segunda-feira, 21 de junho de 2010

De onde menos se espera…


*Por Victor Esteves, direto do Buteco do Flamengo



Em plena Copa do Mundo, jogo do Brasil e vamos falar de Flamengo ? Conheço uma multidão de rubronegros que não abrem mão disso. Este texto é para eles.

Nesse período sem jogos do Flamengo, mesmo os rubronegros que vestem verde e amerelo netestes dias não tiram os olhos das notícias que aparecem sobre o time “pós Copa” do Mengão. Há um conflito evidente entre duas filosofias, e este conflito, por vezes acontece dentro do mesmo torcedor. A primeira corrente diz que, por mais que queiramos dar tempo ao tempo e deixar o homem trabalhar, não há como não pensar que estamos a ponto de perder completamente o nosso ataque titular. A menos que os russos se interessem pela proposta máxima que o clube preparou, o que parece difícil até agora, o Love deve seguir o caminho da saída pelo qual já passou o Adriano. Assim, esse pessoal acredita que precisamos nos reforçar, e já. Alguns já acenam até com a possibilidade do clube brigar nas últimas posições, o que é, no mínimo, apressado. Uma segunda opinião diz que a hora é de deixar o Zico trabalhar e não contar com nenhuma contratação de peso, nem com a disputa de títulos neste ano de 2010. O que precisaríamos é ter paciência. Já temos uma pessoa trabalhando, e essa pessoa, além de entender de futebol e de Flamengo, é honesta e respeitada por toda a nação. Mas como é que essas correntes vão se bater, nos blogs e na imprensa ?

Um primeiro conceito que precisamos estabelecer é que o Zico dirigente é passível de crítica sim. Ele mesmo já disse isso. Se somos tantos admiradores como imaginamos, é hora desses admiradores se unirem para não deixar que as críticas injustas se estabeleçam e que acusem o Galo de coisas pelas quais ele não tem reponsabilidade.

Mas estes mesmos admiradores precisam saber fazer e aceitar as críticas corretas, apropriadas, e que possam até mesmo chegar ao Zico e a seu grupo de trabalho. Manter este equilíbrio, nos próximos meses, vai significar ser contribuidor ou deletério na análise sobre os fatos do Flamengo. Vamos dar exemplos sobre esses pontos que podem ser analisados de duas formas distintas.

A manutenção do técnico Rogério Lourenço, por exemplo, irrita uma boa parte da torcida. Vínhamos de um time campeão, fomos assolados por um tsunami de notícias ruins, de manchetes policiais e de declarações espatafúrdias que tornavam públicos os nossos problemas privados. O time perdeu o tetra carioca e a disputa da Libertadores. A raiva foi no teto. Alguns poucos jogos e escalações que contrariavam a “lógica de torcida”, que é sempre de ter o time jogando para a frente e atacando. A rigor, não deveria ser pelos resultados que o Rogério deveria sair do comando.

O que parece justificar a substituição foi a crença que se formou de que é preciso mais experiência nesta função do que o Lourenço tem. Se o Zico diz, de verdade, que o Lourenço é o técnico do Flamengo, não há como não respeitar. Ou ele precisa de mais tempo para chegar à sua própria conclusão; ou ele não tem muita opção no mercado (e pra trazer os perdedores de sempre prefiro ficar como está mesmo); ou ele acredita que possa fazer o Rogério Lourenço um novo Cláudio Coutinho. Mas quando os jogos começarem, com o elenco saudável e, espero, com alguns reforços pontuais, será a hora de reavaliar se o Lourenço é mesmo preparado para ser o técnico do time que tem a maior torcida do mundo. Por enquanto, a conta ainda é negativa.

Por fim, um outro assunto que merece ser melhor discutido é essa volta das “pratas da casa”, que parecem voltar sem brilho, e que já foi dado até como um “movimento do Zico”, quando na verdade parece ser uma mera devolução de jogadores que ainda possuem vínculo com o clube. Não acredito que a salvação da nossa zaga esteja em Thiago Salles, o que o nosso ataque do futuro possa ser Fabiano Oliveira e Paulo Sérgio, principalmente se a esses se somarem os outros nomes que temos hoje. O medo é que esse gastemos estas semanas que temos para treinar e nos preparar, “testando” de novo estes jogadores. De onde a gente menos espera que vá sair alguma coisa….dali mesmo é que não sai nada mesmo……

Flamengo Net

Comentários