sábado, 24 de abril de 2010

QUANDO O ERRADO DÁ CERTO!
Por incrível que pareça esse tumulto que vem acontecendo no último mês , irá nos beneficiar, como sempre acontece com o Mengão, nos momentos decisivos.
Achei excelente esse cruzamento com o Corinthians logo nas oitavas, porque eliminar os gambás agora, nos dará motivação para chegarmos às finais com fôlego de campeão. O Corinthians - no ano do centenário - irá fazer o possível e o "impossível" para vencer essa disputa, dentro e fora de campo. A imprensa paulista já está cumprindo a sua parte no jogo - como era de se esperar -colocando mais lenha na fogueira da crise flamenga.
Abrir dois gols de diferença no Maracanã nos dará tranquilidade para administrar o resultado da segunda batalha que enfrentaremos no Pacaembú, jogando contra tudo e contra todos. Por incrivel que pareça também, a eliminação da Taça Rio e a derrota para o Botafogo (no atual cenário) foram extremamente positivos para o time, já que nosso foco é a Libertadores. Se estivéssemos disputando as finais do Carioca teríamos dois jogos para nos preocupar nos próximos dois domingos, que dividiriam a atenção em relação aos dois jogos decisivos das oitavas, ocorrendo no meio da semana.
O possível retorno de Papai Joel a ser anunciado neste sábado à tarde, tem um carater simbolico muito importante já que retoma a história interrompida em 2008 com a catastrófica derrota para o America do Mexico, após uma despedida com pagode, bebida e muito samba. Joel - que é um iluminado - terá a chance de se redimir , fazer um novo começo e iniciar a escalada vitoriosa rumo ao tão sonhado Bi da Libertadores e Mundial.
Não duvido da capacidade motivacional do Papai Joel, acredito que ele poderá "apertar o parafuso" sem comprometer a estrutura, ou seja, conseguir que os jogadores voltem a treinar visando alcançar o resultado, sem que deixem totalmente de lado os seus demais interesses. É como tentar consertar um avião defeituoso em pleno vôo.
Apesar disso, sou da opinião que jogador de futebol deve ter consciencia de que também são atletas e que precisam estar em forma física e técnica para poderem desempenhar as suas profissões. Quem viu a barriga tanquinho do Adriano em 20 de setembro de 2009 na comemoração do terceiro gol contra o Coxa no Maracanã (inclusive levou um cartão amarelo por ter levantado a camisa após fazer um dos mais belos gols da temporada) , teve uma péssima impressão da "pança" visivel na última partida contra o Caracas. A diferença esses dois Adrianos é gritante: aquele Imperador era um jogador motivado, nos braços da magnética, em forma física, importante para o time, destruidor de defesas , o atual é um jogador lento, afundado em problemas emocionais, fora de forma e com um pé fora da Copa do Mundo, envolvido em festas diárias e escandalos na mídia.
Papai Joel precisa achar a fórmula para motivar o Imperador e os demais membros do grupo que largaram do condicionamento físico e dos treinamentos. Vai ter que conseguir resultados, sem forçar na cobrança, mas nisso ele é mestre. Por outro lado, vai saber valorizar aqueles que são comprometidos com os resultados e que estão focados no título da Libertadores. Apertar o parafuso sem rachar a estrutura requer o talento necessário, que um técnico disciplinador como Roth ou Murici não saberiam fazer... No Flamengo, tudo é diferente!
Não temos que cornetar a Presidente Patricia Amorim. Administrar essa zona que é o Flamengo, após tantos anos de desmandos, omissões e ações desastrosas, requer muita intuição, porque sabedoria só, não basta. Neste momento, tirar o Andrade e o Brás (que foram decisivos para a conquista do Brasileiro de 2009) , era necessário para que se restabelecesse ordem na tropa. Existem momentos em que temos de descartar o acessório para preservar o principal.
No momento, o principal é a ordem, a motivação, o comprometimento e a Libertadores. Todo o resto é acessório!
" Embora ninguem possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" Chico Xavier

Flamengo Net

Comentários