segunda-feira, 19 de abril de 2010

A torcida fez a sua parte. E agora, jogadores ? E aí, Tromba ?

por Victor Esteves, direto do Buteco do Flamengo

Podemos dizer o que quisermos sobre este título perdido, mas na hora do “vamos ver” a torcida compareceu, colocou mais de 50 mil no Estádio, cantou e incentivou o time enquanto havia esperança. Como eu sempre defendi, depois do jogo pode vaiar, se for o caso. Como eu não estava no Maraca, posso estar comprando gato por lebre, mas o que vi na transmissão e o que eu li em alguns lugares foi que a torcida jogou junto. Mas não adiantou. E não vale mais a pena discutir esse jogo. O que vale agora é a classificação para a Libertadores, a ser decidida nesta quarta. Uma boa parte do que tinha a ser dito já o foi pelo Triplex, no post do pós jogo. Mas eu queria ver se pelo menos alguns compromissos esse time pode assumir com esta torcida sofrida, quem vem encavalando decepções jogo após jogo.

Primeiro de tudo : para quarta feira, 3 volantes não ! Passamos meses torcendo para o Maldonado (quem diria, o pênalti da derrota foi ele que fez…) voltar ao time para “arrumar” nossa defesa. Todos imaginavam que teríamos um volante mais protetor da zaga, o Maldonado faria o segundo volante e teríamos duas vagas para dois meio campos criativos. Um seria o Pet e o outro seria o Ramon, ou o Fernando, ou o Michel… E teríamos um motorzinho, cheio de gás, para mudar o jogo quando o Pet cansasse (Pacheco). Pode ser que não seja uma unanimidade, mas era isso que uma boa parte da torcida imaginava que ia acontecer. Pois bem, o nosso Andrade resolveu apostar na mediocridade, enchendo o meio campo de volantes defensivos ou pouco criativos. Empatamos em casa com um time apenas regular, perdemos fora o jogo que poderíamos ganhar, e demos adeus a um título relativamente fácil de ganhar, e ainda que muitos achem que deveríamos ter esquecido antes, um título inédito, que nos faria entrar nessa semana com muito mais moral e animação para lotar o Maraca nesta quarta.

Segundão : O Pet precisa começar jogando, e ir até onde der. A menos que o jogo esteja parecido com o Fla- Flu do 5 a 3, quando a saída do Pet foi positiva para o time. Mas se ele tem pulmão para jogar 68 minutos e meio, o gringo tem que jogar os 68 minutos e meio. Em maio acaba o contrato dele, pode ser que até a carreira dele. Mas é um absurdo completo não te-lo em campo enquanto pudermos. É claro e transparente que com ele em campo o time é outro. Infelizmente ele não é mais o jogador que desequilibra TODAS as partidas, ou que acerta TODAS as bolas. Mas a simples possibilidade de ele ter a categoria de fazer um passe açucarado (como diria o Zico) para outro jogador, deixando-o em condições de fazer o gol, já justifica a sua presença em campo. É irracional, não importa se por determinação da diretoria ou por decisão do técnico, não aproveitar os estertores de genialidade do único fora de série que temos no elenco.

E mais : Bruno não pode ser capitão deste time. A exemplo do nosso dirigente, não tem condição de falar nada em público, principalmente depois dos papelões seguidos que tem protagonizado, tanto em campo quanto na sua vida no “entorno” dos gramados. E vale a pena, depois de quarta feira, começar a dar vez ao Lomba e ao Paulo Vítor, para termos certeza do que temos em casa de material em termos de goleiro. Já deu para sentir que o Bruno não se emenda e que não vai ser para sempre este corinho de “melhor goleiro”. Aliás, já deviam ter parado com isso… Nesta final, teve um momento em que nós merecíamos tomar um cartão (entre tantos), o juiz não deu, o Bruno foi reclamar um cartão para o jogador do outro time e….tomou o seu amarelo. Não sei que outro nome dar a isso. Para mim é burrice.

Por fim, o Adriano é importante para quarta feira. Mas depois disso, entendo que ele só pode ser escalado se estiver em forma. Se não, como qualquer outro, que fique no banco ou seja afastado para entrar no banco quando estiver bem. Se ele possuir um tantinho que seja de juízo, verá que isso é o melhor que o Flamengo pode fazer por ele. E seu próximo contrato devia ser de produtividade. Se não jogar, por problemas extra campos, 10% das partidas, deixa de receber 10% dos valores mensais a que tem direito. Por incrível que pareça, ele devia agradecer que isso acontecesse. Chega de insultar a magnética com 3 volantes, com capitão burro e com a qualidade perdendo para a covardia. Pra cima deles, Mengão !

Flamengo Net

Comentários