domingo, 4 de abril de 2010

Números são frios, mas dizem alguma coisa

por Victor Esteves, do Buteco do Flamengo

Como o que importa mesmo é a Libertadores, nem vou me deter na análise do jogo contra o Friburguense. Deve ter servido para observar alguns jogadores, dar ritmo de jogo para outros, mas o que vale mesmo é a partida de quarta feira.

Outro dia li uma coluna do Hermínio no qual ele citava um site de estatísticas (Ranking Futebol Brasil), muito interessante, e por conta disso descobri outro site (Siga seu Time), que traz os resultados numéricos do desempenho de cada time no último Flamengo e Universidade do Chile. É claro que uma estatística como essa não garante nada para o jogo que vem, simplesmente porque os jogadores podem estar mais ou menos inspirados, em melhor ou pior forma física, ou seja, se estatística resolvesse alguma coisa, os especialistas que previam 5% de chance para o Flamengo ser campeão em 2009 não estariam até hoje com vergonha de aparecer em público. Mas resolvi trazer alguns desses números para serem discutidos aqui: espero que gostem do “pontapé inicial” para o debate.

A primeira coisa que me chamou a atenção nos dados sobre a derrota para o UChile, foi o baixo índice de “finalizações certas”, apenas 54% no caso do Flamengo (53% para o UChile). Um time que quer ganhar o jogo, no mínimo, tem que chutar na direção do gol. Tem sido desesperador para a torcida a quantidade de finalizações feitas fora da direção do gol. Quem mais finalizou errado foi Vagner Love e Adriano, com duas erradas, e Léo Moura, com uma. Mas o Léo se salva em muitos outros quesitos. Pegou na bola 109 vezes, maioria absoluta no time, seguido por Juan e Adriano, com 99 vezes.

Curioso que os jogadores que mais acertaram passes também foram Léo Moura (41 passes) e Juan (32 passes certos). O mesmo Juan é o terceiro que mais perdeu bolas, com 5 bolas perdidas, enquanto Adriano perdeu 8 e Love 10 bolas. Em compensação, quem mais fez desarmes certos foi Willians, com 10, e Juan, com 5 desarmes. Não deve ter sido suficiente, porque o UChile obteve 95% dos seus desarmes de forma correta (com a jogada prosseguindo para o seu time), enquanto o Flamengo, em cada 5 desarmes, perdia um (80% de aproveitamento).

Se servir para análise, olhando o jogo todo e não só os jogadores, o Flamengo perdeu a bola 50 vezes, contra 25 do time chileno. Fez quase o dobro de faltas (15 a 8). O Flamengo fez 41 desarmes e foi desarmado 22 vezes. Cobrou 3 e sofreu 9 escanteios. Tudo isso indica um time tendo que apelar para faltas para parar jogadas, sofrendo mais pressão do que fazendo, e errando muitos passes, e por isso perdendo a bola constantemente.

Resta saber o que o Andrade vai fazer a respeito de cada ponto desse. Espero que os treinamentos tenham melhorado a qualidade do passe, que sempre será melhor se tivermos Pet e Maldonado escalados. Pena que o tempo de treinamento não tenha sido suficiente para treinar a pontaria. Depois de tanto erro de finalização, devia ser que nem com os alunos do antigo primário, que tinham que ficar treinando caligrafia. Em vez de folga na segunda de manhã, nosso atletas deveria estar lá chutando pro gol. Simples assim.

Em tempo : para não dizer que não falei de flores, muito boa a participação deste Michael no jogo desta tarde, que eu descobri que existia mesmo, hoje.

Flamengo Net

Comentários