segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

A perda de um título, o fracasso de uma estratégia, a chance de se reerguer

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Acabou o Carioca. Se havia o sonho do inédito Tetra Tri, morreu ontem no Maracanã. Impiedoso ou benevolente, o futebol não permitirá qualquer tempo para digerir o revés. E já na próxima quarta feira, esse elenco terá sua chance de enterrar de vez o ciclo do Hexacampeonato Brasileiro ou realimentar a confiança do torcedor mantendo vivo o objetivo pela Libertadores. A resposta, eles darão em campo contra o Caracas.

Nesse domingo, muita coisa foi diferente. O time não foi tão apático como vem sendo nas últimas partidas. Andrade, que normalmente demora a mudar a equipe, não esperou mais do que 25 minutos e desfez uma formação que há pelo menos três jogos se mostra ineficiente. E o meio campo que ultimamente não tinha posse de bola e tampouco criava jogadas, existiu.

Mesmo assim, no final perdemos. E não acredito que haja um culpado único pelo fracasso.

Não consigo diminuir o peso da derrota, minimizando por se tratar apenas de um estadual. Havia um titulo em disputa, qualquer seja a dimensão que queiram dar a essa conquista nesse momento. Seja importante ou não mais um Carioca, perdemos. Isso tem um peso.

Porém ao compararmos as competições desse primeiro semestre de 2010 é clara e óbvia a maior importância da Taça Libertadores. E essa disputa ainda está em aberto e depende de uma resposta imediata desse mesmo elenco.

O que o Flamengo precisa nesse momento é reconhecer o fracasso de sua estratégia e se reencontrar. Passamos quatro meses pagando um alto preço por esse campeonato estadual. Há algum tempo esse time não treina, não se recupera, não se prepara adequadamente, exatamente por decidir não priorizar. Decidiu encarar jogos quarta e domingo, se desgastando com viagens internacionais nesse meio tempo, sacrificando algo importante: O seu tempo para treinamentos e seu período para se recuperar, para se organizar.

Essa opção fracassou. O titulo estadual não veio e a situação é complicadíssima na Libertadores. A estratégia adotada não trouxe qualquer resultado positivo.

O Flamengo tem ainda uma chance de reverter tudo isso. Precisa golear na próxima quarta feira e de alguma maneira seguir na única competição que lhe resta no momento. Por sorte, a mais importante.

E já que não teremos jogos nos próximos dois finais de semana, que demonstre alguma forma de profissionalismo e compromisso. Que recupere efetivamente a forma de um de seus principais jogadores, afinal Adriano pouco tem jogado, seja na quantidade ou na qualidade. Que encontre um padrão de jogo, alguma jogada ensaiada, uma forma de atuar em que fique clara a identidade de seu treinador e não na dependência exclusiva da capacidade de seus principais jogadores.

Ou ocorre isso ou estamos fadados ao fracasso nesse semestre. E aí ao invés de gritarmos que “vai começar a festa” seja hora de começar a gritar pela reformulação.

Há muita coisa errada e fica muito mais fácil vê-las no momento da derrota. Mas há uma enorme chance de reverter isso. Espero que surja uma voz de comando, seja no elenco ou na diretoria, que exponha essa necessidade.

O Flamengo precisa se reencontrar e se reerguer.

E terá apenas três dias para isso.

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários