela marra nojenta de quem acha que joga muito.

"Po, Alex, então a Seleção jogou bem?"

Não. Mas ganhou. E na Copa, o que vale são os 3 pontos. Principalmente os iniciais. Tiram o peso das costas, dão confiança pro grupo, e isso é o que vale.

Quanto aos elogios estrondosos pra Alemanha e Argentina, digo que só vi a Alemanha jogar bem bem. Mesmo contra um adversário fraco, se impôs. E a Argentina...bom, do meio pra frente é um timaço. Mas a cozinha tem umas panelas enferrujadas. Quero ver um cara-a-cara com time grande. Aí sim eles me provarão alguma coisa.

============================================

Pra não dizer que não falei de Flamengo, tivemos hoje mais uma papagaiada do nosso goleiro. Primeiro, conforme relatos da imprensa, comportamento imbecil. Depois, conforme relatos da mesma imprensa, disse que não, que ele cumprimentou o Zico, blá, blá, blá.

Aí, vem o Zico e manda a letra com o sentido de "pra ficar, tem que querer jogar no Flamengo". Na boa, por mais que pareça pilha minha, ele não ia mandar essa letra sem motivo.

Eu to de saco cheio do Bruno. Nos ajudou, foi ídolo, mas passou. É muita marra, muita onda pra um cara só. E antes que me venham com aquele mimimi de "ele vai jogar no adversário, vai pegar pênalti nosso", eu vos digo: Não existe jogador insubstituível. Simples assim.

E nada mais digo.

Alex do triplex no twitter: http://www.twitter.com/alextriplex


Flamengo Net

Comentários